Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Nesse mês de setembro, no dia 19 comemoramos os Dia Mundial do Doador de Medula óssea. E de fato há muito o que se comemorar, pois o Brasil registrou no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) mais de 4 milhões de doadores. Sendo o terceiro país com mais doadores no mundo.
Você já é um doador? Ainda não? Nesse artigo vamos conversar sobre como é o processo. Afinal, a compatibilidade é bem rara, e quanto mais pessoas se dispõe a serem doadoras, maior o possibilidade de encontrar compatibilidade.
Cada pessoa que se junta ao registro dá aos pacientes mais esperança de encontrar a correspondência de que precisam.
O que é medula?
Antes de tudo, é importante que você entenda o que é esse tecido a ser doado. Pois bem, a medula é constituída por tecido líquido-gelatinoso, que é responsável por produzir os componentes do seu sangue, (hemácias, leucócitos e plaquetas). A importância desse tecido é a de conter células-tronco que vão gerar as células sanguíneas.
Como é o processo para ser um doador de medula?
Primeiramente, os médicos procuram um doador que corresponda ao tipo de tecido do paciente, principalmente o tipo de tecido do antígeno leucocitário humano (HLA). HLAs são proteínas – ou marcadores – encontrados na maioria das células do seu corpo.
Contudo, seu sistema imunológico usa esses marcadores para reconhecer quais células pertencem ao seu corpo e quais não pertencem. Quanto mais próxima a correspondência entre os marcadores HLA do paciente e os seus, melhor para o paciente.
Basicamente, quando você se disponibiliza doador de medula, uma pequena porção do seu sangue é retirada para uma série de exames para descobrir qual a sua compatibilidade.
Esses dados são armazenados e no futuro, se alguém compatível com você precisar você será chamado para exames detalhados que vão comprovar se você realmente é compatível com aquela pessoa.
Além disso, todo esse processo é realizado no centro de coleta, que costuma acontecer no mesmo local onde você doa sangue. Basta que você manifeste interesse em ser doador de medula. O processo de cadastramento dura em torno de 30min.
Seja um doador de medula!
Como você leu anteriormente, o processo é bem simples e dura em torno de 30min apenas. Você pode fazê-lo no mesmo dia em que for doar sangue.
Além disso, é bastante seguro. Por isso, não há motivos para não se disponibilizar doador de medula.
Há inúmeras doenças que podem levar a morte com a falta de transfusão de medula. Por isso, é tão importante se cadastrar, pois quanto maior o número de pessoas, maior a chance de encontrar um doador compatível.
Resumindo, com um gasto de apenas 30min em um dia qualquer você poderá futuramente salvar uma vida.
Eu posso mudar de ideia ?
Sim! Você tem o direito de mudar de ideia sobre ser um doador a qualquer momento. Doar é sempre voluntário.
Por isso, se em algum momento você decidir não ser mais um doador, por algum motivo, você poderá cancelar o seu cadastramento no REDOME de forma gratuita.
Não se preocupe! Você está livre para fazer a melhor decisão.
Entenda mais sobre saúde e doenças relacionadas ao sangue.