Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Menopausa: Como amenizar os sintomas da menopausa?

Você sabia que é possível ficar livre dos terríveis sintomas da menopausa, de forma natural e simples? A menopausa é caracterizada por um declínio natural dos hormônios sexuais femininos, e a idade média para o surgimento da menopausa é de 50 anos. Mas, ela pode acontecer também de forma precoce antes dos 40 anos.

Sintomas da menopausa

Os sintomas mais comuns são as ondas de calor, também, as mulheres reclamam muito da secura vaginal, distúrbios do sono, dores nas articulações, insônia, ansiedade, depressão. Pelo menos 25% das mulheres na menopausa passam por situações debilitantes que precisam até mesmo reduzir as horas de trabalho. Você sabia disso? E isso também vai refletir na vida pessoal dessa mulher. Mas, a boa novidade é que é possível lidar de maneira simples com esses sintomas. É preciso considerar mudanças dos hábitos alimentares, a prática de algumas terapias alternativas, fazer processos de desintoxicação de tempos em tempos. Isso também ajudará muito.

Cafeína e menopausa

Tente ficar livre de elementos, como café, que é estimulante cerebral e também vasodilatador. Pois, ele tem efeito estimulante, depois tem um efeito depressor e vasodilatador, e esse efeito piora os sintomas. Além disso, a cafeína é “ladra” de cálcio e de ferro, o que compromete a saúde dos ossos, que já estão mais debilitados pela queda do estrogênio. A cafeína também interfere na atuação da adenosina, que é um hormônio calmante que ajuda a diminuir o estresse. Esse efeito negativo também aumenta a ansiedade. Então, tente substituir o café por chás de ervas que são calmantes, ou também desintoxicantes. Então, você pode usar camomila, capim-limão, erva cidreira, erva de São João, menta. Para o lado da desintoxicação: quebra-pedra, cavalinha, Carqueijo.

Álcool

A bebida alcoólica também tem um efeito vasodilatador, da mesma forma que o café e, portanto, deve ser evitada. Aumente o consumo de vegetais frescos e crus, eles são ricos em isoflavonas e ligninas, que são hormônios vegetais com uma ação semelhante ao estrogênio, o hormônio que geralmente cai drasticamente na menopausa. Para te ajudar, inclua também no seu cardápio alimentos, como batata doce, grão-de-bico, lentilha, repolho, brócolis, soja, os vários produtos derivados da soja são excelentes opções.

Outras boas fontes desse hormônios vegetais seria a linhaça e a semente de abóbora, também é possível adquirir esses fitoestogênios na forma de suplementos, se for o caso. Não sei se você sabia, mas, a vitamina C é uma forte aliada nesse momento. Pois, ela é altamente antioxidante , ajudando na produção de energia, reduzindo o cansaço e a fadiga. Então, aproveite essa vitamina e inclua nos seus alimentos, na sua dieta, frutas, hortaliças e verduras que são ricas em vitamina C. Vale lembrar que as frutas e verduras oferecem também substâncias antioxidantes, que promovem o efeito protetor contra hipertensão, colesterol alto, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares.

Regule o seu intestino

Cuide bem do seu intestino. Porque as bactérias do bem que vivem no nosso intestino, são importantes para nossa saúde geral, e também para manutenção dos níveis hormonais. Elas vão auxiliar na melhora do humor, redução da ansiedade, além de estimular a produção de serotonina, que é o hormônio da alegria.

A melhor forma de garantir esses efeitos é cuidar da alimentação. Você pode também fazer um detox para melhorar a função intestinal. Faça também a opção de dietas mais ricas em frutas, verduras, hortaliças, leguminosas, além de ingerir também alimentos fermentados. Porque eles são probióticos, ajudando a equilibrar essa flora intestinal.

Evite o consumo de açúcar e alimentos ricos em sódio, como os alimentos industrializados. Pois, o sódio deixa a pessoa inchada e o açúcar é estimulante, causando outros problemas.

Secura vaginal

E para a secura vaginal? Existem algumas opções naturais, como açúcar à base de hialorunato, à base de aloe vera. Óleos essenciais de espinheiro marinho, que é rico em ômega 7, que é reconstrutor da pele e das membranas mucosas, inclusive, das membranas mucosas da vagina. É preciso que você mantenha também o seu corpo hidratado, porque não ocorre apenas secura vaginal, a pele e o cabelo também ficam secos.

Atividade física e menopausa

Exercício físico também é fundamental, pois ele ajuda a aliviar os sintomas psicológicos, como depressão, ansiedade, porque ajuda a liberar endorfina, que é o hormônio da alegria. Uma outra alternativa é o aconselhamento psicológico. Pois, pesquisas relatam que 65% das mulheres que fizeram apenas 4 sessões de terapia experimentaram uma redução significativa nos sintomas, como as ondas de calor, os suores noturnos.

Fonte: Sintomas

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Menopausa: Como amenizar os sintomas da menopausa?
Menopausa: Como amenizar os sintomas da menopausa?

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você