Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Estresse e bruxismo – ranger os dentes ao dormir

Com a pandemia houve um grande aumento do estresse. Muitas pessoas começaram a reclamar de estar dormindo mal e de rangerem os dentes a noite. Primeiramente, esse quadro está relacionado ao estresse e bruxismo.

Com o aumento do estresse, alguns sintomas podem se manifestar, um deles é o “apertamento dos dentes”. Entenda melhor sobre a relação do estresse, bruxismo e apertamento dos dentes neste artigo.

O que é Bruxismo?

É o apertamento ou o ranger dos dentes de forma inconsciente e que geralmente ocorre durante o sono.

Esse sintoma acontece devido a uma série de fatores, mas entre eles está o estresse. Bem como, ocorre com frequência de em momentos de estresse a pessoa começar a relatar que o apertamento dos dentes aumentou.

Problemas causados

Sobretudo, o bruxismo pode causar:

  • Desgaste nos dentes
  • Aumento da sensibilidade
  • Problemas na gengiva
  • Dor
  • Sangramento na gengiva
  • Dores musculares pela face
  • Dores de cabeça

Como descobrir se tenho bruxismo?

Se você, ou alguém que dorme próximo a você já notou que há apertamento ou vários dos problemas citados anteriormente é hora de procurar um dentista para lhe ajudar.

O Bruxismo pode aumentar ainda mais o estresse, e precisa ser tratado de forma adequada.

O dentista, além de conseguir um tratamento que alivie o problema, poderá lhe fornecer algumas soluções e atividades relaxantes. Além disso, ele vai tratar os problemas causados pelo bruxismo.

Qual a relação com o estresse?

Pessoas que possuem bruxismo aumentam de intesidade em situações de estresse devido aos comandos musculares do problema.

Por isso, é importante buscar fazer atividades relaxantes, como: meditação, caminhadas, praticar algum tipo de lazer, etc. Pois, essas atividades podem ajudar no alívio da tensão e consequentemente diminuir a intensidade do apertamento.

A importância do seu Dentista nesse processo

Sobretudo, o Dentista vai acompanhar o seu bruxismo e dependendo do caso esse processo pode durar anos.

O Dentista é o profissional que além de te propor um tratamento, irá te orientar quanto as outras questões relacionadas ao problema. Além disso, muitos casos de bruxismo exigem intervenção e tratamento pra outros tipos de problema que surgem, como o desgasta dos dentes, por exemplo.

Além disso, os exames radiográficos e clínicos que o seu Dentista fará, vai lhe dar segurança para conseguir tratar adequadamente.

Tipos de tratamento

O Bruxismo será tratado de acordo ao caso, mas há algumas opções de tratamento comuns que podem ser escolhidas pelo seu dentista de acordo com o seu caso.

  1. Placa de Bruxismo: é chamada de placa de mordida. Tem a função de proteger os dentes dos movimentos que ocorrem durante a noite e até mesmo durante o dia. Evita o desgaste dos dentes e promove o relaxamento dos músculos envolvidos.
  2. Toxina botulínica: ela atua no músculo promovendo a inibição dos movimentos que levam ao apertamento dos dentes.
  3. Tratamento multidisciplinar: muita das vezes apenas a ação do Dentista não é suficiente para contornar o problema. O bruxismo, por estar relacionado também a fatores emocionais, precisa de um tratamento adequado. Ou seja, conta com o dentista, o psicólogo, o fisioterapeuta, e diversas especialidades que podem colaborar nesse processo.

Em conclusão, o bruxismo precisa ser avaliado por uma dentista e acompanhado de perto por ele. Como há várias complicações envolvidas o quanto antes você procurar um dentista, maior será a sua qualidade de vida.

Não deixe para depois! Se você já percebeu que possui alguns sintomas, procure um dentista o mais rápido possível.

Você merece qualidade de vida, afinal, esse problema tem solução! Cuide!

Entenda mais sobre saúde bucal aqui

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você