Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Como diminuir a sensibilidade dos dentes

Muitas pessoas sofrem de sensibilidade nos dentes. Você é uma delas?

Quando há sensibilidade dentária muitas atividades comuns do dia a dia, como comer, escovar os dentes ou beber algo gelado ou quente tornam-se dolorosas ou incômodas.

Nesse artigo vamos entender o que causa a sensibilidade nos dentes e como você pode tratar ou aliviar esse sintoma.

Entenda a sensibilidade nos dentes

Primeiramente, é necessário compreender como o seu dente é formado, para que você saiba o porquê ele fica sensível.

O Dente é formado por três camadas: esmalte, dentina e polpa.

A camada de esmalte é a mais superficial, ela é porosa e fina. Apesar do dente ser muito resistente, o esmalte pode sofrer alguns impactos de escolhas cotidianas.

Um desses impactos é o consumo repetido de ácidos, como refrigerantes. Eles podem facilmente, quando consumidos em excesso, fragilizar o seu esmalte.

O que causa a sensibilidades dos dentes, quando a gengiva está saudável é a fragilização desse esmalte.

Por isso, como o esmalte fica poroso, o calor ou frio chega mais rápido à polpa ( que é o tecido que capta as sensações térmicas e dolorosas do dente).

Sensibilidade nos dentes qual a causa ?

No entanto, a causa da sensibilidade nos dentes pode não ser apenas pela fragilização do esmalte.

Nesse sentido, é importante entender que outros fatores como problemas na gengiva também são causadores de sensibilidade gengival.

Às vezes, devido problemas gengivais ou de higiene bucal, ocorre um problema chamado “recessão gengival” que é basicamente a diminuição do tamanho da gengiva que recobre o dente.

Por isso, como o dente fica com uma porção exposta a mais que não deveria, a pessoa começa sentir sensibilidade.

Sobretudo, sendo uma fragilização do esmalte ou uma recessão gengival ou outro fator, a sensibilidade nos dentes precisa ser diagnosticada e tratada pelo seu dentista.

Se você sente frequentemente sensibilidade nos dentes, o mais correto é cuidar da sua higienização e buscar um dentista para ser avaliado.

Sensibilidade nos dentes como aliviar?

Em primeiro lugar, é uma sensação muito desconfortável sentir a dor da sensibilidade. Em alguns casos é uma dor bastante agressiva, em outros mais branda.

Você com certeza deseja dicas de como aliviar esses sintomas.

De antemão, nenhuma das dicas substitui a visita ao dentista. Uma vez que esses são apenas paliativos. É provável que sem descobrir a real causa da sua sensibilidade você possa ter problemas mais graves no futuro ou até mesmo ter uma constante piora da sensibilidade

Com tudo, vamos às dicas:

  • Pasta de dente dessensibilizante. Há uma diversidade de cremes dentais para sensibilidade no mercado. Seu dentista poderá indicar um adequado ao seu caso. Basicamente, após várias aplicações, o creme dental para a sensibilidade ajuda a controlar um pouco da dor e diminuir a sensibilidade.
  • Melhorar a higienização: alguns problemas que levam à sensibilidade dentária possuem raiz na higienização deficiente. Por isso, melhore sua higienização para evitar que a sensibilidade aumente. Quer saber como? Entenda aqui!
  • Troque sua escova por uma de cedas macias: escovas de cedas duras agridem a gengiva. Essa agressão pode ser responsável pela sensibilidade. Por isso, opte por uma escova de cedas macias para melhorar a sensibilidade.

Sensibilidade nos dentes como tratar?

Mesmo com essas dicas, se a causa da sua sensibilidade for uma doença gengival, por exemplo, ou um tártaro. Você precisará tratar a causa para eliminar a sensibilidade.

Juntamente com o dentista, após uma avaliação adequada alguns procedimentos podem acontecer para tratar a sua sensibilidade. Desde de uma limpeza com remoção de tártaro, até uma cirurgia de recobrimento radicular.

Por isso, não hesite em procurar o seu dentista para averiguar as causas.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você