Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

05 dicas para fortalecer a sua imunidade

A imunidade é responsável por defender o nosso organismo das infecções, doenças e corpos estranhos. Além disso, o sistema imune corrige falhas do nosso próprio corpo, quando alguma célula é mal formada, por exemplo, ele a destrói para evitar complicações. Descubra como fortalecer a sua imunidade.

Provavelmente, você já esteve com uma determinada condição de saúde em que as pessoas te disseram: “sua imunidade deve estar baixa”. Mas o que significa isso? Bom, como dito anteriormente, o nosso sistema imune é responsável por defender o nosso corpo das ameaças. Por isso, alguns vírus e bactérias são neutralizados pelas células de defesa antes de causarem qualquer dano ao organismo. Sendo assim, quando você adoece devido à infecção por determinados vírus e/ou bactérias, provavelmente, sua imunidade está baixa.

Neste artigo quero te dar 05 dicas para fortalecer a sua imunidade.

01. Consuma alimentos saudáveis

Você já ouviu aquela frase: “você é aquilo que come”? Essa frase não está errada. Pois, aquilo que ingerimos se reflete em nós. Seu eu me alimento de muitos produtos processados, calóricos e gordurosos, meu corpo refletirá isso. Mas, de que forma? Temos vários exemplos: diabetes, obesidade, doenças cardíacas, indisposição e, não menos importante, baixa imunidade. É isso mesmo! Aquilo que você come pode afetar o seu sistema imunológico. Então, você deve aprender a usar os alimentos a seu favor. Você deve estar se perguntado: “como farei isso?”. É o que vou te ensinar.

Em primeiro lugar, as vitaminas são muito importantes para garantir a nutrição e o bem-estar do nosso corpo. Além disso, existem algumas vitaminas fundamentais para fortalecer nossa imunidade, dentre elas está a vitamina C. Por isso, consumir alimentos ricos em vitamina C é fundamental para manter o sistema de defesa forte. Dentre os alimentos que são fontes dessa vitamina temos as frutas cítricas: laranja, abacaxi, acerola, limão, kiwi. Além das frutas, há também o brócolis e a couve. Enfim, são várias as opções, e você pode abusar da criatividade na criação dos pratos.

Alimentos ricos em zinco também são ótimas opções para o fortalecimento do sistema imune. Dentre eles estão as castanhas, o amendoim e a carne vermelha.

02. Pratique atividade física

Um modo de vida sedentário não é bom para ninguém, não é mesmo? Mas, atualmente, com o aumento dos empregos em escritórios e com a facilidade de se deslocar devido aos meios de transporte, o sedentarismo é realidade para muitas pessoas. Mas, você sabia que a atividade física é importante para o seu sistema imunológico? Então, pessoas sedentárias têm mais dificuldade em resistir a algumas doenças. Por isso, pratique exercícios!

Mas como praticar exercícios pode me ajudar? Então, você sabia que praticar exercícios físicos contribui para o aumento de algumas células de defesa? Além de fortalecer o seu corpo, te garantir mais resistência óssea e muscular, te ajudar na perda e manutenção de peso, o exercício físico ajuda a fortalecer sua imunidade.

Busque o exercício que melhor se adequa à sua rotina e às suas necessidades. Inclusive, alguns exercícios podem ser feitos em casa. Faça como preferir, só não deixe de se exercitar.

03. Durma bem

Talvez você tenha problemas para dormir, ou não consiga descansar como deveria. Mas, o sono é muito importante para a sua saúde. Da mesma forma que nosso corpo precisa se movimentar, ele também precisa de um momento para descansar. Você já percebeu que quando não dorme direito, não consegue fazer as coisas bem? Ou você faz parte daqueles que ficam estressados quando são privados do sono? Então, da mesma forma que você é prejudicado quando não dorme bem, o seu sistema imunológico também é.

Quando dormimos, o nosso corpo direciona a energia para outras áreas do nosso organismo. Dentre elas está o metabolismo do nosso sistema imunológico. Então, quando no período que estamos dormindo o nosso sistema imune produz mais células de defesa. E isso é ótimo para a nossa imunidade e saúde.

04. Beba água

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Quando estamos hidratados, nossos rins funcionam bem e realizam suas funções, como: eliminar as toxinas do nosso corpo. Por isso, quando não ingerimos água suficiente, essas toxinas podem se acumular no organismo, e isso prejudica nosso sistema imunológico.

05. Evite o álcool e o tabaco

Fumar e beber em excesso prejudicam nossa saúde. Por isso, existem diversas campanhas de conscientização nesse sentido. Mas como esses hábitos afetam o sistema imunológico?

Em primeiro lugar, o consumo de álcool de forma crônica pode causa a diminuição de algumas células de defesa. Isso, consequentemente, causa o enfraquecimento da imunidade. Além disso, alguns estudos comprovam a diminuição do número de Linfócitos T em fumantes. Esses linfócitos são células de defesa fundamentais para nosso sistema imune.

Tome cuidado com o consumo excessivo de álcool e busque formas de se livras do tabagismo.

Fortaleça seu sistema imunológico. Viva com saúde total!

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você