Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Tipos de câncer comuns nos homens

Muitos homens ignoram alguns sinais de câncer. No Brasil, os homens não gostam muito de ir ao médico e isso é preocupante. Pois, o diagnóstico tardio de algumas condições de saúde pode fazer com que o tratamento de algumas doenças não tenha efetividade. Nesse artigo, serão abordados alguns tipos de câncer comuns em homens.

Câncer de Próstata

De cada 6 homens que chegam aos 50 anos, 1 vai ter câncer de próstata. O câncer de próstata faz parte dos tipos de câncer comuns em homens, e a partir dos 50 anos há uma incidência que vai crescendo.

O primeiro sintoma que os homens não observam é em relação a urinar. Quando levantam à noite para urinar, percebem que o jato de urina já não está tão forte, ou quando contém sangue na urina, dificuldade para iniciar a micção. Os homens acabam achando que isso é da idade, que é normal. Mas, esses sinais podem ser o começo de um câncer de próstata, principalmente em homens de mais idade. Por isso, é muito importante para os homens estarem em acompanhamento com o seu médico, realizando exame de próstata, exame de PSA, regularmente, de acordo com o cronograma do seu médico. Então, diante de qualquer dos sintomas que você sinta, é muito importante procurar o seu médico para fazer o diagnóstico e o rastreio dessas doenças.

Esse câncer é causado por vários fatores, como: fatores genéticos, ambientais e hábitos de vida sedentários. Dessa forma, é possível agir em alguns fatores de risco que são modificáveis, por exemplo: alimentação saudável, hábitos de vida saudáveis, evitar o tabagismo e o uso excessivo de bebidas alcóolicas. Além disso, o estresse e a privação de sono são fatores muito importantes, que podem levar o corpo a estágios crônicos de estresse, cansaço e níveis elevados de cortisol. O cortisol é um hormônio anti-inflamatório natural, mas, esses hormônios em doses elevadas e por tempos prolongados, podem levar a desbalanços na economia do próprio corpo, como: diabetes, alterações cardiovasculares, assim como, acredita-se que o câncer de próstata pode estar envolvido nesse processo.

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é um dos tipos de câncer mais comuns tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, é uma das maiores causas de mortalidade por câncer no Brasil e no mundo. A maioria dos casos é causada pelo tabagismo, mas, felizmente, hoje, no Brasil, menos de 15% das pessoas fuma. Então, com isso, espera-se que nos próximo 20 a 30 anos, essas taxas de incidência e mortalidade comecem a diminuir.

Os principais sintomas do câncer de pulmão são: tosse, falta de ar, perda de peso, tosse com sangue, dentre outros. Por isso, é importante que, para prevenção e diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer, diante de qualquer sintoma que você tenha, que seja duradouro, persista por mais de 2 ou 3 semanas e que não desaparece, você procure um médico para tentar fazer o diagnóstico precoce.

Câncer de Testículo

O segundo sintoma de câncer que os homens ignoram é em relação a nódulos no testículo. O câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens.

O câncer de testículo é um tipo de câncer que acontece em jovens. Então, é muito importante para os homens palparem o testículo, observarem se não encontram nenhuma massa mais endurecida, ver se não há nada crescendo na região do epidídimo. Então, é muito importante que homens, mesmo jovens, pesquisem sobre isso regularmente. Pois, é um câncer bastante agressivo, em alguns casos é preciso fazer a retirada do testículo. Contudo, quando diagnosticado precocemente, essa doença pode ser tratada com grandes chances de sucesso.

Câncer de Mama

Não sei se você sabia, mas homens também têm câncer de mama. Em torno de 1% dos casos totais de câncer de mama acontecem em homens. Câncer de mama, quando acontece em homem, é muito grave. Por isso, diante de qualquer nódulo, qualquer descarga ou substância que esteja saindo da região do mamilo, é preciso tomar cuidado, pois, isso pode ser um precursor de câncer de mama.

Os cinco principais sinais que chamam atenção ao câncer de mama nos homens:

  • O primeiro sinal é um inchaço ou aumento da região das mamas os homens, podendo ou não causar dor;
  • Segundo sinal: uma pele enrugada ou ondulada;
  • Terceiro sinal: retração do mamilo;
  • Quarto sinal: vermelhidão ou descamação da pele, tanto da mama quanto do mamilo;
  • Quinto sinal: aumento dos linfonodos na axila;

Fonte: Câncer

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você