Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia? Desde o início do ano de 2020 estamos lidando com a pandemia advinda da infecção viral pelo coronavírus, não é mesmo? Essa situação no trouxe uma grande carga de estresse e medo. Até porque, quem não se preocuparia com um vírus desconhecido, que causou milhares de mortes e fez com que todos ficassem isolados em casa? A resposta é: ninguém! Todas as pessoas se preocuparam e muitos ainda se preocupam com essa doença. Mas a pandemia nos trouxe realidades desafiadoras. E cuidar da saúde mental nesse tempo é fundamentalmente importante. Por isso, quero te dizer como você pode cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia.

Como está a sua saúde mental?

As pessoas, ao saberem da existência de um vírus potente e, em alguns casos, letal, se preocuparam em adotar quaisquer medidas de prevenção necessárias. Muito ouvimos falar, por exemplo, de isolamento social, do uso de máscara e álcool em gel, que perduram até hoje, não é mesmo? Então, agora me responda, ao buscar se proteger do vírus, quantas vezes você levou em conta, para além da sua saúde física, a sua saúde mental?

Em primeiro lugar, alguma vez você considerou que o fato de ter de sair da sua rotina de forma rápida e imediata poderia te causar danos psicológicos de alguma forma? Em segundo lugar, quantas vezes você se sentiu triste e desanimado por estar em casa há mais de 30/60 dias, sem poder se encontrar amigos ou pessoas que você via frequentemente? E em terceiro lugar, quantas vezes você buscou por notícias sobre o desenrolar da doença: número de óbitos, quantidade de respiradores em falta, número de pessoas recuperadas, tipos de sequelas, dentre outras?

O que você ouve tem colaborado para a saúde da sua mente?

Todas essas informações e notícias, de uma forma ou de outra, acabam por comprometer a sua saúde mental. Logo, de início, já quero te dar uma dica, se não um conselho: evite entrar em contato com alto fluxo de informações sobre a COVID. Algumas informações são, de fato, necessárias, mas a maioria não é. De que adianta, por exemplo, saber o número de óbitos causados pelo coronavírus? Infelizmente, não podemos fazer nada a respeito, de forma direta. Logo, entrar em contato com esse tipo de informação só irá fazer com que fiquemos mais ansiosos, temerosos e preocupados e, em casos mais graves, pode nos levar a um estado de síndrome do pânico ou depressão. Desse modo, dê atenção apenas a informações relevantes, para que sua saúde da mente se mantenha em meio a essa pandemia.

A sua realidade mudou com o tempo de pandemia?

Você pode compor o grupo de pessoas que teve que se adequar a uma nova realidade de trabalho, como o home office. Nesse caso, há a necessidade de adaptação à mudança, e nem sempre estamos muito abertos à mudança, não é verdade? Porém, se você estiver trabalhando em casa, tente estabelecer um lugar específico para realizar o seu trabalho, que não seja o seu quarto. Sabe por quê? O nosso quarto é o nosso lugar de descanso, no qual nós nos desligamos dos problemas e demandas externos. Portanto, trabalhar dentro do seu lugar de repouso pode fazer com que sua mente não descanse por completo. Nesse sentido, para cuidar da saúde da mente nesse tempo de pandemia é importante que você tenha seu lugar de descanso reservado.

Saúde da mente e saúde do corpo

Também, você sabia que a saúde da nossa mente está intimamente relacionada com a saúde do nosso corpo?

Os amantes do exercício físico costumam postar aquela frase de legenda na foto depois de um treino: “onde o corpo cansa e a mente descansa”. E não é que essa frase está correta? Isso porque nossa saúde mental depende também de bons hábitos. Para isso, uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos podem te ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, e trazer ótimos benefícios para sua saúde em geral.

Você sabia que a atividade física pode auxiliar também no combate ao coronavírus?

É verdade que em alguns lugares as academias não estão funcionando normalmente. Caso seja essa a sua realidade, procure se exercitar de outras maneiras: caminhando e/ou correndo ao ar livre, há também o atendimento online realizado por alguns personal trainers. Logo, não há desculpa, é bom que você busque encaixar o exercício físico em sua rotina.

Uma boa alimentação também pode contribuir para a saúde da mente. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

Saúde mental e lazer

Não se esqueça de reservar um tempo para fazer aquilo que você gosta. É fundamental que você tenha momentos de lazer, como ler um livro ou assistir a um filme, por exemplo. Além disso, dê atenção para as pessoas que você ama e que te fazem bem, esteja com essas pessoas sempre que possível e cultive bons laços familiares e de amizade. Dessa forma, sua saúde mental estará evoluindo para o melhor.

Siga essas dicas para que sua saúde mental seja mantida e/ou retomada. Porém, caso seja necessário, não deixe de procurar um profissional da saúde para te orientar.

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você