Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Doenças mais frequentes em idosos

A terceira idade é uma fase da vida em que todas as pessoas anseiam chegar. É o momento em que desaceleramos um pouco o ritmo da vida e começamos a vê-la sob outro aspecto. No entanto, existem alguns problemas de saúde que podem diminuir a qualidade de vida dessa faixa etária. A correria do dia-a-dia faz com que, quando mais jovens, não cuidemos da nossa saúde como deveríamos. Dessa forma, quando idosos algumas doenças tendem a aparecer. E é sobre as doenças mais frequentes em idosos que vamos falar.

Doenças cardiovasculares

Caracteriza-se por doença cardiovascular todas as doenças que acometem o coração e/ou os vasos sanguíneos. Dentre elas, as que mais comumente acometem os idosos são: hipertensão, infarto, insuficiência cardíaca e angina.

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma condição caracterizada pelo aumento de pressão do sangue nos vasos sanguíneos, dificultando a circulação. Geralmente, homens acima dos 65 anos e mulheres acima dos 55 anos são mais acometidos. Podemos considerar que a pressão arterial é alta quando os valores permanecem acima de 140 por 90 mmHg. Vale salientar que a P.A costuma aumentar conforme a idade também aumenta. Por isso, se a sua pressão arterial está próxima do valor limite, recorra às medidas de controle, consulte o seu médico.

Como posso evitar a hipertensão? Em primeiro lugar, bons hábitos são fundamentais. Ou seja, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos devem fazer parte do seu cotidiano. Evite comer alimentos muito salgados e/ou gordurosos, não consuma bebidas alcoólicas em excesso e nem faça uso do tabaco. Além disso, tenha uma vida ativa, não seja sedentário.

Infarto agudo do miocárdio

O infarto é, basicamente, uma interrupção do fluxo sanguíneo de forma súbita, causada pela morte de algumas células de determinada região do coração. O sintoma mais popularmente conhecido do infarto é a dor no peito. Todavia, existem outros sintomas. Por exemplo, a falta de ar pode ser um dos principais sintomas para indivíduos na terceira idade. É importante lembrar que em idosos o infarto pode ocorrer sob a ausência de sinais claros. Dessa forma, a qualquer sinal de mal estar, é importante recorrer ao médico. A hipertensão é um dos fatores de risco para o infarto, além dela, está também o diabetes, a obesidade, dentre outros. Em suma, doenças que estão relacionadas ao acúmulo de colesterol têm grande potencial de risco para que o indivíduo sofra um infarto. Para se prevenir é necessário ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física.

Diabetes

O diabetes é uma condição de saúde que é causada por alterações na produção ou absorção de insulina, que é responsável por regular a glicose no sangue. Dessa forma, quando há problemas relacionados à insulina, a glicose passa a se acumular no sangue, levando o indivíduo a desenvolver diabetes.

As elevadas taxas de glicemia provocadas pelo diabetes podem levar o indivíduo a desenvolver uma série de outros problemas. Como, por exemplo, problemas cardiovasculares, renais e nervosos. Além disso, pode causar cegueira e, em alguns casos, a morte.

O diabetes age no idoso da mesma forma que em uma pessoa mais jovem. No entanto, a idade torna-se um fato agravante, logo, os idosos devem ter uma atenção especial. Principalmente aqueles que já têm complicações de outras naturezas, como as doenças cardiovasculares.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que acomete o tecido ósseo. Nessa patologia, há perda de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos e suscetíveis à fratura. Essa doença faz parte do grupo de doenças mais frequentes em idosos, pois com o passar dos anos os ossos vão ficando mais fracos, devido à perda da capacidade de absorver/metabolizar o cálcio.

Por ser uma condição que afeta mais comumente a população idosa, alguns cuidados devem ser tomados. Em primeiro lugar, sabe-se que com o avançar da idade as capacidades motoras vão diminuindo. Dessa forma, a suscetibilidade de sofrer quedas, devido à falta de equilíbrio, aumenta. Então, os idosos são mais suscetíveis a sofrerem acidentes e contam com ossos menos resistentes. Por esse motivo, é importante evitar que os idosos com osteoporose convivam em locais em que tenham mais chances de sofrer acidentes.

Para reduzir a incidência de osteoporose, o Ministério da Saúde propôs algumas medidas. A saber:: exposição à luz solar, caminhadas, terapia de reposição hormonal para as mulheres (quando necessário) e aumento do consumo de leite e derivados.

Demência

Além das doenças mais frequentes em idosos supracitadas, existem também as doenças relacionadas à demência. A demência nada mais é que a perda das capacidades cognitivas associada à incapacidade de realizar tarefas simples do cotidiano. Dentre os quadros de demência que acometem a pessoa idosa estão o Alzheimer e a demência por Parkinson. Elas não têm cura, porém, algumas intervenções podem ser realizadas a fim de atenuar os impactos e diminuir os agravos.

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você