Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Sinais de Gordura no Fígado ou Esteatose Hepática

No Brasil, estima-se que cerca de 15 a 20% da população, ou seja, mais de 30 milhões de brasileiros têm esteatose hepática. Essa condição pode acometer homens e mulheres de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes. Por isso, esse artigo é tão importante. Conheça os sinais de gordura no fígado.

O que é a esteatose hepática ou gordura no fígado?

Esteatose hepática é o acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado, os hepatócitos. E esse excesso de gordura pode causar danos nas suas células do fígado. E isso é importante? Claro!

O fígado é um órgão vital para nossa saúde e bem-estar. O fígado produz a bile, que ajuda na digestão. Produz proteínas para o corpo, por isso pessoas com cirrose ficam com as pernas finas e perdem músculo. Armazena ferro, por isso a gente pede para pessoas com anemia comerem fígado de boi e de frango, por causa desse ferro. Converte nutrientes em energia, produz substâncias que ajudam a coagular o sangue, ajuda a resistir a infecções, criando fatores imunológicos e removendo bactérias. Além disso, também limpa nosso sangue, ajudando a desintoxicar.

Quais os tipos de esteatose hepática?

A esteatose hepática é classificada em dois grandes grupos: causada pelo excesso de álcool e a doença hepática gordurosa não alcoólica.

O que a esteatose hepática pode causar?

Em 20 a 30% dos casos, a esteatose pode evoluir para esteatohepatite, que é uma inflamação no fígado. Mas, essa hepatite pode progredir ao longo dos anos para cirrose e câncer no fígado, se não for devidamente tratada.

E quais são as causas da gordura no fígado?

A principal causa é a obesidade e sobrepeso, com obesidade central. Além disso, outros fatores de risco são: diabetes, resistência insulínica, colesterol alto, triglicérides alto, hipotireoidismo, ovários policísticos, hipogonadismolipodistrofia, hepatite C, apneia obstrutiva do sono, enfim, as causas são várias.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

A grande maioria dos pacientes não apresentam sintomas, ou seja, a esteatose é uma doença silenciosa. Normalmente, é identificada porque o paciente fez um ultrassom de abdome ou uma tomografia e descobriu a gordura no fígado. Mas, existe uma minoria que têm sintomas. Então elas podem sentir: dor abdominal ou sensação de plenitude na parte superior direita da barriga, náusea, perda de apetite ou perda de peso, icterícia, barriga e pernas inchadas (edema), cansaço extremo, confusão mental, fraqueza. Esses são alguns sinais de gordura no fígado, por isso, fique atento.

O que fazer para eliminar a gordura no fígado?

Para eliminar a gordura no fígado e reverter esse quadro de esteatose hepática, você deve tratar o que está causando esse acúmulo de gordura no seu fígado.

  • Alimente-se bem: você tem que ser amigo do seu fígado e pensar nele quando for comer. Alguns estudos sugerem que a dieta mediterrânea também pode diminuir a gordura no fígado. Coma mais fibras, frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, castanhas. Além disso, troque a manteiga por azeite de oliva, reduza o consumo de carne vermelha, comendo mais peixes e aves. Corte o açúcar, reduza carboidratos e gorduras.
  • Perca peso: a perda de peso de aproximadamente 5% pode ser suficiente para melhorar os exames hepáticos anormais e diminuir a gordura no fígado. Perder entre 7 e 10% do peso corporal, ajuda a diminuir a quantidade de inflamação e lesão das células do fígado e pode até reverter alguns dos danos da fibrose. Mas, perca peso gradualmente , pois, uma perda de peso muito rápida pode piorar a inflamação e a fibrose.
  • Faça atividades físicas: o exercício aeróbico também leva à diminuição da gordura no fígado, especialmente o HIIT, e isso também pode diminuir a inflamação independentemente da perda de peso.
  • Tome mais café: alguns estudos mostraram que pacientes com estetaose hepática que bebiam café, tinham um risco reduzido de fibrose. Mas, claro, evite o café com açúcar e após as 14 horas da tarde.

Se você apresenta algum dos sinais de gordura no fígado, procure realizar exames diagnósticos para que a condição seja tratada. Cuide de você! Viva com saúde total!

Fonte: Esteatose hepática

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você