Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Dieta Mediterrânea: Veja porque a dieta mediterrânea é uma ótima opção de dieta

Uma vida com saúde depende de uma dieta saudável. A dieta mediterrânea vem estando em moda há muito tempo. Ela tenta imitar os hábitos alimentares da região do Mediterrâneo: países como Grécia, Sul da Itália, Espanha, Turquia e Líbano. Então, devido à semelhança de clima e solo, o costume alimentar dessa população é muito parecido. Mas, a vantagem da dieta mediterrânea é que ela é considerada uma das dietas mais saudáveis para o coração e para a memória.

Segundo um estudo da Universidade de Barcelona, poderiam ser evitadas 30% das mortes cardiovasculares se essa dieta fosse difundida globalmente. Além disso, uma vantagem adicional para os homens, evidenciada em um estudo publicado em Janeiro de 2018 no The Jounal of Urology, mostrou que homens que seguiam a dieta mediterrânea tinham um menor risco de câncer de próstata agressivo do que aqueles que seguiam a dieta ocidental.

Outros benefícios da dieta é que ela pode reverter a síndrome metabólica, cortar o risco de diabetes tipo 2 pela metade e até reduzir a progressão da aterosclerose.

Como fazer a dieta mediterrânea?

1- Coma peixes

Aumente a ingestão de peixes. Mas, não é qualquer peixe. Coma, principalmente, peixes que tenham ômega 3, como sardinhas. Isso porque o ômega 3 é extremamente benéfico. Ele reduz a inflamação, protege contra doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento do seu cérebro, ajuda na glicemia, dentre outros.

2- Evite industrializados

Diga não aos alimentos industrializados. Nesses países, alimentos frescos são a base da dieta. Alimentos industrializados têm excesso de gorduras ruins, sal e açúcar, que a gente sabe que faz mal, então, pare de comprar.

Vale ressaltar que alimentos industrializados contribuem para que você desenvolva uma série de doenças. A obesidade, por exemplo, é uma condição de saúde que acomete vários brasileiros, e está diretamente relacionada a hábitos alimentares não saudáveis.

3- Aumente a ingestão de frutas e verduras

Se você olhar bem com cuidado a dieta desses lugares, verá que eles comem muito abacate, tomate e legumes. Então, tente comer in natura ou preparar os legumes no vapor.

4- Mais azeite

Coloque o azeite de oliva na mesa. pois, o azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada, que faz bem para o organismo, aumenta o colesterol bom, é rico em antioxidantes, e pode melhorar a saúde cerebral.

5- Oleaginosas

Coma um punhado de oleaginosas. Nozes, amêndoas, castanhas fazem parte da dieta mediterrânea. Mas, cuidado para não exagerar, porque elas são muito calóricas, um punhado basta.

6- Vinho tinto

Beba vinho tinto uma vez por dia. Esse é o ponto controverso da dieta mediterrânea, os polifenóis e o resveratrol do vinho tinto podem proteger o coração. Mas, como todo álcool, pode ter um efeito danoso. Então, cuidado! Mas, para quem tem prisão de ventre o vinho é uma boa opção também, porque ajuda intestino a “andar”.

7- Aumente laticínios

Aumente a ingestão de laticínios. Iogurte, queijos, leite, fazem parte da dieta mediterrânea. O leite ajuda a fortalecer o cálcio nos ossos e no aumento da vitamina D. Por isso, consumir laticínios é benéfico, caso você não seja intolerante à lactose.

8- Aumente grãos integrais

Lentilhas, feijões, grão-de-bico, devem fazer parte da sua rotina diária.

Essa dieta é para você que quer viver bem e por muito tempo. Além disso, se você tem problemas cardiovasculares na família, essa é a sua dieta. Mas, se você não tem, ótimo também, porque essa dieta é saudável para todos. Além de te ajudar a manter o peso, ela diminui riscos de problemas degenerativos, como Alzheimer. Pois, a dieta mediterrânea é boa para o corpo e para a mente.

Essa dieta também contribui para te livrar da síndrome metabólica, diabetes. Enfim, todo o tipo de doença degenerativa e crônica, e até te ajuda a se proteger da asma, pele atópica e todos os tipos de inflamações. Pois, é uma dieta muito rica em antioxidantes.

Fonte: Alimentação

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você