Insolação: Quais os sintomas e como evitar a insolação?
Insolação: Quais os sintomas e qual o tratamento mais adequado para insolação? Primeiramente, a insolação é uma condição causada pelo excesso de exposição do corpo ao sol, que pode estar associada também ao esforço físico em altas temperaturas. A forma mais séria de lesão por calor, a insolação, pode ocorrer se a temperatura do corpo subir para 40 ° C ou mais. É uma condição comum no verão especialmente quando frequentamos as praias.
Contudo, o contexto de estar na praia, onde o brasileiro geralmente opta por consumo de bebida alcoólica e também pratica atividade física, ficando prolongadas horas debaixo do sol, é o ambiente perfeito para se ter insolação. Você já passou por isso?
Acompanhe nesse artigo como cuidar da insolação e como evitar.
Sintomas
No contexto da praia, a insolação é muito comum de acontecer. Ela aparece, geralmente, um dia após a exposição prolongada ao sol, e apresenta os seguintes sintomas:
- Pele avermelhada.
- Dor de cabeça.
- Febre: a temperatura corporal pode se elevar bastante.
- Confusão, agitação e irritabilidade.
- Sudorese
- Você pode sentir enjoo ou vômito.
- estar com muita sede
- Tontura
- Cãibras musculares, geralmente nas pernas e abdômen.
Por isso, é necessário tomar cuidados redobrados para não ficar com insolação. Afinal, você poderá perder um dia de trabalho, ou mesmo ficar muito doente devido a ela.
Cuidados
Os cuidados são muito importantes para prevenir a insolação. Sabemos o quanto o verão brasileiro é de fato quente, e ficar com insolação pode ser muito fácil, especialmente por que esquecemos de tomar os seguintes cuidados:
- beba muitas bebidas frias, especialmente quando se exercita: manter-se hidratado ajudará seu corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal.
- tomar banhos frios, como por exemplo, em duchas
- use roupas largas e de cores claras: usar roupas em excesso ou muito ajustadas não permitirá que seu corpo esfrie adequadamente.
- evite o sol entre 11h e 15h
- Procure não consumir tanto álcool.
- evite exercícios de alta intensidade quando tiver exposto ao sol
Tratamento
O tratamento da insolação, na maioria das vezes pode ser feito em casa mesmo. São algumas medidas feitas com o objetivo de resfriar o corpo, já que a insolação aumenta muito a temperatura corporal e promove outros danos ao corpo.
Por isso, se você está com insolação, siga as indicações abaixo:
- Vá para um lugar sombreado ou com ar-condicionado. Ou seja se você não tem ar condicionado em casa, vá a algum lugar com ar condicionado, como shopping, cinema ou biblioteca pública.
- Hidratação: Beber grande quantidade de líquidos. Além disso, como você perde sal com a transpiração, pode repor o sal e a água com algumas bebidas esportivas. Se o seu médico restringiu a ingestão de líquidos ou sal, verifique com ele quanto você deve beber e se deve repor o sal.
- Não beba alcoólicas para se reidratar mais rápido. Essas bebidas podem interferir na capacidade do corpo de controlar a temperatura. Além disso, bebidas muito frias podem causar cólicas estomacais.
- Afrouxe a roupa. Remova qualquer roupa desnecessária e certifique-se de que suas roupas sejam leves e não apertadas.
- Tome um banho ou ducha fria.
- Fique a sombra.
Se você chegou ao nível de precisar se tratar, tudo bem! Acontece! No entanto, busque tomar mais cuidado nas próximas vezes. Afinal, a insolação é um mal evitável.
Sobretudo , busque ficar muito hidratado, é o que vai fazer a diferença no outro dia. E por fim, use e abuse do protetor solar, há várias doenças que podem decorrer disso.
7 Dicas Para Prevenir e Tratar Queimaduras de Sol E Insolação!
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.