Tuberculose: Veja o que é, causas, sintomas e prognostico da Tuberculose
A tuberculose é uma doença de grande problema de saúde pública no Brasil. É causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch. Além disso, é uma doença que acomete, principalmente, os pulmões. No entanto, pode acometer qualquer órgão do corpo.
O Brasil está entre os principais países em termos da incidência de tuberculose, ocorrem anualmente cerca de 70 mil casos no Brasil. Infelizmente, a tuberculose é uma doença que mata cerca de 4 a 5 mil brasileiros anualmente.
A tuberculose é uma doença curável, desde que o indivíduo acometido faça o seu tratamento de forma adequada, no tempo correto. Mas, infelizmente, ainda é uma doença de alta incidência no Brasil e também de elevada mortalidade.
Como a tuberculose é transmitida?
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ou seja, através ao ar você inala a bactéria e ela vai chegar no pulmão. Chegando no alvéolo pulmonar, essa bactéria vai provocar um processo inflamatório, podendo disseminar para a parte linfática do pulmão e, posteriormente, para todo o corpo.
A grande maioria das pessoas que adquirem a tuberculose, vão conseguir resolver o problema espontaneamente. Apenas uma pequena parcela das pessoas que adquirem tuberculose vão realmente ficar doentes. Em torno de 5 em cada 100 pessoas vão ficar doentes nos primeiros dois anos. E mais 5 em cada 100 pessoas vão ficar doentes pelo resto de suas vidas. Isto é, de todas as pessoas que adquirem a infecção, cerca de 10% vão desenvolver a doença. As outras 90 vão resolver a infecção, embora o bacilo permaneça no seu corpo pelo resto da vida. Porque, a bactéria permanecerá no seu corpo, entretanto, a doença não se desenvolverá.
Esse é o grande problema: se formos contar entre números de pessoas que foram expostas ao bacilo e que adquirem a infecção, as pessoas que desenvolvem a doença precisam ser identificadas rapidamente.
Fatores de risco
Algumas pessoas têm maior possibilidade de desenvolverem a doença. Principalmente: pessoas que não se alimentam bem/ desnutridas, indivíduos que são usuários de álcool, imunodeprimidos.
Causas
A tuberculose é uma doença que está diretamente relacionada com as condições de vida. Ou seja, com a desigualdade social. Pois, é uma doença que atinge principalmente regiões urbanas, aglomerados populacionais. O maior número de pacientes com tuberculose estão em más condições de vida, principalmente de moradia, em aglomerados. Por exemplo, favelas, regiões mal assistidas do ponto de vista de infraestrutura e, consequentemente, como é uma doença de transmissão aérea, existe uma maior facilidade de transmissão dessa infecção.
Sintomas
Como eu sei que estou com tuberculose? Como é o quadro clínico da tuberculose?
O principal sintomas, que chama atenção para alguém procurar um médico, é a presença de tosse por mais de duas ou três semanas. Se você tem tosse por esse período, deve procurar um médico imediatamente para tentar identificar a causa dessa tosse. Às vezes você passou por um resfriado, um quadro gripal, mal-estar, mas aquela tosse fica persistente. Tem alguma coisa errada.
Tosse por mais de duas semanas? Você deve procurar uma assistência médica, para saber os seus sintomas e se tem alguma outra coisa associada.
Habitualmente, além da tosse, geralmente o paciente com tuberculose emagrece. Pois, a própria doença leva a um quadro de emagrecimento, por gerar falta de apetite.
Sudorese noturna, a pessoa acorda com o pijama molhado pela manhã. Esse é um outro sintomas, porque, habitualmente, o indivíduo tem uma febre de menor grau, que às vezes nem é identificada. Então, à noite ele vai apresentar sudorese.
Mas, o sitoma principal é a presença de tosse. Porque, a grande maioria dos pacientes com tuberculose, tem o pulmão como o primeiro órgão afetado, e mais frequentemente afetado. Então, o pulmão é o órgão sede da tuberculose, é por ele que o bacilo entra de forma frequente e, consequentemente, ali começa a infecção. Logo, o pulmão é o órgão mais acometido na doença.
Diagnóstico
A partir do momento que o indivíduo procura o médico por identificar os sintomas, como é feito o diagnóstico?
Existem alguns exames que auxiliam no diagnóstico da tuberculose. O primeiro deles é o exame de escarro, nele, a pessoa elimina secreção que está no pulmão, através da tosse. Essa secreção conterá o bacilo, então, será feito o exame em uma lâmina, e o bacilo será identificado por um método de coloração.
Outro exame importante é o raios-x de tórax. Pois, se for uma tuberculose pulmonar, será possível encontrar uma imagem compatível com tuberculose. Existem outros exames mais sofisticados, mas, em geral, com o exame do escarro mais o exame de raios-x de tórax é possível reconhecer essa doença em um quadro pulmonar.
Fonte: O que é
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.