Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Saúde bucal: o que você precisa saber sobre.

A sua boca é porta de entrada para todo o seu corpo. Por ela você começa a digestão dos alimentos, mas também pode ser local de contaminação.

Por isso, é importante entender como a saúde bucal é importante e pode interferir no restante do corpo.

Importância da saúde bucal

A saúde bucal depende não apenas da sua higienização, mas de uma série de cuidados além.

Entenda que a função dos seus dentes vai muito além da mastigação. Por exemplo, há diversas palavras que você não conseguiria falar se lhe faltassem os dentes anteriores (aqueles da frente do sorriso). Mais ainda, os dentes fazem uma função de comunicação, afinal, quanto mais bonitos e apresentáveis forem seus dentes, maior sua autoestima e maior sua vontade de sorrir.

Por isso é importante cuidar, não apenas dos seus dentes, mas de todo o conjunto bucal. Nesse artigo vou passar várias dicas para você ter mais sucesso no cuidado da sua boca.

Higienização evita infecções

Não é só devido à mau-hálito e da cárie que os dentistas exigem uma boa escovação dos seus pacientes. A verdade é que a boca é porta de entrada tanta para coisas boas, como alimentos, quanto para infecções.

A escovação adequada diminui as oportunidades de você se contaminar. Por isso é necessário fazer uma boa higienização.

Como?

  1. Escolha bem sua escova: o ideal é que ela seja macia. As escovas de cedas duras machucam a gengiva e a fazem muito mal. Escolha também escovas arredondadas, pois elas conseguem higienizar melhor os dentes posteriores (dentes de trás)
  2. Faça escovação sempre após a alimentação: ao se alimentar, ficam diversos restos de alimentos (visíveis e invisíveis) na sua boca. A escovação pós alimentação retira esses restos que servem de substrato para o crescimento bacteriano.
  3. Use o fio dental regularmente: a função do fio dental é alcançar uma porção que não é conseguida pela escova, ou seja, entre os dentes. Seu uso é imprescindível para uma boa escovação.
  4. De forma alguma durma sem escovar: a noite o PH da sua boca cai, facilitando o crescimento bacteriano, logo, se você for dormir sem escovar as suas chances de desenvolver cárie são muito aumentadas.
  5. Escove a língua: a língua quando não escovada se torna um reservatório de resto de alimentos invisíveis e bactérias. Você precisa escová-la para que a sua higienização seja completa. Você pode usar tanto uma escova, quanto um limpador lingual.
  6. Não use força na escovação: A escovação é um processo mecânico, por isso, não exige força. As pessoas que escovam colocando muita força podem desenvolver problemas gengivais, pois a força colocada para escovar os dentes atinge a gengiva e a machuca, podendo desenvolver doenças.

Mais coisas importantes sobre a saúde da boca:

Realizando uma boa higienização você já garante boa parte da saúde bucal. No entanto, a boca também precisa de outros tipos de atenção.

Há diversas doenças do corpo que podem apresentar os seus primeiros sinais na boca. Por isso, é importante que você sempre esteja atento aos sinais que a sua boca pode dar.

Abaixo alguns sinais de uma boca saudável:

  1. Salivação suficiente, sem a sensação constante de “boca seca”
  2. Bochecha, lábios e toda colocação da mucosa da boca com um tom de vermelho uniforme — alterações na cor da mucosa podem ser alterações importantes.
  3. Você sente o sabor dos alimentos.
  4. Você não sente dor.
  5. Não há caroços ou pequenas “bolinhas” na mucosa da boca
  6. A gengiva segue um contorno uniforme em toda a boca.
  7. Você consegue mastigar e falar sem dificuldade
  8. Você não sente dor ou apertamento na hora de dormir.

Diante de alguma alteração em boca é muito necessário que você procure um dentista para uma avaliação.

Para cuidar bem da saúde bucal é preciso ajuda.

O acompanhamento de um profissional qualificado, o dentista, é essencial para que você tenham uma ótima qualidade de saúde bucal. Há inúmeras doenças que se manifestam na boca que são cuidadas com ou pelo dentista. Além disso, problemas como oclusão, dor, cárie e tantos outros precisam ser avaliados de perto.

Visite seu dentista pelo menos duas vezes ao ano! Sua saúde bucal é importante!

Quer saber mais sobre saúde? Descubra como ter uma saúde total

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

??? Selecionados Pra Você ???

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você