Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

O que é o sedentarismo? Quais são os sintomas e como combater o sedentarismo?

O que é o sedentarismo?

Você, com certeza já ouviu falar em sedentarismo! Mas você sabe exatamente o que é? O sedentarismo é a ausência de atividades físicas de forma regular na vida de uma pessoa, seja ela de qualquer idade.

Antes de tudo, essa condição de vida tem sido associada às diversas doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas. E é hoje uma preocupação de saúde pública, dado que o índice de pessoas obesas aumentou em 50% no Brasil nas últimas duas décadas.

Sobretudo, é preciso saber que pessoas que não praticam pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana estão em um quadro sedentário. E você? Como está a frequência e intensidade de atividade física na sua vida?

Quais são os sintomas do sedentarismo?

Diante do quadro apresentado anteriormente, muitos brasileiros estão padecendo de sintomas do sedentarismo e nem se quer sabem.

Do mesmo modo, o sintoma mais comum associado ao sedentarismo é a obesidade. E por falar em obesidade, sabia que 25% da população brasileira estava obesa em 2019? (Dados do IBGE).

O problema da obesidade é a sua correlação com diversas outras doenças, como diabetes, hipertensão, e até mesmo depressão. Você sabia que há estudos que encontram entre as pessoas obesas um risco maior de desenvolvimento de depressão?

Em conclusão, o sedentarismo sinaliza antecipadamente essas doenças com alguns sinais e sintomas. Em outras palavras, todas as vezes que alguém está sedentário, também está exposto a uma série de riscos de saúde.

Então, percebemos que o sedentarismo possui vários sintomas na nossa vida como:

  1. Fadiga e cansaço: dificuldade de percorrer percursos simples, subir escadas, ou até mesmo uma constante falta de disposição para fazer atividade do cotidiano.
  2. Insatisfação com o corpo: tanto no sentido estético quanto na performance, uma vez que o sedentário se sente muita das vezes incapaz de realizar pequenas atividades do cotidiano que exigem força, por exemplo.
  3. Sono irregular: como a atividade física é um fator redutor de estresse, quando não se pratica regularmente alguma atividade física a saúde do sono é impactada. A pessoa se torna mais propensa a não dissolver o estresse do cotidiano e passa dormir muito mal.
  4. Tristeza e até mesmo depressão: na falta de atividade física, há falta também da produção de neurotransmissores importantíssimos para manter o bom humor, como a dopamina, endorfina e serotonina — sendo produzidas a partir da prática de atividade física regular.

E quais doenças estão relacionadas a vida sedentária?

Além da obesidade e depressão, que já foi citada anteriormente, o sedentarismo está relacionado há uma série de doenças cardiovasculares como:

  1. Diabetes
  2. Hipertensão
  3. Colesterol Alto
  4. Diversas doenças cardíacas
  5. Doenças relacionadas a circulação sanguínea ineficiente
  6. outras

Em síntese, além das doenças cardiovasculares, você sabia que as doenças articulares e musculares também tem correlação com o sedentarismo e até mesmo doenças metabólicas?

Quais as consequências?

Além das consequências na saúde física geral, como citado nas listas anteriores, o sedentarismo tem um sério impacto na qualidade de vida do sujeito. Uma vez que há uma forte associação da ansiedade e depressão com a falta de prática de atividade física.

Além disso, você sabia que até mesmo a vida sexual do sujeito sedentário pode ficar insatisfatória com o sedentarismo?

O citado anteriormente ocorre devido à falta de produção de hormônios estimulantes que são produzidos em maior quantidade com a prática de atividade física, como a testosterona para o homem.

Como está a sua qualidade de vida? Está feliz com os resultados que tem tido nas mais diversas áreas da sua vida? Sabia que esses resultados podem melhorar a partir do hábito da atividade física?

Há muitas outras consequências do sedentarismo, entenda mais clicando aqui

Quais atitudes tomar?

Por isso, para evitar o sedentarismo você precisa retirar da sua rotina elementos que alimentar esse seu comportamento inerte.

Aqui vai algumas sugestões:

  1. Evite dormir muito ou dormir pouco
  2. Não tenha uma rotina caótica, ou até mesmo não ter uma rotina
  3. Busque evitar pessoas ou lugares que incitam o sedentarismo.
  4. não fazer nenhum tipo de atividade física.

Como eu posso combater? O que é o sedentarismo?

A prática de atividade física de forma regular acima de 150 minutos por semana retira a pessoa do quadro de sedentarismo.

Nesse sentido, a escolha por colocar atividade física na sua rotina é o que fará com que você saia do quadro sedentário.

Ou seja, é preciso saber como posso sair do quadro de sedentarismo? Aqui vai algumas dicas:

1. Pense em uma atividade física que você goste: pode ser jogar futebol com os amigos, ou caminhar no parque, você pode ser daqueles(as) que curtem musculação, ou ainda gostam de natação — escolha a atividade que você se identifique, isso fará toda diferença na hora de criar o hábito, pois será algo mais prazeroso.

2. Desafie-se: quando você coloca metas em um projeto a sua mente fica forçada a cumprir. Os nossos desafios pessoais são dão um “gás” na nossa trajetória.

3. Se aproxime de pessoas que querem o mesmo que você: quando estamos junto a pessoas que também praticam atividade física, nossa mente começa a se conectar a esse propósito! É como em uma fogueira, quanto lenha há, mais fogo! Alimente a sua força de vontade se relacionando com pessoas que querem o mesmo que você.

4. Planeje uma rotina: é preciso ter horário certo para fazer a atividade física. Isso fará com que o seu corpo se adapte a nova realidade e ficará mais fácil assimilar e progredir nos novos desafios.

Em conclusão, há uma série de atitudes que podemos tomar para evitar o sedentarismo. Os ganhos são imensos, devido a evitar tantos riscos a nossa saúde física e mental.

Quer saber ainda mais sobre o sedentarismo? Acesse Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

O que é o sedentarismo? Quais são os sintomas e como combater o sedentarismo?

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você