Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Como uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19?

Como uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19? Comer bem. Se alimentar de forma saudável. Comer alimentos nutritivos. Ingerir alimentos ricos em vitaminas. Desde crianças ouvimos essas frases constantemente. Sempre aparece alguém para nos orientar quanto à nossa alimentação. Fato é: uma alimentação saudável é extremamente importante para a manutenção da saúde! Pois nosso corpo funciona em conjunto, logo, tudo precisa estar funcionando bem. Mas você sabia que a sua alimentação também influencia no combate aos vírus? Por isso, continue nessa leitura e saiba como uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19.

Não existe alimento milagroso!

Em primeiro lugar, é preciso entender que não há alimento milagroso! Você pode ter ouvido por aí que tomar o chá de uma determinada erva, ou consumir determinado suco vai combater o vírus definitivamente. Mas sinto em lhe informar que isso não existe! Em qualquer ramo da saúde que envolva alimentos, seja para emagrecer, engordar ou, até mesmo, fortalecer a imunidade. Um alimento isolado não fará com que você tenha um bom desempenho. Sabe por quê?

O nosso corpo tem as mais diversas e variadas demandas. É preciso consumir uma determinada taxa de proteína, outra de carboidratos, uma outra de vitaminas. Então, ao unir tudo isso, dentro do valor adequado, é possível obter uma boa carga de nutrientes. Você deve estar se pensando: “tudo bem, já entendi que uma alimentação balanceada é importante e faz a diferença. Mas onde isso se encaixa no contexto do coronavírus?”. Então, saiba como uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19, é isso que vou te explicar a seguir.

Combate às doenças e alimentação

O corpo humano é formado por complexos sistemas, que têm uma série de mecanismos. Um desses sistemas é o sistema imunológico, e ele age com a finalidade de defender o corpo das possíveis ameaças. Mas, para que o sistema imunológico consiga cumprir seu papel, que é garantir a nossa imunidade, é preciso que o corpo como um todo esteja funcionando bem. E, claro, quando eu digo “um todo”, uma boa alimentação está inclusa e é essencial.

Nesse sentido, alimentar-se mal faz com que sistema imune funcione mal. Por consequência, a imunidade ficará baixa e o corpo não conseguirá combater as doenças como deveria, pois o seu mecanismo de defesa estará prejudicado. Você já ouviu aquela frase “o que não mata, engorda”? Então, essa é a típica frase que as pessoas soltam antes de comer algo que elas suspeitam não fazer bem para a saúde. Todavia, pode-se ver essa frase por outro ângulo: o que é ingerido pelo ser humano pode tanto engordá-lo quanto matá-lo. Pois, uma pessoa que não ingere alimentos ricos em nutrientes, mas consome produtos com uma alta taxa de açúcar e gordura, está caminhando para o aumento de peso, declínio da sua imunidade e perda da sua saúde. Portanto, alimentar-se com consciência é fundamental! Saiba como fazer isso!

Como uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19?
Alimente-se bem! Viva com saúde total!

Proteínas e Vitaminas no combate à COVID-19

As proteínas e as vitaminas são muito importantes para o fortalecimento do sistema imunológico. As proteínas podem ser encontradas, principalmente, em alimentos de origem animal. Dentre esses alimentos tem-se: ovos, leite e carnes. Porém, caso você não consuma alimentos de origem animal, existem as opções de proteínas de origem vegetal. Dentre os alimentos de origem vegetal que disponibilizam proteínas, pode-se citar: feijão, soja, grão-de-bico e ervilha. Sendo assim, buscar consumir esses alimentos é muito importante!

E quanto às vitaminas? As vitaminas D e C se destacam quando o assunto é fortalecimento do sistema imune. E uma boa notícia quanto a essas vitaminas é que elas podem ser encontradas em fontes simples. A vitamina D, por exemplo, tem como uma das fontes o sol. Logo, banhos de 15 minutos no sol em bons horários (10h e 12h), são suficientes para adquirir boas taxas dessa vitamina. Além do mais, existem estudos que relacionam a deficiência da vitamina em questão com aumento do risco de desenvolver algumas doenças, dentre as quais está a hipertensão e o câncer.

O segundo grupo de vitamina citado, é o grupo da vitamina C. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, maracujá e abacaxi. Dessa forma, não é um martírio consumir essa vitamina, não é mesmo? Até porque essas frutas são muito saborosas e rendem um suco igualmente saboroso. Contudo, existe também a suplementação de vitamina C, você pode adquiri-la, então, por meio da ingestão de suplementos compramos em farmácias. Vale lembrar, no entanto, que esse tipo de suplementação só tem eficácia caso seu corpo esteja deficiente dessa vitamina.

Demais alimentos

Existem ainda os alimentos ricos em ácido fólico, ferro e zinco. Esses nutrientes também precisam estar presentes no organismo. Alimentos com forte coloração verde são os queridinhos em se tratando de ácido fólico. No que diz respeito ao ferro, o feijão preto e a carne vermelha são muito bem-vindos. Já quando se fala em zinco, alimentos de origem animal são ótimas fontes, dentre eles estão: carne bovina, fígado e ostras.

Contudo, existem diversos outros tipos de alimentos que contribuem para a manutenção da saúde. Como dito anteriormente, tudo o que é consumido é igualmente importante. Algo que não se deve abrir mão é a água, hidratar-se é fundamental! Para que o organismo esteja regulado, a ingestão da quantidade ideal de água é imprescindível. Estima-se que cada adulto deve beber cerca de dois litros de água diariamente, todavia, sabemos o quanto é difícil cumprir essa tarefa. Apesar de toda essa dificuldade, é importante lembrar que alimentar-se bem não é o suficiente caso não haja um consumo adequado de água.

O que pode ajudar nesse sentido é portar uma garrafa de água sempre que possível, para que, ao olhar para ela, você se lembre de ingerir a água. Então, reserve uma garrafinha de água para você levar para o serviço, deixar no seu quarto e/ou nos lugares em que você passa a maior parte do dia. Hidrate-se!

Certamente, com uma alimentação balanceada e com o consumo adequado de água o seu sistema imune estará extremamente fortalecido para combater qualquer tipo de doença. Conclui-se, então, que uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19.

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Como uma boa alimentação pode te ajudar a combater a COVID-19?

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você