Refluxo: o que é, causas, sintomas ?
Antes de mais nada, você com certeza já teve um episódio de refluxo, não é mesmo? Como lidou com isso?
Constantemente conhecemos pessoas que sofrem de refluxo, costumam sentir uma sensação de queimação na região da garganta, peito e estômago. Além de ser muito desconfortável, o refluxo impede a pessoa de realizar várias atividades pelo desconforto. Você é um deles ?
Por fim, venha entender nesse artigo como cuidar do refluxo, o que causa, quais os sintomas e muito mais…
O que é refluxo ?
Primeiramente, o refluxo ocorre pelo ácido do estômago que frequentemente volta do estômago para o esôfago, que é tubo que conecta a boca ao estômago. Por ser muito ácido, esse fluído agride a região por onde passa e provoca sensação de queimação.
Eventualmente o refluxo ocorre com quase todas as pessoas em algum momento da vida. Quando isso ocorre ocasionalmente é normal, no entanto, quando isso é recorrente ( ou seja mais de duas vezes na semana) já passa a ser um problema.
Por isso, se você possui refluxo recorrentemente, preocupe-se em procurar um médico para acompanhar o seu problema. Uma vez que isso poderá gerar outros problemas mais graves, como: úlcera no estômago.
Causas
Antes de tudo, como o refluxoé a regurgitação do ácido estomacal você pode pensar que a causa do refluxo é o excesso desse ácido. No entanto, não é bem assim.
Geralmente o problema ocorre pela quantidade deficiente de ácido. Assim, quando o alimento chega ao seu estômago para ser digerido a quantidade de ácido é insuficiente, e por isso demora muito tempo na digestão.
Porém, não apenas essa a causa. Ele inclusive pode ocorrer por vários fatores associados.
Outra causa são os hábitos alimentares ruins, como: comer muito rápido, ficar muito tempo sem se alimentar, comer quantidade excessivas de comida de uma vez e dormir imediatamente após a refeição.
Afinal, há fatores agravantes como: consumo excessivo de alimentos ácidos como café, refrigerantes; uso de cigarro; consumo excessivo de alimentos gordurosos e frituras; e alguns tipos de medicamentos.
Fatores de risco
O refluxo possui alguns fatores de risco, veja-os:
- Obesidade
- Gravidez
- Hérnia de hiato
- Alimentação citada anteriormente
- Esvaziamento retardado do estômago
Sintomas de refluxo
- Azia após as refeições, principalmente à noite.
- Dor no peito
- Dificuldade em engolir
- Regurgitação de comida, como explicado anteriormente.
- Sensação de um nó na garganta
Contudo, o principal sintoma é a azia. Essa sensação de queimação após as refeições é causada por irritação na mucosa do esôfago, causada pelo ácido do estômago. Para muitas pessoas, a azia piora quando elas deitam na cama, o que dificulta uma boa noite de sono.
O sintoma de azia pode acontecer vez ou outra, mas quando ocorre frequentemente configura refluxo.
Ocasionalmente, você poderá optar por um antiácido. No entanto, quando ocorre de forma recorrente é necessário buscar um médico para tratar o refluxo.
Como evitar?
- Se estiver obeso, busque regularizar seu peso. Saiba de dicas para o sobrepeso e obesidade
- Ao dormir tente promover uma inclinação na sua cama, com travesseiros ou até mesmo coloque pequenos blocos de madeira no pé da cama para promover essa inclinação.
- Faça uma reeducação alimentar evitando o consumo de alimentos gordurosos e frituras.
- Busque ter uma posição correta na hora de se alimentar. Evitando ficar curvado.
- Evite comer antes de dormir. Espere pelo menos três horas depois de comer para ir para a cama.
- Pare de fumar
- Faça refeições pequenas e frequentes, em vez de grandes quantidades, algumas vezes ao dia.
- Corte os alimentos que são agravantes para o problema, alguns foram citados anteriormente.
- Coma com calma, reserve um horário apenas para almoçar. Evitando fazer coisas ao almoçar, como assistir TV.
- Evite o café.
Alimentos que costumam provocar refluxo
Nesse sentido, alguns alimentos costumam ajudar a provocar o refluxo, evitá-los ajuda a prevenir o problema. Veja-os:
- Alimentos picantes.
- Comidas fritas, como falado anteriormente.
- Alimentos gordurosos.
- Chocolate.
- Molhos de tomate.
- Alho e cebola.
- Álcool, café e refrigerantes.
- Frutas cítricas, por exemplo: laranja.
Procure o seu médico!
Em conclusão, há várias complicações sérias com o refluxo. Por isso, é necessário buscar o acompanhamento médico e não apenas tentar cuidar de forma caseira. Entender as causas do refluxo é muito importante.
Ou seja: procure um médico o quanto antes e fique mais seguro!
Contudo, o acompanhamento médico vai investigar as reais causas do seu problema, sendo que esse tipo de avaliação é mais assertiva e propicia para você.
Quer saber mais sobre saúde? Entenda sobre os sinais de inflamação do seu corpo
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.