Micose nos pés ou frieira: Como combater a micose nos pés ou as frieiras?
Micose nos pés ou frieira: como combater a micose nos pés ou as frieiras? Micose no pé, frieira ou pé de atleta é uma condição muito comum que acomete os pés devido a circunstâncias muito específicas. Apesar de muito chato e incômodo, a condição possui tratamento. Entenda tudo nesse artigo.
A micose pode afetar a pele em quase todas as partes do corpo, não somente os pés. No entanto, devido às condições que submetemos nossos pés, acontece mais frequentemente neles.
O que é micose nos pés ou frieira?
Micose é uma infecção fúngica que é contagiosa. Ela pode acometer quase todas as áreas do corpo, pois o fungo atravessa a pele e se instala para ali se reproduzir. Porém, as regiões mais frequentes são: pele, unhas, couro cabeludo, virilha e região genital.
Na pele, as regiões mais comuns são os pés, mãos, e regiões de articulação (dobras do joelhos, etc). Nesse artigo vamos falar especificamente da micose nos pés, que também é chamada de pé de atleta e frieira.
O pé de atleta é causado por um fungo que cresce na camada superior da pele. Os fungos crescem melhor em lugares quentes e úmidos, como a área entre os dedos dos pés.
Sintomas de micose nos pés ou frieira?
Primeiramente, os sintomas da micose nos pés são pele avermelhada e inchada, em que pode acontecer descamação, sobre tudo na sola dos pés, e uma enorme coceira entre os dedos. Além disso, o calcanhar do pé também apresentar a doença. Em casos graves, a pele dos pés pode formar bolhas.
Frieira ou micose nos pés é contagiosa?
Micose é muito contagiosa. Você pode pegar a micose por meio do contato direto com:
- Contato com a pele de uma pessoa infectada.
- Uma item pessoal contaminado, como roupas ou calçados
- Solo contaminado.
- Uso de Banheiros públicos contaminados
- Contato com animais que tenham micose, como por exemplo: cães e gatos.
Por isso, é importante prevenir a micose, evitando o uso de objetos pessoais de outras pessoas.
Como prevenir micose nos pés?
Como posso prevenir a micose?
Primeiramente, para de desenvolver o fungo que gera a frieira se desenvolve em lugares úmidos e quentes. Além disso, ele pode viver em toalhas, roupas, lençóis e superfícies por meses. Para se prevenir você poderá:
- Trocar meias e roupas íntimas diariamente ou com mais frequência se ficarem úmidas ou sujas.
- Tomar banho imediatamente após esportes de contato ou exercícios.
- Optar por roupas de algodão que permite a sua pele transpirar melhor.
- Não compartilhar alicates de unha e cortadores de unha.
- Usar havaianas de banho na piscina, vestiários ou banheiros coletivos.
- Não compartilhar toalhas, panos, lençóis, roupas, pentes ou outros itens de higiene pessoal.
- Lavar roupas, equipamentos esportivos, lençóis e toalhas em água quente e detergente.
- Usar nos tênis talco desodorante.
- Seque bem a pele após o banho, inclusive entre os dedos dos pés.
- Se perceber micose em um dos seus animais doméstico, procure tratamento para eles.
- Lavar as mãos após o contato com animais.
Tratamento para micose nos pés
O tratamento da frieira ou pé de atleta ocorre com o objetivo de eliminar o fungo que gera a doença. Por isso, é necessário consultar o seu dermatologista para avaliar o gravidade da sua micose e receitar o melhor tratamento. Geralmente esse tratamento ocorre por:
- Eliminação dos fatores de risco citados anteriormente, como: uso de meias por muito tempo, não secar os pés, etc.
- Uso de pomadas tópicas antifúngicas como miconazol, que precisam ser prescritos pelo seu médico pelo tempo e uso necessário.
- Pode acontecer, dependendo da gravidade de o seu médico receitar o medicamento antifúngico via oral.
Por fim, o mais importante é a eliminação dos fatores de risco, uma vez que após o tratamento, se os hábitos que causam a doença não forem eliminados, a doença retornará. Por isso, siga as recomendações e evite a frieira.
Quer aprender mais sobre as doenças do nosso corpo? Leia aqui
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.