Insuficiência cardíaca: Veja o que é e como prevenir a insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca acomete qualquer faixa etária, e cerca de 2% da população brasileira é portadora de algum grau de insuficiência cardíaca, ou seja, quase 10 milhões de brasileiros. Além disso, por ser a via comum de todas as agressões sobre o coração, aumenta com a idade. Sendo que após 60 anos, mais de 10% desses idosos estará acometida. Por isso, é muito importante esse assunto.
O que é insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca, também conhecida como IC ou ICC, ocorre quando o músculo cardíaco não bombeia da forma que deveria. Todas as células do seu corpo dependem desse bombeamento do coração para receber sangue rico em oxigênio e nutrientes, para que seu corpo possa funcionar normalmente.
Como é o funcionamento normal do coração?
O coração saudável tem um músculo que bombeia sangue continuamente, através dos seus vasos sanguíneos. O coração tem quatro câmaras, duas câmaras superiores (átrios) e duas câmaras inferiores (ventrículos). O átrio direito recebe o sangue pobre em oxigênio do resto do corpo e envia através do ventrículo direito para ser oxigenado nos pulmões. Os pulmões fazem a troca gasosa e o sangue rico em oxigênio viaja dos pulmões para o átrio esquerdo, depois para o ventrículo esquerdo, sendo então bombeado para o resto do corpo. É por isso que o ventrículo esquerdo é a parte mais importante do coração. E ele que tem que ter força para bombear o sangue para o resto do corpo.
O que acontece nessa condição?
Na insuficiência cardíaca o músculo cardíaco é incapaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. No começo o coração tenta compensar isso dilatando o ventrículo esquerdo. Então, o coração dilata para contrair com mais força e bombear mais sangue. Com o tempo, isso faz com que o coração vá se enfraquecendo, mas tem casos em que o coração pode não dilatar e sim engrossar suas paredes, ficar musculoso, isso também pode fazer mal. Imagine uma panela que caiba um litro de água, você resolve colocar cimento dentro da panela, depois secar, essa panela não vai caber mais um litro de água.
E com o tempo esse coração pode também dilatar, outra forma de o coração tentar dilatar é bombeando mais rápido e a pessoa ficar taquicárdica, para aumentar o débito cardíaco. Além disso, também o próprio corpo tenta contra-balançar de outras maneiras, por exemplo, os vasos sanguíneos se estreitam para manter a pressão arterial alta, tentando compensar a perda de potência do coração. Por fim, o coração vai ficando mais enfraquecido e a insuficiência cardíaca piora até que essa compensação não funcione mais, então, a pessoa vai sentir com mais intensidade os sintomas.
Quais são as causas da insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca muitas vezes é causada por outras condições médicas que prejudicam ou sobrecarregam o coração.
Insuficiência cardíaca aguda
Pode ser causada por uma miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco. Mas também por uma lesão que danifique o coração por um ataque cardíaco. Ou na embolia pulmonar, em que o ventrículo direito que bombeia sangue para os pulmões fica sobrecarregado.
Insuficiência cardíaca crônica
É a mais frequente, e do lado esquerdo. Além disso, existem dois tipos de insuficiência cardíaca do lado esquerdo. Na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, o ventrículo esquerdo do coração está fraco. Por isso, não consegue bombear sangue suficiente para o resto do corpo. Ataque cardíaco ou mesmo obstruções das coronárias podem causar isso. Outras causas: valvopatias, como insuficiência mitral, insuficiência aórtica, doenças cardíacas congênitas ou abuso do álcool, e também no Brasil muito frequente é a doença de chagas.
Em contrapartida, na insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada o lado esquerdo do coração está muito rígido para relaxar totalmente entre os batimentos cardíacos. Causas como hipertensão, diabetes e obesidade se enquadram aqui.
Quais os fatores de risco para insuficiência cardíaca?
Muitos fatores podem aumentar o risco para insuficiência cardíaca, alguns fatores você pode controlar e outros não. Uma das causas é infecção, como miocardite. Além disso: obesidade, hipertensão, diabetes, apneia obstrutiva do sono, doença renal crônica, anemia, hipertireoidismo, hemocromatose, tratamentos de câncer, fibrilação atrial.
Como a insuficiência cardíaca é diagnosticada?
O ecocardiograma é a forma mais eficaz de detectar insuficiência cardíaca. Pois, ele consegue identificar a força do seu coração, como as válvulas estão, qual o tamanho do coração, e a espessura ou grossura do seu músculo cardíaco. Um exame de sangue também para identificar se aquela falta de ar é do coração ou dos pulmões, que é o BNP.
Conheça 05 dicas para a saúde do coração.
Fonte: Coração
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.