Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Hipertensão arterial e alimentação.

A hipertensão é uma doença que acomete em torno de 30% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. É uma séria doença, tendo em vista que pode causar problemas de saúde a longo prazo, incluindo doenças cardíacas.

Antes de tudo, a alimentação tem impacto na pressão arterial. Alimentos salgados e açucarados e alimentos ricos em gorduras saturadas podem interferir na pressão arterial. 

Nesse artigo vamos entender como cuidar da alimentação em prevenção e remediação à hipertensão.

O que evitar para prevenir hipertensão ?

Se você consome em grande quantidade e regularmente alimentos salgados e açucarados e alimentos ricos em gorduras saturadas, suas chances de desenvolver hipertensão são grandes.

Evitar esses alimentos é a melhor saída.

No entanto, quando retiramos alguns alimentos da nossa dieta, precisamos substituí-los por escolhas mais saudáveis.

Por isso, vou apresentar a você alguns alimentos comprovados cientificamente que reduzem o risco de desenvolver hipertensão.

Grãos Integrais

Os grãos integrais – ou seja aveia integral, chia, linhaça, arroz integral, quinoa – são um dos tipos de alimentos que previnem a hipertensão.

Primeiramente, é importante você saber que quando uma pessoa ingere pelo menos 30 gramas de grãos integrais por dia, ela está diminuindo em 8% a chance de desenvolver hipertensão.

Quando você pratica esse hábito regularmente há a redução de 15% da chance de hipertensão.

Em conclusão, se você possui casos de hipertensão na família ou tem uma alimentação não-saudável, é importante incrementar à sua dieta os grãos integrais.

Derivados de leite

Pessoas que consomem derivados de leite, em especial os iogurtes, reduzem em 5% o risco de desenvolver hipertensão.

Nesse sentido, você poderá adicionar à sua dieta a ingestão de iogurtes, em especial aqueles com zero açúcar. Poderá tomar, por exemplo no café da manhã acompanhado de grãos integrais, como a chia ou farinha de aveia.

Nozes

Principalmente aqui no Brasil, o hábito de consumir nozes é bem incomum. Esse alimento costuma ser um pouco mais caro, no entanto, diante da prevenção da hipertensão sua efetividade é muito grande.

O consumo diário de nozes reduz o risco de até 15% de chance de desenvolver hipertensão. Logo, percebemos que esse alimento é muito eficaz para ser utilizado na sua dieta.

Frutas

Existem 7 estudos robustos que mostram a eficácia do uso de frutos para prevenção da hipertensão.

As frutas podem ser consumidas com iogurtes, nozes e até mesmo farinhas de aveia. O seu uso é muito amplo, podendo ser feito também vitaminas. Sem contar que as frutas são muito deliciosas e deixam o dia mais leve.

Em conclusão, consumir diariamente frutas de todos os tipos é uma ótima saída para quem deseja reduzir o risco de hipertensão.

Dicas práticas para o dia a dia para prevenir hipertensão

Anteriormente mostramos quais alimentos podem prevenir a hipertensão, no entanto, como consumir esses alimentos no dia a dia? Aqui vamos dar dicas práticas de como fazer!

  • Se você trabalha e não tem muito tempo para o seu lanche da manhã, poderá optar por separar em pequenos saquinhos uma porção pequena de nozes para consumir rapidamente.
  • Em seguida, no lanche da tarde, você poderá optar por uma salada de frutas no pote feita com muitas frutas picadas e iogurte desnatado, por exemplo.
  • Outra opção é o consumo no café da manhã ou da tarde de pãozinho integral com queijo.

Sempre consulte o seu médico e nutricionista.

Cada pessoa possui particularidades que precisam ser acompanhadas pelos profissionais.

Anteriormente, citamos o uso de derivados de leite. No entanto, algumas pessoas são intolerantes a lactose. Ou seja, a melhor saída é buscar um acompanhamento nutricional para adequar a sua realidade pessoal ao desejo de ter uma alimentação que previna hipertensão.

Além disso, mesmo com uma alimentação equilibrada e saudável, é importante que você sempre faça acompanhamento com o seu médico, a fim de averiguar sempre a sua pressão arterial e estar informado quanto a sua saúde.

Quer entender mais sobre a hipertensão arterial? Leia os nossos artigos!

Foto profissional grátis de adolescente, adulto, aparelhos

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você