Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Hepatite viral: o que é, tipos e como prevenir?

Você sabia que as hepatites virais afetam mais de 354 milhões de pessoas no mundo todo? Nesse artigo vamos entender o que é hepatite, quais os tipos e como prevenir esse grupo de doenças.

O que é hepatite?

Primeiramente, a hepatite viral  é um grupo de doenças infecciosas conhecidas como hepatite A , hepatite B , hepatite C , hepatite D e hepatite E. Elas causam mais de um milhão de mortes a cada ano e possui preocupação especial entres as pessoas que são soropositivas.

Sobretudo, a doença hepática, muitas das quais está relacionada ao tipo B ou C, é uma das principais causas de mortes não relacionadas à AIDS em soropositivos.

Quais os tipos de hepatite?

  • A: é causada por uma infecção pelo vírus da hepatite A (HAV). Esse tipo é mais facilmente transmitido pelo consumo de alimentos ou água contaminados por fezes de uma pessoa infectada.
  • B: o tipo B é transmitida pelo contato com como sangue, secreções vaginais ou sêmen com a presença do vírus causador do tipo B. Por isso, o uso de drogas injetáveis, compartilhar objetos perfuro cortantes de uma pessoa infectada, e fazer sexo com uma pessoa infectar aumenta o risco de contrair a doença no tipo B.
  • C: é transmitida por contato direto com sangue de pessoas infectadas, geralmente por meio do uso de drogas injetáveis e no sexo.
  • D: é uma doença que atinge o fígado de forma grave. Ela é pelo vírus da hepatite D. Esse vírus entra no corpo humano por contato direto com sangue infectado. Esse tipo de hepatite é o mais raro, e quando acontece está associado ao tipo B.
  • E: A hepatite E é transmitida pela água. Ocorre principalmente em áreas com saneamento básico ruim ou inexistente.

Como prevenir ?

Sobretudo, a prevenção depende do tipo de Hepatite. Pois, cada uma possui um tipo de infecção diferente. Por isso, separei as formas de prevenção em grupos para você entender melhor:

Hepatite A e E: a prevenção está relacionada a boa higiene, por isso:

  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Higienizar os alimentos com água tratada ou fervida;
  • Cozimento adequado dos alimentos.
  • Não tomar banho próximo a riachos, rios ou locais com esgoto a céu aberto.

Nas hepatites B, C e D você fará a prevenção evitando troca de objetos perfuro-cortantes, por isso:

  • Quanto a qualquer tipo de objetos perfuro-cortantes você deve evitar compartilhá-los
  • Não compartilhar presto-barba, alicates de unha, etc;
  • A escova de dente deve ser de uso pessoal e intrasferível.

As hepatites B e C também podem ser contraídas por meio de relações sexuais, por isso:

  • O sexo deve seguro com uso de preservativos.

Hepatite e HIV

Em síntese, a hepatite viral é mais preocupante em pessoas com HIV. Pois a doença tem uma evolução mais rápida nessas pessoas e causa mais problemas de saúde relacionados ao fígado.

Como vimos anteriormente os vírus da hepatite B e C contaminam por meio de uso de objetos perfuro-cortantes compartilhados, como agulhas, seringas. E é também esse meio o da transmissão de HIV.

Por isso, há uma forte preocupação da contaminação por HIV e Hepatite, devido as gravidades que as duas doenças podem causar a uma pessoa.

Como você leu anteriormente, a outra forma de infecção do tipo B e C é o contato sexual, idêntico ao contágio da HIV.

Por isso, a prevenção e conscientização salvam vidas. Há uma grande necessidade de educar pessoas para prevenir esses dois vírus.

Quer entender mais de saúde e outras doenças? Leia aqui!

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você