Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Maternidade: fatores que podem interferir na amamentação

É comum pensar que toda mulher que esteja grávida irá amamentar o seu filho. Até porque todas as pessoas, de algum modo, já ouviram falar dos benefícios que o aleitamento materno traz para o bebê. Sendo assim, que mãe não gostaria de ofertar o melhor alimento para a sua criança? Mas acontece que, para que o processo de amamentação ocorra, muitos fatores estão envolvidos. E vamos falar sobre isso, sobre os fatores que podem interferir na amamentação.

Fatores que podem atrapalhar a produção do leite

As pessoas costumam ter bastante cuidado no trato com as mulheres que estão na fase de puerpério, pois essa fase é bastante complicada e delicada. Principalmente para as mamães de primeira viagem. A preocupação que as pessoas têm com essas mulheres é por diversos motivos: medo de que elas desenvolvam depressão pós-parto, uma vez que elas se encontram extremamente sensíveis; mas também há a preocupação com a produção de leite, pois, o estresse e a ansiedade são fatores que podem interferir na amamentação diminuindo a produção de leite.

Estresse e ansiedade

A chegada de um novo bebê traz muitas alegrias a uma família, afinal é uma nova vida que vem para encher o lar de alegria. No entanto, junto com a alegria vem a preocupação, devido a grande responsabilidade que é cuidar de outra vida e formar outra pessoa. As mamães, principalmente as de “primeira viagem”, ficam com medo de não darem conta de cuidar do bebê, pois ele é muito pequeno e frágil. Os primeiros dias são muito difíceis, normalmente a criança troca o dia pela noite – dormindo durante o dia e ficando acordada à noite -, e isso gera um estresse na mãe. Todavia, esse estresse pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê, uma vez que ele interfere no aleitamento.

Mas como o estresse prejudica o aleitamento materno? Bom, o que acontece é que os hormônios do estresse fazem com que haja uma inibição dos hormônios prolactina e ocitocina. A prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite, enquanto a ocitocina é o hormônio responsável pela ejeção. Dessa forma, se a mulher for exposta a níveis consideráveis de estresse, a produção do leite diminuirá e sua ejeção ficará igualmente prejudicada.

Dessa forma, é importante que a família seja um suporte para a nova mamãe. O pai da criança, principalmente. Nesse momento é bom que a mãe se preocupe apenas com ela e com o bebê, e que as demandas externas sejam resolvidas pelos demais familiares. Além disso, ter uma rede de apoio faz com que a mulher se sinta mais segura e não encare tudo com muita ansiedade, desse modo, todos ganharão.

Pega incorreta e desconforto

É comum acreditar que o processo de pega no seio pelo bebê é algo natural e indutivo. Mas não é bem assim. Muitas mamães sofrem no início da amamentação devido a pega incorreta, causando dor e desconforto na mãe e estresse no recém-nascido, que não consegue se alimentar direito. Por isso, algumas mulheres recorrem à ajuda profissional para conseguirem que o bebê faça a pega corretamente.

Contudo, mesmo que o bebê tenha a pega correta, a postura e posição da mãe são fundamentais para o processo. Pois, ao ficar mal posicionada a mulher poderá sofrer com dores musculares e desconfortos, que poderão fazer com que ela retorne ao primeiro problema tratado nesse artigo: o estresse. Nesse sentido, buscar uma posição confortável e um ambiente agradável fazem toda a diferença na hora de alimentar seu bebê.

Como está a sua alimentação?

Canjica, farinha, caldo de cana-de-açúcar… esses e outros alimentos são ingeridos pelas mamães de forma desesperada com o intuito de aumentar a produção de leite. Mas tenho uma dica valiosa para você, para aumentar a produção de leite você deve: comer! É meio óbvio, não é mesmo? Ah, não é tão óbvio assim. Com a mudança da rotina, a preocupação e as novidades, muitas mulheres deixam de se alimentar de forma correta e na hora devida. Então, isso impacta diretamente na qualidade da alimentação do seu bebê, sabia? Nessa fase é importante que você se alimente bem. Opte por uma alimentação rica em nutrientes e se alimente nos horários corretos. Nesse período é comum também sentir mais fome, não fique com a consciência pesada, pode comer. É muito importante que você fique bem alimentada e nutrida, seu bebê depende disso.

Você tem dormido?

Nessa fase é comum ouvirmos as mulheres relatando o quanto estão dormindo pouco. São muitos os motivos: bebês que trocam o dia pela noite, ou que acordam diversas vezes para mamar, etc. Mas é importante fazer o possível para dormir bem. Caso dê, durma um pouco durante o dia, aproveite a sonequinha da tarde do seu bebê e descanse um pouco. Por que eu digo isso? O sono acumulado pode fazer com que você fique estressada, e isso faz com que mais uma vez retornemos no primeiro problema levantado nesse artigo. Além disso, a prolactina – que é o hormônio responsável pela produção do leite – é liberada durante o sono, assim, uma boa noite de sono acarretará no aumento da produção do leite, não é mesmo? O sono é, então, um dos fatores que pode interferir na amamentação. Busque dormir melhor!

Essa fase inicial da maternidade é bastante complexa e cheia de novidades, mas não deixe de se cuidar. Você e o seu bebê precisam permanecer saudáveis. Se cuide! Viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você