Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Importância da prevenção do Câncer de Mama

O câncer de mama é caracterizado pela multiplicação de células na mama de forma anormal e desordenada que formam um tumor. No Brasil este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres.

O que causa o câncer de mama?

Quando se trata de câncer, especificar uma nunca causa raramente é possível. Em casos de câncer de mama não é diferente. O fator mais conhecido é advindo de questões genéticas, também conhecidas como hereditárias. No entanto, esta não é a única possível causa da doença. Alguns fatores tendem a contribuir para este diagnóstico. Podemos dividir estes fatores entre os causais e involuntários. Como exemplo dos fatores causais temos o sedentarismo, má alimentação, uso prolongado de contraceptivo, tabagismo e exposição a radiação. Já os fatores involuntários são aqueles que acontecem sem a interferência do indivíduo, como a menarca precoce, menopausa tardia e as questões genéticas.

Importante observar

Já que o fator genético é o mais conhecido, vamos aprofundar nas observações que precisam ser feitas. A questão hereditária se limita apenas ao histórico de câncer de mama na família? É neste momento que muitos se perdem, afinal essa análise do histórico familiar precisa ir além do câncer de mama. É preciso observar a incidência de casos de câncer de ovário, e síndromes genéticas que aumentam a possibilidades de tumores.

Agora uma curiosidade: ao contrário do que se pensa, e embora aconteça com uma incidência muito menor,  o câncer de mama acomete também os homens. Portanto, estas observações devem ser feitas independente do gênero.

É melhor prevenir do que remediar

Provavelmente você já ouviu essa velha expressão. É sempre bom pensar que a prevenção é o meio mais possível de cura. Considerando a parte hereditária do câncer de mama, nada poderia ser feito. Mas como sabemos que existem outros fatores causadores, são eles que precisamos ficar atentos. Se a obesidade pode ser um fator de risco, o controle de peso é uma forma de prevenção, do mesmo modo evitar o cigarro, não usar a anticoncepcional por muitos anos e manter uma vida mais saudável com boa alimentação e prática de exercícios físicos.

Se toque

Essa expressão já se tornou um clichê, não é mesmo? Usada em muitas campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de mama, “se toque” é um termo que se refere ao autoexame indicado a todas as pessoas. Cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres são descobertos através do autoexame. Um número auto, não é mesmo? Pois, isso reforça a necessidade de fazê-lo. Uma das formas de se examinar é se posicionar frente ao espelho e observar os dois seios em diversas posições, como: com os braços caídos, com a mão na cintura, com as mãos detrás da cabeça e principalmente atentar a possíveis dores, alterações no bico do mamilo, sinais de nódulo, secreção ou qualquer inflamação mamária.

Um dado que motiva ainda mais o autoexame é que se diagnosticado precocemente, a taxa de cura do câncer de mama é acima de 95%.

Tratamento

Neste caso, o tratamento vai depender da avaliação de cada paciente, pois é assim que se descobre o tipo, subtipo e grau do câncer. Partindo desta descoberta é traçado a melhor forma de tratamento. Portanto, não é possível afirmar que o tratamento para o câncer de mama é a quimioterapia, ela é uma opção, assim como a cirurgia para retirada do tumor, a biópsia, mastectomia, imunoterapia também são algumas entre tantas outras alternativas.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você