Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Doenças relacionadas ao sedentarismo: Confira quais doenças estão relacionadas à vida sedentária

Ficar sentado por um tempo prolongado pode trazer sérios danos à saúde. Neste artigo vou te apresentar quais são os riscos de se ter uma vida sedentária. Esses riscos são perigosos e podem ser fatais. Por isso, abandonar a zona de conforto e a vida sedentária é extremamente vantajoso. Veja aqui quais são as consequências do sedentarismo para a saúde de um modo geral. Mas vamos também prosseguir nessa leitura e ver quais são as doenças relacionadas ao sedentarismo!

Vida sedentária e Saúde Cardiovascular

As doenças cardiovasculares compõem o grupo de doenças relacionadas ao sedentarismo. Elas são aquelas doenças que comprometem o coração e os vasos sanguíneos. Ou seja, tudo o que está relacionado à circulação sanguínea. Esse comprometimento do coração acontece, porque, para funcionar bem o coração precisa de movimento. Movimentar-se faz com que haja uma melhor circulação sanguínea. Desse modo, o sedentarismo te leva a ficar doente nesse quesito.

Ao permanecer sem atividade, você pode desenvolver:

  • Pressão Arterial alta;
  • Colesterol alto;
  • Embolia pulmonar;
  • Maiores chances de ataque cardíaco.

Diabetes e vida sedentária

As pessoas sedentárias, além de estarem inativas, permanecem com seus hábitos alimentares. E muitas vezes esses hábitos não são saudáveis. Portanto, a ausência de atividade física associada ao consumo de alimentos não saudáveis acarreta uma série de prejuízos à saúde. Dentre esses prejuízos temos o diabetes.

Você, como todas as outras pessoas, ama um docinho, não é? Mas também, se você não é amante dos doces… faz parte do grupo de pessoas que saliva ao pensar naquele lanche preparado de maneira especial. Aquele lanche que nem cabe direito na boca. Huummm. É muito bom, não é mesmo? Então, mas comer esses alimentos faz com que seu corpo seja bombardeado com altas taxas de açúcar. Só que não é que você não possa comer. Você pode! Todavia, você deve praticar exercícios físicos para queimar essas calorias. Pois, esse tipo de alimentação associada ao sedentarismo, fará com que você desencadeie diabetes.

Obesidade – Doenças relacionadas ao sedentarismo

Nos últimos anos passamos a nos alimentar de alimentos muito mais calóricos. Com isso, as taxas de obesidade seguem aumentando. Ao passar grande parte do seu dia trabalhando, você só quer chegar em casa e descansar, não é? Sendo assim, porque não pedir aquela comida pronta ao invés de ter que preparar? Não tiro sua razão. Mas, cuidado! Se alimentar mal e não realizar atividade física causa aumento de peso. Isso pode te levar à obesidade, que é uma condição que desencadeia uma série de outras doenças. Quer exemplos? A obesidade pode desencadear diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, dentre outras.

Se você ama assistir televisão. E mais, se você ama assistir aquela série acompanhado por um calórico prato de batatas fritas. Mas não só batatas. Tem que ter um refrigerante para acompanhar, né? Falando assim dá até vontade de retomar aquele episódio da série que você não terminou, não é? Então. Em primeiro lugar, assistir TV não é um problema, tampouco comer durante o programa. No entanto, você concorda que no tempo em que você está assistindo você permanece inerte, apenas recebendo as informações que lhe são passadas? Pois é. O problema está aí! No tempo que você permanece parado durante o seu dia. Dessa forma, você deve buscar alcançar um equilíbrio. Mas como fazer isso? Bom, se você permanece por muito tempo parado durante o seu dia, seja trabalhando, estudando ou assistindo. Você deve tirar momentos do seu dia para se exercitar.

Ansiedade e Depressão – Doenças relacionadas ao sedentarismo

Sabia que quando você fica lento fisicamente, sua mente também é prejudicada? Pois é! Quando não nos movimentamos estamos propensos a ficarmos mais estressados, cansados, inquietos e depressivos. Por outro lado, a atividade física proporciona a liberação de hormônios que provocam o bem-estar. Assim sendo, a saúde mental comprometida também compõe o grupo de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Dessa forma, o sedentarismo aumenta as chances de que você fique mais ansioso e depressivo. Portanto, cuidado com a inatividade! Tire um tempinho para cansar o seu corpo e descansar a sua mente.  

Para saber melhor como a saúde física está inter-relacionada com a saúde mental, recomendo que leia …

Câncer pode ser uma doença relacionada ao sedentarismo?

Câncer. Ouvir essas palavras causa um impacto, não é verdade? Ninguém quer ter câncer, pois sabemos o quanto essa doença pode ser severa. Mas o sedentarismo pode causar câncer, você sabia? Essa condição de inatividade faz com que o nosso corpo fique mais fraco para combater os ataques. Isso por causa de uma série de fatores, inclusive, por conta das doenças que ela causa – que já foram supracitadas. Além disso, você sabia que o câncer colorretal tem forte relação com o sedentarismo e faz parte dos tumores que têm maior incidência no Brasil e no mundo? Então, essa informação é muito pertinente e devemos ficar atentos a nossos hábitos. Talvez, a comodidade de deixar de realizar atividade física pode nos custar a nossa saúde e até mesmo nossa vida.

Se você tem tido um modo de vida sedentário, busque formas de realizar atividades físicas, dessa forma haverá uma melhora em sua saúde. E você só tem a ganhar! Caso não saiba por onde começar, clique aqui.

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Doenças relacionadas ao sedentarismo: Confira quais doenças estão relacionadas à vida sedentária

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você