Formigamento nos pés: Veja 05 causas de formigamento nos pés
Você sente um incômodo nos pés tipo uma queimação ou formigamento? Será que é problema na coluna, falta de circulação ou alguma doença mais séria? O que está acontecendo? Nesse artigo serão apresentadas as 05 principais causas de formigamento nos pés. Então, se você tiver esse formigamento, parestesia ou sensação dolorosa, tem uma grande chance de você se enquadrar em uma dessas causas. Por isso, fique atento.
Você sente formigamento nos pés? É mais durante a noite, quando você está sentado na cama? Já sabe o diagnóstico?
O que pode causar a queimação nos pés?
Essa queimação pode ser causada por lesão, irritação, inflamação (neurites) ou compressão de um dos nervos que saem da coluna ou de um raminho que vai para as pernas e pés. Se você tem alguma doença que pode afetar os nervos periféricos, como amiloidose ou diabetes, ou tiver alguma carência nutricional, também vai sentir essa queimação nos pés.
Você está sofrendo com isso? Tira os pés fora da coberta, coloca uma meia, troca de posição, mas na maioria das vezes não adianta? É porque o problema é em outro lugar, na coluna, no nervo. Fique até o fim! Vamos separar as causas mais comuns, sendo que a última causa é a mais frequente.
01 – Fascite Plantar
A fascite plantar é uma das doenças mais comuns que causam dor na sola dos pés. É uma inflamação da fáscia plantar – uma faixa de tecido fibroso e resistente que corre ao longo da sola do pé. Então, quando você coloca peso no pé, em uma caminhada ou corrida, aumenta a tensão na fáscia. Com o tempo, com o uso excessivo, com a idade, o excesso de peso, essa fáscia perde um pouco da elasticidade e pode ficar irritada com as atividades diárias normais, causando uma dor intensa quando você pisa.
02 – Varizes
As varizes são veias que se dilatam e se deformam e às vezes ficam aparentes – aquelas veias mais grossas e azuis nas coxas, pernas e pés. Mas o problema das varizes não é só estético, pode causar queimação nas pernas e pés também, sensação de peso e cansaço, dor no local. Dê uma olhada nas suas pernas: tem dilatação das veias? As varizes podem causar inflamação na região afetada, podendo causar inchaço, coceira, queimação, e até mudança da cor da pele. Além disso, o incômodo das varizes piora no final do dia, especialmente se você permanece muito tempo de pé ou fica muito tempo sentado. Então, se você está com queimação nas pernas e pés e vê varizes, procure um cirurgião vascular, que é o médico mais indicado para isso.
03 – Remédios
Alguns remédios, como quimioterapia para vários tipos de câncer, e até mesmo antibióticos, como quinolona, podem causar lesão nos nervos (neuropatia). As quinolonas são antibióticos muito prescritos – você já deve ter ouvido falar ou até mesmo tomado: ciprofloxacino, levofloxacino. Esse tipo de antibiótico pode lesar os nervos até mesmo permanentemente.
Em 2013 o FDA já havia anunciado essa complicação séria com as fluroquinolonas, que tratam sinusite, infecção urinária, pneumonias. Então, se você tomou e começou a ter queimação nos pés, pode ter sido um efeito colateral do antibiótico, mesmo sendo meses ou anos atrás. Por isso, o uso de antibióticos deve ser pontual e só se for realmente necessário.
04 – Deficiência de vitaminas
A falta de vitaminas do complexo B, como vitamina B12 e B1 (que é a tiamina), pode afetar os nervos. Às vezes você está comendo direito – carne tem muita B12 -, mas seu corpo não está absorvendo. Você pode estar sofrendo gastrite atrófica ou mesmo ter feito uma cirurgia que diminua a absorção, como baritátrica, e essa deficiência de B12 pode ser o motivo do formigamento dos pés.
05 – Neuropatia diabética
Essa é a causa número 1, a mais frequente. Em torno de 7% da população brasileira é diabética, e a neuropatia diabética pode afetar até metade das pessoas com essa doença. Ou seja, no Brasil, quase 7 milhões de pessoas têm neuropatia diabética. Além disso, se a diabetes está lesando seus nervos periféricos, ela também pode estar causando impotência e também lesando seus rins.
Alguns diabéticos apresentam sintomas leves. Mas, para outros, a neuropatia diabética pode ser bastante dolorosa e incapacitante. Por isso, se você tem diabetes, um jeito de prevenir a neuropatia diabética ou estancar a progressão, é tendo um controle rígido, adequado, dos seus níveis de açúcar no sangue, perder peso e ter uma vida saudável.
A neuropatia diabética pode progredir causando úlceras, feridas que não cicatrizam, e até mesmo amputação. Por isso, você deve ficar atento e verificar se seus pés estão bons todos os dias, procurando algum sinal de infecção, inchaço, vermelhidão, pele rachada, que pode ser o local de entrada para uma bactéria.
Então, mantenha seus pés limpos e secos, hidrate para prevenir rachaduras, apare bem as unhas, use sapatos adequados. Se você é diabético, tem que ficar de olho nos seus pés.
Fonte: Causas
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.