Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Problemas Renais: Confira 7 sinais de problemas renais

Estimativas apontam que 10 milhões de brasileiros sofrem de algum grau de disfunção renal e cerca de 100 mil brasileiros fazem diálise no país. Além disso, 7 em cada dez pessoas que iniciam diálise, descobrem a doença quando os rins estão terminais. Ou seja, quando não há mais nada o que se possa fazer. A prevenção é o principal antídoto da doença. Mas, você não pode prevenir uma doença sem entender e sem conseguir enxergar. Conheça os 7 sinais de problemas renais.

O que é insuficiência renal?

Insuficiência renal é quando há uma perda ou gradual, devagar, ou abrupta da função renal. Quando é abrupta, é classificada insuficiência renal aguda. Quando é devagar, é insuficiência renal crônica. E essa perda da função renal pode prejudicar muito o desempenho de seu corpo.

Qual a função dos rins?

Os rins filtram os resíduos ou toxinas do nosso metabolismo. O nosso corpo é como uma fábrica. Então, ele funciona bem, mas sempre vai deixar resíduos. E os rins, assim como o fígado, limpam essas toxinas. Além disso, o excesso de fluidos, os líquidos do sangue são excretados na urina. Então, os rins controlam o balanço químico e a quantidade de líquidos do corpo. Um rim normal tem cerca de 1 milhão de pequenos filtros, ou glomérulos, que se conectam a um tubo que coleta a urina. Mas, os rins também fazem outras coisas importantes:

  • Fabricam a renina, que seu corpo usa para controlar a pressão arterial;
  • Fabricam eritropoetina, que estimula seu corpo a produzir hemácias;
  • O rim também faz uma forma ativa de vitamina D, necessária para a saúde óssea e muitas outras coisas.

Então, quando o rim não está funcionando bem, ele está insuficiente. E o que acontece? Níveis perigosos de líquidos e alguns tipos de eletrólitos, como o potássio e o fósforo, estarão muito elevados, além de resíduos que começam a acumular no seu corpo. Isso vai causar os sintomas que a pessoa que tem problemas renais pode desenvolver.

O que causa o problema renal?

O que faz bem para o coração, faz bem para o rim. Em contrapartida, o que faz mal para o coração, faz mal para o rim.

Por isso, condições, como: hipertensão, no Brasil, é a principal causa de insuficiência renal. Diabetes, no mundo, é a principal causa de insuficiência renal e no Brasil é a segunda causa. Tanto a hipertensão quando a diabetes, afetam a função renal ao danificar os filtros dos rins. Além disso, a hipertensão e diabetes são causa de 2/3 dos problemas renais.

Além disso, outras causas são: a doença renal policística, onde os cistos se desenvolvem nos rins, e com o tempo vão prejudicando a função dos rins; glomerulonefrites: inflamação dos glomérulos; nefrite intersticial: inflamação dos túbulos renais; causa obstrutiva: pedra no rim impactada, próstata aumentada; obesidade; tomar muitos antiinflamatórios;

Quais as complicações da insuficiência renal crônica?

A doença renal crônica pode afetar todas as partes corpo.

  • Retenção de líquidos, causando inchaço nos braços e pernas;
  • Pressão alta;
  • Líquido nos pulmões;
  • Hipercalemia: aumento de potássio no sangue. E isso pode causar desde fraqueza muscular até morte súbita;
  • Insuficiência cardíaca, pode ser causada pelo excesso de líquido;
  • Ossos fracos;
  • Anemia;
  • Resposta imunológica diminuída;
  • Pericardite: inflamação da membrana que envolve o coração – percárdio;
  • Diminuição da libido, impotência sexual;
  • Dificuldade de concentração e convulsões.

Quais são os 7 sintomas que você deve ficar atento?

Em primeiro lugar, você deve saber que nos estágios iniciais da doença renal crônica, você pode apresentar poucos sinais ou sintomas. Por isso, as pessoas só descobrem os problemas renais em estágios mais avançados.

1- Náuseas, vômitos e perda de apetite

As toxinas começam a se acumular, causando esse mal-estar.

2- Fadiga, fraqueza, insônia

Isso pode ocorrer devido ao distúrbio hidroeletrolítico, potássio elevado, ou também pelas toxinas se acumulando no corpo, uremia.

3- Pele seca e coceira

A pele seca e com coceira pode ser um sinal de desequilíbrio mineral e ósseo, que geralmente acompanha a doença renal avançada.

4- Mudanças na urina

A urina pode estar espumando, espuma na urina deve ser investigado. Pois, pode ser proteína na urina, a proteína na urina é um sinal precoce de que os filtros dos rins foram danificados, permitindo que a proteína vaze para a urina. Mas, além dessa espuma, a pessoa com problema renal pode sair urinando tanto de mais quanto de menos. No entanto, isso pode ser sinal também de infecção urinária, problema de próstata ou problema cardíaco, e todos esses problemas causam problemas renais.

5- Contrações musculares e Cãibras

Também existe desequilíbrio hidroeletrolítico. Por exemplo, potássio alto, baixos níveis de cálcio e fósforo mal controlado podem contribuir para cãibras.

6- Inchaço

É um inchaço diferente daquele da insuficiência cardíaca. Além do inchaço dos pés, tornozelos e pernas, a perda de proteína pela urina pode levar ao inchaço dos braços e rosto.

7- Hipertensão refratária

A pessoa tinha a pressão controlada e de repente ela aumenta muito.

Fonte: Insuficiência renal

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você