Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Tenho hipertensão arterial, e agora?

Após qualquer diagnóstico, vem o questionamento: e agora? Com a hipertensão arterial não é diferente. A hipertensão arterial, é comumente chamada pressão alta. Sua característica comum é o aumento dos níveis de pressão sanguínea nas artérias.

Como saber se sou hipertenso?

Embora a hipertensão seja uma doença mais silenciosa, antes de ser diagnosticado, o indivíduo precisa observar se tem alguns sintomas que o levam a essa suspeita: sabe aquelas tonturas repentinas, o corpo fraco, assim como as dores de cabeça aparentemente sem motivo específico?  Estes podem ser alguns indícios de hipertensão. Mas lembrem-se, os sintomas só aparecem desta forma quando a pressão está muito alta. Sendo assim, a forma ideal de descobrir se há um quadro de hipertensão é através da observação do indivíduo, e também através de exames e consultas médicas.

Quem pode ter Hipertensão?

Embora comumente a hipertensão acometa sobretudo os idosos, não há nada que indica que ela não manifeste em indivíduos mais jovens, há inclusive casos de hipertensão até mesmo em crianças. Além disso, existem outros fatores de risco que podem levar à hipertensão, o mais comum deles é o fator genético. No entanto, comportamentos como o estilo de vida sedentário, consumo excessivo de sal e álcool, e a obesidade também tentem a potencializar o risco.

Quais os sintomas de hipertensão?

Conforme dito, a princípio a hipertensão é assintomática, mas na medida que ela vai se manifestando os sintomas podem ser elencados. Os sintomas mais relatados vão desde dores no peito até sangramento nasal. Do mesmo modo que o diagnóstico só é dado diante de casos de pressão muito alta, na maioria das vezes os sintomas também se manifestam apenas nestes casos. Nesta lista, também podemos citar dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza e visão embaçada como os possíveis sintomas.

Hipertensão mata?

Após o diagnóstico de hipertensão alguns cuidados precisam ser tomados, afinal, a hipertensão de modo geral não é motivo de grandes sequelas e nem leva ao óbito. Contudo, a falta de cuidado e consequentes desdobramentos da doença são grandes causadores das maiores taxas de mortalidade: o derrame cerebral e o infarto do miocárdio.

E agora, o que é preciso ser feito?

A princípio, como em qualquer doença a primeira indicação é procurar um bom médico e seguir a risca o tratamento indicado. Neste sentido o mais comum é a indicação de medicamentos, mas agora é preciso ter muito cuidado, afinal, apenas os medicamentos não vão resolver todo o problema. Todos sabemos que levar um estilo de vida mais saudável é o ideal, não é mesmo? Quando se trata da nossa saúde e em especial da saúde de um hipertenso a regra é a mesma. É preciso fazer algumas alterações no estilo de vida: deixar de lado a comida gordurosa, diminuir drasticamente na quantidade de sal a ser usada, evitar alimentos muito processados e regrar bastante o consumo de álcool. Por outro lado, é preciso aumentar o consumo de frutas, verduras e laticínios. Importante lembrar também de medir a pressão com a maior frequência possível para manter um melhor controle.

Hipertensão tem cura?

Sempre que descobrimos uma doença, o primeiro questionamento que vem em mente é: “tem cura?”. E agora, é possível se curar de uma hipertensão, ou uma vez hipertenso, sempre hipertenso? Estes questionamentos não têm uma resposta específica. Pois, bem, a resposta é: depende. Depende do quadro de hipertensão que o indivíduo possui, e principalmente da forma com que ele lida com isso. Um indivíduo com uma pré-hipertensão, ou um quadro leve, pode se curar da doença apenas mudando o estilo de vida. A melhor forma de se adequar ao novo estilo de vida é melhorando a alimentação e praticando exercícios físicos. A pessoa com um quadro de hipertensão ainda pouco desenvolvido também pode controlar com auxílio de medicação e mudança de hábitos. Por fim, o mais importante é haver a possibilidade de controlar a hipertensão arterial, independente do grau que ela está.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você