Vitamina D: Confira os principais sintomas da falta de vitamina D
A vitamina D, chamada de “calciferol” é uma vitamina solúvel em gordura que está naturalmente presente em alguns alimentos, mas também é produzida quando a luz solar atinge a sua a pele e ativam a síntese de vitamina D.
A vitamina é uma das muitas vitaminas de que nosso corpo precisa para se manter saudável, pois ela desempenha diversas funções no nosso organismo, como: desenvolvimento e estrutura dos ossos, entre outras.
Consequências da falta de Vitamina D
Primeiramente quando há falta de vitamina D, várias consequências podem acontecer. Essas condições podem incluir:
- Doenças cardíacas e hipertensão
- Diabetes
- Infecções e distúrbios do sistema imunológico.
- Quedas em pessoas mais velhas.
Grupo de risco:
Primeiramente, existem alguns grupos que possuem maior impacto com a falta de Vitamina D, são eles;
- Idosos
- Pessoas com exposição solar limitada
- Obesidade ou pessoas que passaram por redução de estômago.
- Bebês em amamentação
- Pessoas com condições que limitam a absorção de gordura
Sintomas de falta de Vitamina D
Contudo, a falta de vitamina D apresenta alguns sinais e sintomas que podem ser reconhecidos por você. Veja:
- Adoecer com frequência: a falta de Vitamina D leva a baixa da imunidade. Por exemplo: se você tem muitos resfriados frequentemente, pode ser sinal de falta da vitamina. Isso acontece por a Vitamina ser a responsável por auxiliar no sistema imunológico contra bactérias e vírus. Por isso, em sua ausência esse sistema não consegue combater situações que são comuns do cotidiano, e isso se torna em adoecimento.
- Muitas crises de doença autoimune: para você que tem doenças autoimune como por exemplo: psoríase, lúpus, e outras. Com a falta de vitamina o seu sistema imune fica prejudicado e acarreta em várias crises da sua doença autoimune
- Fadiga: quando frequentemente você fica cansado, dorme e não se sente fisicamente descansado. Esse sintoma pode estar relacionado a falta da vitamina
- Dor nos ossos: para que o cálcio seja absorvido e estruture os ossos, há a necessidade de Vitamina D. Quando há a falta dessa absorção, a tendência é a fragilização dos ossos. Por isso, em pessoas mais velhas há o risco que quebra após quedas. Por fim, quem tem carência da vitamina possui maior chance de desenvolver osteoporose.
Quais são as fontes?
Existem algumas fontes naturais de Vitamina D, por isso quero te apresentar:
- Tomar banho de sol cerca de 15-20 minutos, três dias por semana.
- Através dos alimentos que você come, como cenoura, laranja, etc.
- Por meio de suplementos nutricionais, em caso de indicação médica.
Para prevenir a falta da vitamina é necessário:
Comer mais alimentos que contenham vitamina D e ter um pouco de exposição ao sol – mas não muito: não está claro exatamente a quantidade de exposição ao sol necessária. Cerca de 10 a 15 minutos de exposição ao sol duas a três vezes por semana no rosto, braços, pernas ou costas pode ser suficiente para absorver uma quantidade adequada da vitamina.
E se você é: idoso ou possui algum bebê em amamentação, é necessário redobrar os cuidados com a tomada de sol.
Como é feito o diagnóstico?
Seu médico pode solicitar um exame de sangue para medir seus níveis de vitamina D. Existem dois tipos de exames que podem ser solicitados, mas o mais comum é a 25-hidroxivitamina D, conhecida como 25 (OH) D, abreviadamente. Para o exame de sangue, um técnico usará uma agulha para tirar sangue de uma veia. Você não precisa jejuar ou se preparar de outra forma para este tipo de teste.