Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Varizes: Quais as causas, prevenção e como reverter as Varizes

Como prevenir e tratar as varizes? O que são varizes? Quais são as causas? Será que é possível reverter?

As varizes são veias tortuosas e dilatadas, por causa de problemas nas válvulas venosas, que, na verdade, favorece o represamento de sangue no local. Qualquer veia do corpo pode ficar varicosa, mas é mais comum nas veias das pernas. Principalmente se o indivíduo fica de pé por muito tempo sem se movimentar, ou então sentado por muito tempo também.

Varizes causam dor?

Para muitas pessoas, as varizes e os vasinhos constituem apenas um problema estético. Mas, para outras pessoas elas podem causar dor, desconforto e, até mesmo, causar problemas mais graves, como, por exemplo, aumentar o risco de doenças circulatórias. As varizes também podem ser um sinal de problemas mais graves que precisam ser tratados de formas mais sérias. Como, por exemplo, coágulos de sangue, que podem bloquear a veia.

Também, vias mais profundas com problemas podem levar à trombose, como a tromboflebite. A tromboflebite é uma inflamação da parede do vaso, com formação de trombos. As chamadas fístulas arteriovenosas podem causar um rápido retorno de sangue para o coração, causando uma insuficiência cardíaca. É bem raro acontecer a formação de tumores, mas, pode acontecer.

Tipos de varizes

Existem alguns tipos de varizes:

  • Pélvicas: são veias dilatadas e tortuosas, que aparecerão na região da pelve, e surgem, principalmente, ao redor dos órgãos femininos (útero, trompas e ovários).
  • Esofágicas: vão aparecer ao longo do tubo do esôfago, podendo chegar até o estômago. Além disso, elas podem ser finas ou grossas, dependendo da gravidade do problema.
  • Varizes internas: são localizadas entre os músculos, principalmente das pernas, ou então dentro dele.

Quais seriam as causas dessas varizes?

  • Fator genético.
  • Idade: as varizes costumam surgir a partir dos 30 anos, ficando mais comuns com o envelhecimento da pessoa.
  • Gravidade: se a pessoas trabalha por anos numa posição contra a gravidade as veias vão ficando cada vez mais frágeis.
  • Sexo: as mulheres, têm 25% de possibilidade de ter varizes. Isso devido aos hormônios, principalmente da progesterona, que é mais abundante nas mulheres que nos homens. Por exemplo, uma causa de dilatação das veias vai facilitar a formação de varizes. A progesterona faz essa dilatação, e essa dilatação favorece a formação da variz.
  • Obesidade: quanto mais peso, maior será a pressão sobre as veias, principalmente das pernas.
  • Tabagismo: o cigarro tem mais de 5000 substâncias tóxicas, que vão agredir todo o corpo, mas, em especial, a parede dos vasos.

Demais causas

  • Gravidez: por causa dos hormônios, e também porque o volume de sangue circulando é maior para a mãe e para o bebê, causando uma compressão das veias do abdômen.
  • Sedentarismo: a falta de movimento dificulta o retorno venoso, então, o movimento é muito importante para diminuir esse represamento de sangue dentro das veias. Por isso, mexa-se! Nada de ficar parado por muito tempo.
  • Traumas: às vezes a pessoa sofre um trauma nas pernas e causa uma lesão nas veias, que podem ficar mais fracas e se dilatarem.
  • Ficar em pé, parado, ou sentado, por longas horas. Isso vai dificultar o retorno venoso e vai facilitar o aparecimento de varizes. Então imagine seus vasos como se fossem uma mangueira e você fica com as pernas dobradas, sentado por várias horas, pressionando essa mangueira, é lógico que haverá uma dificuldade para o sangue retornar, por causa da gravidade e da pressão que está acontecendo no meio das pernas.
  • O uso de anticoncepcional é outro problema sério, devido ao fator hormonal, como dito anteriormente.

Sintomas

As varizes pequenas incomodam somente no tocante á estética. Mas, as varizes grandes podem sangrar, principalmente após traumas. Pode causar tromboflebite. Nesse caso o local fica quente, avermelhado e dolorido. E nos casos mais intensos e em várias veias, o sangue fica retido nos membros inferiores, causando também um desconforto. Em casos mais avançados, podem aparecer as famosas úlceras varicosas.

Tratamento

O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou então um procedimento para remover aquela veia que está com problema. Na maioria dos casos, as varizes podem ser tratadas com o autocuidado, como: exercícios físicos, emagrecimento, evitar o uso de roupas apertadas, evitar permanecer com as pernas na mesma posição por muito tempo, usar meias de compressão, ter uma alimentação saudável. Além disso, evite saltos altos, meias muito apertadas, faça escalda pés alternados antes de dormir e durma com as pernas um pouco para cima.

Em casos mais complicados talvez precise ser feito um tratamento mais específico. Então, é melhor você ver com o seu médico como será o seu tratamento.

Fonte: Veias dilatadas

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Varizes: Quais as causas, prevenção e como reverter as Varizes

Varizes: Quais as causas, prevenção e como reverter as Varizes

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você