Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Quais as consequências do sedentarismo para a saúde? Conheça o sedentarismo e suas consequências

Quais as consequências do sedentarismo para a saúde? Conheça o sedentarismo e suas consequências. Ser inativo. Passar horas e horas sentado. Trabalhar apenas com a mente. Não praticar exercícios físicos. Se você se encaixa em algum desses perfis, cuidado! O sedentarismo possivelmente está mais presente em sua vida. Mas o que é isso? O sedentarismo nada mais é que um estilo de vida no qual a pessoa fica mais tempo parada – deitada e sentada – que se movimentando e praticando exercício físico. Aparentemente isso é muito cômodo e bom, não é mesmo? Mas você sabia que o sedentarismo traz graves consequências para a saúde? Então, fique aqui comigo. Vou te apresentar o sedentarismo e o que ele pode causar.

O que o sedentarismo pode causar?

Em primeiro lugar, você concorda que quando ficamos parados nosso ganho de peso aumenta? Isso acontece porque o que nós ingerimos na alimentação não é perdido facilmente por meio da perda de calorias, mas fica retido. Dessa forma, temos um maior ganho de peso, que ocasionará em uma série de outras complicações. Dentre os problemas advindos pelo aumento de peso podemos citar a obesidade. A obesidade afeta muitas pessoas e é porta de entrada para diversas outras doenças.

Sedentarismo e fraqueza

A inatividade física faz com que usemos nossos músculos com frequência e intensidade reduzidas. Isso faz com que haja perda de resistência muscular. Por isso, você pode se tornar uma pessoa mais fraca.

Além disso, você pode se tornar uma pessoa mais fraca em outro aspecto. Sabe qual? Você pode ficar mais fraco no combate às doenças. Isso ocorre porque seu sistema imunológico, que é responsável pela defesa do seu corpo, pode não funcionar muito bem.

Ainda, se você não se movimenta, seus ossos também ficam fracos. E, além de perderem resistência, eles podem perder também conteúdo mineral.

Você não quer ser uma pessoa fraca, não é mesmo? Então, treine o seu corpo para ser forte. Movimente-o. Faça com que ele adquira resistência.

Ser sedentário pode me levar à morte mais rapidamente?

Sim. Pode. Em primeiro lugar, de acordo com a OMS, por ano, cerca de 2 milhões de mortes são atribuídas à inatividade física. Além disso, fato de você ser uma pessoa sedentária pode aumentar a chance de que você tenha uma série de doenças crônicas. E essas doenças podem te levar a óbito. Exemplos dessas doenças são: doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, osteoporose, câncer de cólon, dentre outros. Contudo, essas doenças são letais quando não tratadas e/ou quando os maus hábitos, como o sedentarismo, permanecem.

E a saúde mental, como fica?

Então, corpo e mente andam juntos. Dessa forma, se seu corpo está mal, sua mente também não estará 100%. É sabido que a prática de exercícios físicos contribui para uma melhora da saúde mental. Sendo assim, o sedentarismo pode impactar negativamente o seu bem-estar mental. Ele contribui para o aumento de ansiedade e depressão Por isso, para ter uma mente mais ativa é necessário que você movimente também o seu corpo.

Sedentarismo e trabalho

Nos últimos anos, o número de empregos que exigem que os empregados se movimentem menos aumentou. Pois muitas pessoas trabalham em escritórios e vão para a empresa de carro, moto ou transporte público. Desse modo, a inércia segue aumentando. Mas isso não é motivo para que você deixe de praticar exercícios físicos. Até porque você pode frequentar uma academia após o expediente. Além de também poder buscar outros meios: o que você acha de ir até o trabalho caminhando ou de bicicleta algumas vezes por semana? Isso pode ser desafiador, talvez, mas é necessário. A sua saúde pode depender disso!

Pense na sua realidade e analise as possibilidades. Feito isso, trace um plano para você! Veja quais são os melhores horários para se propor a fazer um exercício físico. Deixe um tempo reservado para movimentar o seu corpo e sair da zona de conforto, que, posteriormente, pode não ser tão confortante assim mais.

Como abandonar o sedentarismo?

De início, comece com pequenas ações. Pois, se você é uma pessoa sedentária, exercícios de alta intensidade vão te prejudicar mais que ajudar, no início. Sendo assim, comece fazendo pequenos exercícios, caso não consiga se matricular em uma academia ou não consiga contratar um personal trainer. Como seriam esses pequenos exercícios? Bom, você pode:

  • Reservar um tempo do seu dia para fazer uma caminhada;
  • Comprar uma esteira para se exercitar em casa nas horas vagas;
  • Diminuir o tempo de inatividade em casa;
  • Exercitar-se em casa acompanhando vídeos de treino disponíveis na internet;
  • Vá para o trabalho a pé ou de bicicleta, pelo menos uma vez por semana.

Comece com esses pequenos passos e abandone o sedentarismo aos poucos. Mas de forma fiel e gradual. Assim, você será uma pessoa mais saudável e disposta.

Você sabia que a atividade física pode auxiliar também no combate ao coronavírus?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Quais as consequências do sedentarismo para a saúde? Conheça o sedentarismo e suas consequências
Quais as consequências do sedentarismo para a saúde? Conheça o sedentarismo e suas consequências

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você