Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Olheiras: Veja o que causa olheiras e saiba como evitar ter olheiras

O que causa olheiras? As olheiras podem acometer qualquer pessoa, homens ou mulheres, especialmente os idosos. Há ainda, pessoas que possuem uma condição genética de hiperpigmentação periorbital, ou seja, ao redor da órbita dos olhos.

Além disso, as olheiras podem surgir como bolsas. O que deixa a nossa aparência mais envelhecida, por isso, muitas pessoas procuram vários procedimentos estéticos para ficar livre das olheiras.

Por fim, você quer cuidar melhor da suas olheiras? Acompanhe esse artigo!

Causa de olheiras

Primeiramente, o fator mais comum do desenvolvimento de olheiras é o cansaço. Se você não teve uma boa noite de sono, ou se não teve a oportunidade de dormir, ou ainda dormiu pouco. Bem possivelmente, no dia seguite estará com olheiras. Algumas pessoas apresentam mais outras menos, mas todos temos olheiras.

As olheiras de quando você está cansado ocorrem por causa do acúmulo de fluido na região dos olhos, fazendo com que pareçam inchados. Como resultado, as olheiras que você vê podem ser, na verdade, sombras projetadas por suas pálpebras inchadas.

Além disso, outro fator que causa olheiras é o excesso de tempo frente ao computador ou TV. Quando passamos muito tempo frente as telas é gerado uma pressão nos olhos. E com isso há uma dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos e isso gera um escurecimento da região, e o aspecto de olheira.

Bem como, quando estamos passando por um processo alérgico, como na rinite, há a liberação de histaminas em resposta a alergia. Isso causa incluindo coceira, vermelhidão e olhos inchados – as histaminas também fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que causa escurecimento da pele que são somadas ao inchaço pela coceira que a alergia gera.

Por fim, outro fator comum que gera olheira é a desidratação. Quando seu corpo está desidratado, a pele sob seus olhos começa a parecer opaca e seus olhos fundos. E por isso, há olheira.

Olheira pode ser genética?

Sim! As olheiras podem, inclusive, já aparecer na infância. Resumidamente, há algumas famílias que estão mais predispostas a terem olheiras que as outras devido a fatores genéticos. Além disso, algumas etnias e tons de pele são mais propensos a ter olheiras do que outros. Para outras pessoas, as olheiras são causadas por uma pele mais seca geneticamente, que geralmente apresenta anéis escuros acastanhados, porque o acúmulo de células mortas da pele acentua a escuridão.

Como foi falado anteriormente, há a olheira por uma hiperpigmentação que também pode ter correlação genética, já que nem todas as pessoas possuem essa hiperpigmentação que é causada pelo excesso de melanina em uma área e pode ser agravada por doenças da pele, como eczema.

A segunda é a hiperpigmentação pós-inflamatória, que é o termo médico dado à descoloração da pele que segue uma ferida inflamatória. O essa condição geralmente ocorre após uma lesão ou infecção.

Como tratar olheiras?

Há várias opções de tratamento para olheiras, mas sobretudo é importante buscar ajuda de um dermatologista para avaliar o seu caso em específico.

O que é válido para todos nós é evitar os fatores de risco para o problema, como : dormir bem, manter-se hidratado, não forçar os olhos diante das telas, etc.

Dos tratamentos feitos em casa, há algumas dicas:

O tratamento das olheiras depende da causa subjacente. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a controlar essa condição. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

  • Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço e diminuir os vasos sanguíneos dilatados. Isso pode reduzir o aparecimento de inchaço e ajudar a eliminar o problema. Enrole alguns cubos de gelo em uma toalha limpa e aplique nos olhos. Você também pode umedecer uma toalha com água fria e aplicá-la na pele sob os olhos por 20 minutos para obter o mesmo efeito. Repita este processo se o pano ficar quente ou se o gelo derreter.
  • Dormir bem pode ajudar a reduzir o aparecimento de olheiras. 
  • Cremes de hidratação específicos para olheiras.

Já nos cuidados médicos encontramos:

  • peelings químicos para reduzir a pigmentação
  • Cirurgia a laser para revitalizar a pele e aumentar a rigidez da pele
  • Preencimento com tecido.
  • Remoção da gordura em excesso formando uma uma superfície mais lisa e uniforme.
  • implantes cirúrgicos de produtos gordurosos ou sintéticos

Por isso, consulte sua dermatologista e busque o melhor tratamento adequado para a sua realidade.

Quer saber mais sobre a saúde dos olhos? Leia aqui!

O que causa olheiras?

O que causa olheiras?

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você