Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

É necessário escovar os dentes do bebê?

A saúde bucal é importante para que se tenha uma vida saudável. Todas as pessoas já ouviram sobre o quanto é importante escovar os dentes, e quais são as consequências de não fazer isso. Mas quando existem vários dentes na boca e quando a criança está maior, isso parece mais necessário. Contudo, não é bem assim. Você sabia que o seu bebê também precisa realizar higienização bucal? Pois é. É necessário escovar os dentes do bebê!

Quando começar a higienização bucal?

A escovação nos bebês deve começar a partir do nascimento do primeiro dentinho. Mas nada impede que você realize a higienização bucal do seu bebê desde os primeiros meses de vida. Como fazer isso? Bom, essa higienização deve ser realizada com uma gaze molhada com água filtrada/ fervida. Isso pode ajudar o bebê a se familiarizar com a limpeza da cavidade bucal desde cedo. Pode ser realizada a limpeza da língua e da gengiva, com a frequência de uma vez ao dia. Nasceu o primeiro dentinho, o que fazer? Bom, agora é a hora de colocar a escova em ação! É necessário escovar os dentes do bebê!

Devo utilizar creme dental?

Você deve escovar os dentinhos do bebê com um creme dental adequado para bebês. Sabe porquê? O creme dental usado pelos adultos possui uma determinada taxa de flúor, mas nós conseguimos enxaguar a boca e não ingerir esse produto. No entanto, os bebês não conseguem fazer isso e acabam ingerindo uma certa quantidade de produto. Isso é ruim para eles, pois a ingestão de flúor pode causar, dentre outros problemas, a fluorose dentária futuramente.

Mas tem outro ponto que você também deve prestar atenção: a quantidade de creme dental! O ideal é que a quantidade de creme dental colocada na escova seja o equivalente a um grão seco de arroz. Parece pouquinho, né? Mas é o suficiente! Lembre-se: seu bebê não consegue cuspir, e ele pode ingerir parte do produto.

E o fio dental?

Caso os dentes do seu bebê sejam muitos juntinhos, de modo que a escova não consiga realizar a higienização completa, você pode usar o fio dental. Todavia, cada caso é um caso. A boca do bebê é pequena e as mãos de um adulto são grandes, o que é desproporcional. Então, se você notar que não é viável utilizar o fio dental, não utilize. Além disso, esse instrumento de higiene deve ser utilizado de forma suave e tranquila, pois pode provocar ferimentos na gengiva do bebê se for usado da maneira incorreta.

Qual deve ser a frequência da escovação?

Realizar a higienização bucal do bebê pela manhã e à noite, antes de dormir, está de bom tamanho. Sempre ouvimos que devemos escovar nossos dentes antes de dormir, pois à noite nós dormimos e as bactérias tomam conta da nossa boca, não é? Na verdade, o que acontece é que à noite há menor produção de saliva. Mas no que a saliva interfere? Bom, ela atua como uma barreira de proteção para os nossos dentes, pois nela estão presentes alguns componentes do sistema imune. Então, se quando estamos dormindo a produção de saliva diminui, logicamente nosso dentes estarão menos protegidos e mais propensos aos ataques das bactérias. Por esse motivo, evite ficar amamentando o seu bebê muitas vezes durante a noite.

Mesmo sendo dentinhos de leite, é importante escovar?

Claro! Uma boa saúde bucal proporcionará uma boa saúde geral. Pois, os dentes são necessários para que possamos nos alimentar, além de contribuir para o aumento da autoestima, ao nos proporcionarem um lindo sorriso. Uma criança que tem os dentes em perfeito estado, certamente terá uma melhor qualidade de vida. Além disso, você sabia que os dentes de leite funcionam como guias para os dentes permanentes? Então, os dentes permanentes estão logo atrás dos dentes de leite e são guiados por eles, para que, assim que os dentes de leite caírem eles ocuparem o espaço deixado. Dessa forma, se os dentes de leite são retirados, os permanentes podem ficar sem orientação e nascerem tortos.

Curiosidades: “meu bebê caiu e bateu a boquinha, o que fazer?”

Em primeiro lugar, evite deixar o seu bebê sem a supervisão de um adulto, para que acidentes não aconteçam e não culminem em traumatismos dentários. Mas as vezes é inevitável, não é verdade?

Então, se o seu bebê cair e, de alguma forma, os dentes forem atingidos – ou até mesmo a mandíbula (a parte do queixo) -, leve-o para um atendimento odontológico. Você pode estar achando um exagero. Mas não é. Como disse anteriormente, a dentição de leite interfere na dentição permanente. “Ah, mas não saiu sangue e nem está vermelho”. Sim, eu sei. Mas não conseguimos ver como estão os dentes permanentes, e há a possibilidade de eles terem sofrido com o impacto. Isso pode influenciar na dentição futura da criança. Por isso, é melhor prevenir. Leve o bebê ao dentista!

Por fim, realize a higienização bucal do seu bebê da maneira correta e de forma consciente. No início pode ser um pouco difícil, até porque para ele tudo será novo. Todavia, ele ainda não é capaz de compreender o que é bom ou ruim para ele de fato, e você é responsável por fazer o melhor para ele. É necessário escovar os dentes do bebê! Escove os dentes corretamente! Viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você