Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Dor ao urinar: entenda!

Você está sentindo dor ao urinar? Sabia que a isso damos o nome de disúria. é muito comum. Dor, queimação ou ardência podem indicar uma série de condições médicas que vamos conversar nesse artigo.

O que pode causar dor ao urinar?

São diversas condições que podem levar a dor ao urinar. Veja:

  • Produtos de higiene: Às vezes, a dor ao urinar não é causada por uma infecção. Também pode ser causado por produtos que você usa na região genital. Esse produtos podem irritar a mucosa de região, que ao entrar em contato com a urina que é ácida ficará ainda mais irritada, provocando dor e ardência. Por isso, avalie se os produtos que você tem usado na região genital são neutros.
  • Infecções do trato urinário : dor e ardência ao urinar é um sintoma muito comum de infecção do trato urinário, que é formado por uretra, a bexiga, os ureteres e os rins. E qualquer inflamação nos tecidos do trato urinário confiram infecção no trato urinário.

    É importante entender que vários são agentes que podem levar a uma infecção no trato urinário, as mais comuns são as bactérias. Infecção no trato urinário por bactérias são muito comuns, especialmente em mulheres, pois elas possuem o trato urinário mais curto, o que facilita a proliferação do ambiente externo para o interno.
  • IST: as Infecções Sexualmente transmissíveis – ISTs ( ou seja, antes chamadas de DSTs) podem causar dor e ardência ao urinar. Como: clamídia, herpes genital e gonorreia.
  • Pedras nos rins: podem gerar dor e ardência ao urinar por agredir os tecidos do trato urinário.

Como tratar a dor ao urinar?

Em suma, o tratamento da dor ao urinar precisa ser feito de acordo a sua causa. E como você já viu, várias podem ser a causa do seu problema

Em seguida, seu médico irá tratar a dor ao urinar com medicação. E claro, o tipo de medicamento será de acordo com o tipo de causa da dor. Por exemplo, em caso de infecção no trato urinário, o uso de antibióticos pode ser aplicado ou no caso de IST, como clamídia.

A dor ao urinar devido a uma infecção bacteriana geralmente melhora rapidamente depois que você começa a tomar a medicação. Sempre tome o medicamento exatamente como o seu médico prescreveu.

Sobretudo, é muito importante que você seja acompanhado por um médico. Desde quando surgir a dor, é necessário que você vá ao médico para entender o que está acontecendo.

Além disso, especialmente se você percebeu que:

  • a dor é persiste ou de longa duração,
  • Apresenta febre
  • Sente um cheiro desagradável na urina
  • Cor da urina diferente do comum
  • Percebeu algum tipo de secreção vaginal incomum
  • gravidez
  • Dor abdominal.

Diante desses sintomas concomitantes à dor e ardência ao urinar, você precisa com certeza consultar um médico para ser avaliado.

Hábitos para evitar dor ao urinar

  • Uso de produtos neutros para a higienização da região genital: procure produtos de PH neutro, como sabonetes íntimos. Além disso, não use produtos de PH ácido para lavagem das suas roupas íntimas, como águas sanitárias.
  • Cuidados na atividade sexual, como higienização anterior e posterior ao ato.
  • Ingestão adequada e suficiente de água: a hidratação evita a proliferação de bactérias e fungos no trato urinário. Entenda mais sobre a hidratação aqui
  • Se você é mulher, busque na época de menstruação trocar os absorventes de três em três horas. Por isso, você evitará a proliferação de bactérias e fungos.
  • Evite roupas muito apertadas por longas horas.
  • Mudar de cuecas frequentemente
  • Boa higiene íntima, como por exemplo: uso de bons absorventes e sabonetes íntimos.
  • Uso de roupas íntimas de tecido de algodão.

Entenda a importância do médico

Saiba que além de consultar o médico em caso de dor e ardência ao urinar, é importante que você tenha o hábito de encontrar o seu médico pelo menos uma vez por ano.

Principalmente, para mulheres que sofrem muito com infecções no trato urinário, as visitas ao ginecologistas ajudam muito na prevenção dessas infecções. Além disso, há diversas preocupações femininas quanto as IST que atingem com muito frequência as mulheres, especialmente se não houver um cuidado específico para tal.

Por isso, escolha sempre um médico de confiança e previna quanto as infecções e problemas do trato urinário. Tanto para mulheres quanto para homens, essa é a melhor escolha!

Em conclusão, o checkup médico é muito importante para manutenção da saúde de qualquer pessoa. Visite um médico sempre!

Quer aprender mais sobre saúde? Saiba como eliminar gases de maneira natural!

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você