Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Fibromialgia: Tudo o que você precisa saber sobre a síndrome de Fibromialgia

O que é a fibromialgia?

Fibromialgia: Tudo o que você precisa saber sobre a síndrome de Fibromialgia. Também chamada de síndrome de fibromialgia, a fibromialgia é uma síndrome reumatológica que acomete cerca de 2% da população. Ela afeta mulheres e homens, sendo as mulheres mais comumente afetadas. Existem diversos sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa, mas a dor e sensibilidade generalizadas são os sintomas mais característicos. Esses sintomas costumam ir e vir pelo corpo, se movendo tanto nas regiões abaixo da cintura, quanto nas regiões acima da cintura. Esse problema de saúde costuma dar início na metade da vida adulta, mas pode acometer também crianças e idosos. Além disso, o fato de você ter algumas doenças, como lúpus, artrite reumatoide e osteoartrite, aumenta o risco de que você tenha fibromialgia. Neste artigo preparamos para você tudo o que você precisa saber sobre essa síndrome.

Quais são os sintomas da fibromialgia?

A fibromialgia apresenta uma série de sintomas que diminuem a qualidade de vida do portador. Sendo eles:

Dor generalizada

a pessoa que tem fibromialgia costuma sentir dor em ambos os lados do corpo, e em alguns pontos essa dor pode ser mais intensa. Além disso, para ser característica dessa síndrome, a dor precisa persistir por mais de três meses, e a pessoa pode sentir uma dor, uma sensação de queimação ou uma dor aguda e penetrante.

Fadiga

outro sintoma da fibromialgia é a fadiga, que nada mais é que um cansaço extremo. Então, pessoas com essa condição podem se sentir levemente cansadas ou chegar à exaustão mais severa. Geralmente dormimos para descansar, não é mesmo? Pois é, se você tiver fibromialgia pode ser que você durma por um longo período e ainda assim acorde cansado. Um outro motivo para isso é o fato de que as dores pelo corpo podem impedir que você durma bem.

Alterações cognitivas

problemas cognitivos nada mais não que dificuldades para processar informações. Estas incluem algumas capacidades mentais, como raciocínio, memória e atenção. Portanto, a fibromialgia pode fazer com que você não consiga se concentrar bem. Além disso, sua capacidade de memória é afetada. Isso pode fazer com que você não se lembre de algumas informações ou não consiga aprender novos conteúdos. É possível também que as capacidades quanto ao discurso sejam prejudicadas. Ou seja, o discurso passa a ser lento e/ou confuso.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

É uma condição que afeta o sistema digestivo. Essa condição causa sintomas, como: diarréia, prisão de ventre, cólicas estomacais e inchaço.

Outros sintomas

Indivíduos portadores da fibromialgia podem ainda desenvolver sintomas, como: ansiedade, depressão, dificuldade para dormir, rigidez muscular, desordens da articulação temporomandibular.

Causas

A causa da fibromialgia não está bem definida. Mas, acredita-se que a estimulação nervosa frequente faz com que haja alterações no cérebro e na medula espinhal, resultando em sentimentos constante e extrema sensibilidade à dor.

A fibromialgia também pode ser desencadeada por alguns fatores. Dentre esses fatores desencadeantes estão os eventos físicos e os eventos psicológicos. Mas, o que seriam esses eventos? Bom, lesões, artrite, problemas de coluna, são exemplos de estresse físico. Por outro lado, no que diz respeito ao estresse psicológico, pode-se citar os problemas em relacionamentos e/ou quaisquer outros eventos que abalem o indivíduo, psicologicamente falando.

Existem estudos que relacionam a fibromialgia a questões genéticas. Isso pode explicar o porquê de alguns indivíduos desenvolverem a síndrome e outros não. Ou seja, possivelmente, indivíduos portadores do gene desenvolvem a síndrome. Além disso, a relação genética explica o porquê de algumas pessoa desenvolverem a fibromialgia após um gatilho – estresse físico e/ou psicológico. Continue comigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa síndrome.

Diagnóstico e Tratamento

Não existem exames laboratoriais para detectar esse problema. Por isso, para fins de diagnóstico é feito o exame clínico. Dessa forma, se você suspeita que tem fibromialgia, se atente aos sintomas e relate tudo ao seu médico. Provavelmente, ele irá fazer perguntas relacionadas às características da dor, uma vez que o principal sintoma é a dor generalizada.

Contudo, existem outros problemas de saúde que mimetizam a fibromialgia. Nesse sentido, para que esses problemas sejam descartados, é necessário realizar os exames que são capazes de detectar tais problemas. A artrite reumatóide, por exemplo, pode ter sintomas em comum. Mas essa doença causa inflamação nas articulações e nos tecidos, diferentemente da fibromialgia.

A fibromialgia não tem cura. Por isso, o tratamento inclui a utilização de medicamentos que atenuem os sintomas e melhorem a saúde geral. Além disso, a realização de exercício físico é muito importante, uma vez que está prática diminui os sintomas de dor e fadiga. Outro fator que deve ser lembrado é que a fibromialgia possui vários sintomas, portanto, nenhum tratamento resolverá sozinho todos eles. Para atenuar os impactos é necessário que haja intervenção multiprofissional. Ou seja, reumatologista, neurologista e psicólogos, podem atuar de forma conjunta.

Dentre os medicamentos utilizados para atenuar os sintomas estão os analgésicos, antidepressivos, relaxantes musculares, anticonvulsivantes, antipsicóticos. Mas também, terapias, como: fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura e massagem, são ótimas opções.

Caso você suspeite que está acometido pela síndrome de fibromialgia, procure seu médico e inicie o tratamento. Depois de ler tudo o que você precisa saber sobre essa síndrome, cuide de você. Viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Fibromialgia: Tudo o que você precisa saber sobre a síndrome da Fibromialgia
Fibromialgia: Tudo o que você precisa saber sobre a síndrome da Fibromialgia

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você