Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Escoliose: Veja os sintomas, causas e tratamento da Escoliose

A escoliose faz com que a coluna se curve para a esquerda, para a direita ou para ambas. É um problema tão comum que segundo a OMS, 6 milhões de brasileiros sofrem com ele.

Esse problema pode atingir todas as idades, no entanto frequentemente é diagnosticado em adolescentes em que a maioria possui a escoliose leve.

No entanto, alguns casos pioram com o passar do tempo. Podendo evoluir de leve para incapacitante e trazendo complicações sistêmicas como por exemplo: reduzir a quantidade de espaço dentro do tórax, dificultando o funcionamento adequado dos pulmões.

Sintomas comuns da escoliose

Primeiramente, a escoliose apresenta sintomas leves ou severos, dependendo do caso de cada pessoa. Os sinais e sintomas mostrados a seguir são de uma pessoa com escoliose leve:

  • É Possível perceber a diferença da altura dos ombros
  • Um dos quadris fica visivelmente mais alto que o outro.
  • Uma omoplata que parece mais proeminente do que a outra
  • Assimetria entre as alturas da caixa torácica em ambos os lados, observando que um lado se projeta mais a frente que o outro.
  • Você percebe a cintura irregular
  • Todo o corpo se inclina para um lado

Se você tiver em grau severo, poderá perceber:

  • Dor nas costas
  • Pressão ou dor sobre os nervos da parte lombar da sua coluna.
  • Incapacidade de ficar de pé
  • Dificuldade de fazer alguns exercícios físicos.

Causas da escoliose

Antes de tudo, é importante entender que a escoliose possui vários tipos: neuromuscular, Congênita, sindrômica, degenerativa  e idiopática. Sendo a última a mais comum na maioria dos casos.

Ocorre que muita das vezes a escoliose é idiopática que vamos falar das causas. Para começo de conversa, idiopático é algo que surge espontaneamente, sem causa exata. É diferente da Escoliose congênita, por exemplo, pois essa ocorre desde o nascimento.

No entanto, alguns fatores genéticos, podem estar relacionados à causa.

Outra questão frequentemente causadora da escoliose é a má postura, quando ocorre, é chamada de escoliose postural e uma sequência de atividades de correção podem solucioná-la.

Além disso, existe escolioses congênitas, ou seja, a pessoa já nasce com o problema em questão.

Má postura e escoliose.

Sobretudo a escoliose postural é reversível e difere dos outros tipos que podem agregar severos problemas. A má postura pode causar escoliose postural, mas não causará deformidade óssea. Há diversos estudos atuais que questionam a má postura como indutora do problema, relacionando-a com fatores genéticos que sobressaem sobre os fatores externos.

Ainda assim, não significa que devemos desleixar com a nossa postura. Pois, ela interfere sim na escoliose. Portanto, cuide da sua postura com a dica: a postura ereta ideal é aquela em que, vista de lado, a orelha fica logo acima do ombro e o ombro logo acima do quadril. 

Por fim, qualquer postura que se desvie da qual exigiria mais esforço dos músculos. Sentar-se desleixado ou inclinado para um lado exigiria mais trabalho muscular de um lado do corpo. Isso pode levar ao uso excessivo e à rigidez desses músculos.

No caso de alguém ficar muito tempo em uma postura defeituosa e causar desequilíbrio muscular, a coluna vertebral pode ficar ligeiramente curvada devido à tensão muscular irregular.

Tratamento

Contudo, cerca de 90 por cento dos casos de escoliose são leves, exigindo apenas exames periódicos para monitorar quaisquer alterações na curvatura da coluna vertebral. Para curvas moderadas e severas, o tratamento é sempre determinado individualmente, considerando fatores como idade, gravidade, padrão e localização da curva.

Sobretudo, diante de qualquer alteração na postura, dores e sinais de escoliose, vale muito a pena procurar um fisioterapeuta e/ou um médico para verificar o estado da sua coluna.

Para escoliose postural, há vários exercícios e orientações do fisioterapeuta para elaborar melhor a postura e ajudar na evolução do caso.

Saiba mais sobre bons hábitos de saúde.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você