Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Dicas para depressão: como ajudar uma pessoa com depressão?

Neste artigo vamos falar sobre algumas dicas para ajudar você a lidar com uma pessoa com depressão.

Antes de tudo há algumas palavras de ordem para ajudar algúem com depressão:

  • Informe-se
  • Ouça
  • Entenda
  • Ajude
  • Evite
  • Ofereça
  • Não desista

E diante de cada uma dessas palavras de ordem, eu vou te explicar como ajudar a quem você ama e está passando por esse momento difícil

Informe-se sobre a depressão – Dicas 01

Primeiramente, você precisa compreender o que de fato é a doença para somente assim conseguir ajudar.

Nesse artigo foi falado sobre os sinais apresentados pela depressão e explicamos cada um dos aspectos relacionados, vale a pena conferir!

Procure informações confiáveis, busque médicos e entenda a doença por completo. Retirando ideias preconcebidas e preconceitos e enxergando a doença como ela de fato é.

Ouça, mas sem julgamento – Dicas 02

Primeiramente, a pessoa com depressão possui um nível muito agudo de autocrítica. Logo, diante de qualquer realidade ela tende a sentir muita culpa e ser muito ferrenha consigo mesma.

Do mesmo modo, é importante desenvolver uma escuta ativa e imparcial. Deixando de lado os julgamentos e escutando sem ideais preconcebidas.

Acima de tudo, as críticas só vão piorar o quadro da pessoa. É importante escutar sem julgamentos.

Por fim, é importante que a sua escuta não seja no sentido de resolver todos os problemas da pessoa. É muito comum que no intuito de ajudar, nós queiramos solucionar os problemas da pessoa. No entanto, o que para uma pessoa sadia é fácil de ser feito, para uma pessoa depressiva é um obstáculo intransponível, logo é preciso ter cuidado.

Entenda como funciona o tratamento – Dicas para depressão 03

Em outras palavras, no intenção de ajudar tendemos a propor soluções para o indivíduo deprimido. No entanto, é preciso compreender como ocorre o tratamento para não interferir negativamente.

Procure o médico e psicólogo que atende à pessoa e busque informações sobre como procede o tratamento.

Ajude ativamente – Dicas para depressão 04

Em primeiro lugar, a pessoa com depressão não está em condição de “pedir ajuda”, logo, se a sua intenção é que ela o procure quando precisar… saiba que isso não ocorrerá! Por isso, é necessário uma ajuda ativa!

A capacidade de interação social de uma pessoa deprimida está muito reduzido, por isso, devemos ir ao encontro deles e não esperar que eles nos busquem quando precisarem.

Por exemplo, se ofereça a ajudar nas pequenas tarefas do dia a dia, aquelas que a pessoa está – por causa da doença- com dificuldades de fazer.

Evite a culpa – Dica para depressão 05

Como já foi falado anteriormente, o sentimento de culpa é muito presente na pessoa depressiva. Esse é um dos fortes sinais característicos da doença. Ou seja, em um tratamento o que se busca é fazer com que a pessoa se liberte da culpa.

Por isso, se perceber que o tratamento não está caminhando bem, ou que a pessoa está tendo mais dificuldades do que o esperado para se tratar: de forma alguma a culpe por isso!

Dar mais motivos para a pessoa se sentir culpada só afetará o tratamento dela. O objetivo é tentar fazê-la se libertar da culpa e não o contrário.

Ofereça esperança – Dicas para depressão 06

Acima de tudo, o sentimento de falta de esperança é muito forte na pessoa deprimida. Por tal motivo, é importante estar ao lado tentando combater a desesperança.

E como fazer isso? Oferecendo sempre uma visão otimista e esperançosa à pessoa. Mostrando que ela conseguirá sair do quadro depressivo e fortalecendo os ideais positivos presentes na pessoa.

Sobretudo, fortaleça as qualidades e pontos fortes dessa pessoa! Entenda que nesse momento o que ela tem maior dificuldade em ver são as qualidades e coisas boas de si mesma e da vida.

Além disso, busque sempre reafirmar que a pessoa está deprimida, ela não é deprimida. Ou seja, a doença passará, a doença não é parte da personalidade dela, apenas uma fase que pode ser tratada.

Por isso, procure formas de induzir esse autoconhecimento e fortalecer os aspectos positivos da realidade.

Não desista de quem você ama!

Se em algum momento as coisas ficarem muito difíceis, recorde para si mesmo e para a pessoa amada o quanto a vida pode ser mais bonita. Tenha sempre esperança para doar, reafirme que a vida é boa, apesar dos altos e baixos.

Vale a pena lutar por quem amamos!

Quer entender mais sobre a depressão? Leia aqui!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

REFERÊNCIAS: https://www.youtube.com/watch?v=KZ2GJ7FTRTw

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você