Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Meu bebê está com cólica, e agora?

Bebês não sabem falar. Por isso, quando algo os incomoda eles tentam se expressar por meio do choro. Sendo assim, quando o seu bebê está com fome, frio ou sentindo alguma dor, ele usará o choro para tentar expressar isso a você. Se você é mamãe, é muito provável que já tenha vivenciado a experiência de ter um bebê com cólica, não é mesmo? A cólica nada mais é que o choro e agitação frequente em um bebê saudável. E que não está com fome, frio ou nenhum outro tipo de incômodo.

Meu bebê está com cólica, e agora? Podemos considerar que o bebê está com cólica quando esse choro é constante, podendo durar algumas horas e persistir por cerca de 3 dias na semana, durante algumas semanas. Isso faz com que as mamães fiquem desesperadas. Afinal, um bebê com cólica não consegue ser acalmado facilmente. Por isso, conheça melhor esse assunto, para você poder ficar mais tranquila ao lidar com seu bebê.

Em primeiro lugar, é importante que você compreenda que tentar acalmar um bebê com cólica pode fazer com que você se frustre mais e fique mais cansada. Pois, acalmar um bebê com cólica é muito difícil. É muito doloroso para uma mãe ver o seu bebê chorando e não poder fazer muito a respeito. Mas você tem que compreender que é apenas uma fase, e praticamente todos os bebês passam por ela. A cólica tem início nas primeiras semanas de vida do bebê (por volta da 2º/3º semana) e dura até o terceiro ou quarto mês de vida da criança.

Sintomas

O choro é algo comum entre os bebês. Por isso, antes de achar que o seu bebê está com cólica, verifique se não há outro motivo para o choro. Ou seja, certifique se ele não está com fome, frio, calor, ou se a fralda não está suja. Tudo isso pode fazer com que o seu filho chore, para tentar te explicar que há algo o incomodando. Contudo, além de analisar esses outros fatores, observe a duração e a frequência do choro.

Você sabia que alguns médicos dão o diagnóstico de cólica baseados na “regra de três”? Mas, o que é isso? A regra de três é basicamente o seguinte: certifique se o choro do seu bebê dura cerca de 3 horas por dia; e se a frequência é de pelo menos 3 dias por semana, durante 3 semanas. Pronto! Essa é a regra de três. Choro totalizando 3 horas diárias, por 3 dias, durante 3 semanas.

Outros sintomas que são característicos da cólica são:

  • Seu filho chora como se sentisse dor;
  • Durante o choro permanece com o corpo tensionado, punhos cerrados, pernas enrijecidas ou levantadas para cima;
  • Pele com aspecto pálido ou de vermelhidão.

Além disso, devido ao choro prolongado e intenso, seu bebê pode engolir muito ar. Isso pode causar gases, deixando sua barriga mais enrijecida ou inchada. Por isso, quando o bebê evacua ou solta os gases, ele pode se sentir melhor.

Como aliviar as cólicas do meu bebê?

Como dito anteriormente, lidar com um bebê com cólica pode causar nos pais um sentimento de impotência. Pois, não existe uma intervenção totalmente eficaz. Mas, algumas intervenções podem ajudar.

  • Como os gases podem intensificar a cólica, ajudar o seu bebê a expelir esses gases pode ajudar. Uma maneira de ajudá-lo nesse aspecto, é realizar massagens em sua barriguinha.
  • Fazer movimentos no ar com as perninhas do seu bebê, como se ele estivesse pedalando, pode ajudá-lo. Durante a realização dessas atividades é normal que ele chove um pouco, afinal, o incomoda. Mas, tome cuidado para não exagerar, pois, ele ainda é muito sensível.
  • Não muito diferente de nós, os bebês também gostam de ambientes tranquilos e relaxados. Mantê-los em ambientes assim também pode ajudar.
  • Você também pode recorrer a compressas mornas para aliviar a dor do seu bebê, relaxando-o. Essas compressas devem ser colocadas sobre a barriguinha dele.

Cuidados com a mamãe

Uma mãe sempre quer proporcionar o melhor para o seu filho, não é verdade? Por esse motivo, muitas mães se sentem ansiosas, preocupadas e algumas se desesperam diante dos episódios de cólica. Então, é uma situação complicada. É importante entender que a maioria dos bebês passam por isso e não há uma medida de alívio imediato. Dessa forma, o estresse por parte da mãe poderá ocasionar em outros problemas, como:

  • Redução na produção de leite, devido ao estresse. Saiba mais
  • Depressão pós-parto
  • Insônia
  • Perda de apetite

Por isso, cuide também de você, mamãe. Não deixe que as situações estressantes desse período comprometam a sua saúde, para que você possa proporcionar o melhor ao seu bebê. Se o seu bebê está com cólica, cuide dele da melhor forma. Mas, também, cuide de você. Viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você