Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Faltar de ar: Confira as causas da falta de ar e saiba como prevenir

Você sofre com falta de ar? Sabe quais são as possíveis causas para isso? As causas de falta de ar variam de acordo com o local onde ocorre o distúrbio. Conheça as causas da falta de ar.

Causas atmosféricas

Todos nós já ouvimos falar que um time de futebol ou uma seleção vai jogar na Bolívia, em locais de elevadas altitudes, e as pessoas podem ter falta de ar. Ou mesmo turistas podem ir para locais de elevadas altitudes e desenvolver falta de ar. Isso ocorre porque nessas regiões o ar é mais rarefeito, a pressão atmosférica é menor. Por isso, a disponibilidade de oxigênio para as hemoglobinas diminui. Isso leva a uma falta de ar que pode ser tão séria a ponto de levar a um edema agudo de pulmão.

Causas obstrutivas

Ocorre quando existe uma obstrução da via aérea. Por exemplo, um corpo estranho. Carnes e alguns alimentos podem levar à obstrução da via aérea, e pode ser necessário manobras para expulsar esse corpo estranho, com a manobra de Heimlich. Nessa manobra, você deve comprimir fortemente o abdômen, de baixo para cima, tentando expelir esse corpo estranho.

Mas, não são só corpos estranhos que podem causar obstrução. Alguns tumores que acontecem ao longo da laringe, faringe, traqueia, brônquios, podem obstruir a passagem do ar e levar à falta de ar. Pessoas que têm laringites intensas pode levar a um edema, um inchaço daquela região, dificultando a passagem de ar.

Causa obstrutiva funcional

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica são exemplos de causas obstrutivas funcionais. Na asma, por exemplo, existe a diminuição do calibre dos bronquíolos. Com isso, quando a pessoa inspira e ela vai expirar, por essa diminuição do calibre dos bronquíolos, o ar tem dificuldade de sair e, consequentemente, depois vai ter dificuldade de entrar. Isso pode levar à falta de ar, que, normalmente, é seguida de chiado no peito.

Causas pulmonares

Uma pneumonia extensa, por exemplo, vai comprometer uma parte importante do pulmão, e naquela região não vai ser feita a troca do oxigênio. Pois, nós sabemos que os pulmões recebem do ambiente o oxigênio e eliminam o gás carbônico. Então, se você tem áreas no pulmão comprometidas, naquela região não haverá troca gasosa adequada e, com isso, a pessoa pode ter falta de ar. Isso tem ocorrido muito com o COVID-19, em que a pessoa tem áreas pulmonares que não conseguem fazer a troca gasosa e, consequentemente, tem falta de ar, muitas vezes necessitando de oxigênio e corticoides.

No próprio pulmão pode haver outras causas, como, por exemplo, doenças neoplásicas, ou seja, câncer de pulmão. Podendo comprometer tanto os brônquios quanto o parênquima do pulmão, fazendo com que a área comprometida não consiga realizar a troca gasosa. Além disso, a embolia pulmonar, em que um vaso do pulmão é obstruído, pode levar a um infarto pulmonar, provocando falta de ar.

Causas cardíacas

Dentre as causas cardíacas de falta de ar, destaca-se a insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca nada mais é que o final das doenças cardíacas, por exemplo: uma pessoa que tem doenças de chagas e que tem o coração dilatado, esse coração vai ficando insuficiente para bombear o sangue e, consequentemente, vai levar a uma insuficiência cardíaca.

Se o indivíduo teve um infarto do miocárdio e ficou com uma sequela em uma região grande do coração, o coração, por consequência, terá uma contração inadequada daquele sangue. E, pelo mesmo motivo, vai ter dificuldade de levar oxigênio e nutrientes para o organismo. Isso vai levar, muitas vezes, a um acúmulo de líquido nos pulmões. Nas regiões onde há esse excesso de líquidos haverá a dificuldade de troca gasosa de oxigênio, resultando em falta de ar.

Causas neurológicas

Um indivíduo que tem um AVC extenso, trauma crânioencefálico, tem a respiração dificultada, porque o controle da respiração que é feito pelo cérebro é afetado. Então, a pessoa pode perder a sua capacidade de respirar, porque a respiração é um ato involuntário, tanto é que dormindo nós continuamos respirando.

Causa psicogênica

A causa psicogênica é uma das mais comuns, no entanto, para se chegar ao diagnóstico de causa psicogênica é preciso afastar os outros diagnóstico de falta de ar. Então, por exemplo, a causa psicogênica é quando a pessoa briga com a sua própria respiração, ela está respirando e passa a querer comandar o movimento respiratório. Mas, o movimento respiratório é involuntário. Por isso, se nós tentarmos comandar o movimento respiratório, começaremos a ter uma falta de ar.

Fonte: Respiração

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Faltar de ar: Confira as causas da falta de ar e saiba como prevenir
Faltar de ar: Confira as causas da falta de ar e saiba como prevenir

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você