Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Estrabismo tem cura?

Você sabe o que é Estrabismo? É uma condição com tratamento nesse artigo vou te passar informações.

Você conhece algum estrábico? Sabe se essa pessoa já nasceu com essa condição ou ficou assim na vida adulta? Quando criança provavelmente já se deparou com algum colega da escola que era estrábico.

Por isso, nesse artigo vamos conversar sobre o estrabismo, suas causas e como tratá-lo. É importante esclarecer essa condição para que você possa ajudar às pessoas ao seu redor.

O que é estrabismo?

Primeiramente, o estrabismo pode acontecer tanto em adultos quanto em crianças. Saiba que essa condição é muito comum em crianças e pode ser tratado desde a infância.

É uma condição que faz com que os olhos não fiquem alinhados corretamente, apontando para direções diferentes. Irei explicar mais a frente às disfunções musculares que são responsáveis por esse desalinhamento,

No estrabismo um olho pode olhar diretamente para a frente enquanto o outro olho para dentro, para fora, para cima ou para baixo. 

Além disso, o estrabismo afeta a visão, uma vez que ambos os olhos devem apontar para o mesma direção para que a imagem se forme corretamente.

O que causa estrabismo?

Em primeiro lugar, o nosso olho possui um mecanismo correto para se movimentar. Quando você olha para cima, há uma série de músculos que fazem a movimentação do seu olho. Todos os movimentos são coordenados entre si pelos músculos. Logo, se um desses músculos apresenta alguma falha ou inatividade a movimentação ocular fica comprometida.

Um músculo move o olho para a direita e o outro move o olho para a esquerda. Os outros quatro músculos movem o olho para cima, para baixo e em ângulo. Para focar em uma única imagem, todos os seis músculos oculares devem trabalhar juntos.

Assim, para alinhar e focar ambos os olhos em um único alvo, todos os músculos de ambos os olhos devem estar equilibrados e trabalhando juntos.

O que acontece no estrabismo é que por motivos de nascença, ou acidente, ou até mesmo problemas sistemicos como derrame ou diabetes um desses músculos oculares fica comprometido.

Sendo assim, a maioria das pessoas estrábicas o são desde a infância, no entanto, caso aconteça algum acidente ou doença que comprometa esses músculos o estrabismo ocorrerá na vida adulta.

Estrabismo tem cura? Qual tratamento?

Se você possui uma criança que é estrábica é importante buscar um médico oftalmologista para acompanhar o seu filho. A condição deve ser tratada desde a infância e quanto mais cedo o seu filho encontrar ajudar, melhor será para a saúde dele.

Além do mais, quando uma criança é estrábica pode ocorrer diversas situações que impactam seu psicológico e comprometam autoestima.

Por isso, um tratamento integral é sempre a melhor saída. Perceba se o seu filho não tem sofrido de prejuízos de autoestima por causa da condição e nunca se esqueça da importância do acompanhamento psicológico.

Cada caso precisa ser avaliado de forma específica, mas há vários tipo de de tratamento para o estrabismo. A escolha será sua pela orientação do seu médico.

A primeira delas é a cirurgia. É o mais comum para o estrabismo. Na qual um oftalmologista poderá afrouxar, contrair ou mover certos músculos oculares para que os olhos fiquem alinhados corretamente para trabalharem juntos. Esse procedimento pode acontecer em uma ou mais cirurgias. No entanto, logo mais você já estará em casa, já que a recuperação é rápida.

Outra saída, são os exercícios oculares que são praticados com orientação do oftalmologista na tentativa de conseguir realizar o foco dos dois olhos simultaneamente.

Há também o uso de Botox, indicado para alguns casos. Uma vez que paralisa os músculos que impedem o alinhamento correto dos olhos.

Quaisquer tratamentos desses poderão evoluir para a melhora do estrabismo e até a cura. Por isso, o quanto antes iniciar o tratamento melhor!

Entenda mais sobre outras como o Alzheimer e a depressão e tantas outras doenças aqui

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você