Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Como tratar TOC? Descubra como se cuidar

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Por muitos anos, o Transtorno Obsessivo Compulsivo foi considerado uma doença rara, pelos profissionais especializados em saúde mental. Pois, apenas uma minoria dos pacientes procurava ajuda. Acredita-se que muitas pessoas acometidas com TOC sofriam de maneira calada e não exteriorizavam isso para outras pessoas. Assim, elas tentavam esconder os pensamentos, ou elas se envergonhavam dos sintomas que apresentavam, e não procuravam ajuda. Por isso, os profissionais de saúde mental acabaram subestimando o número de pacientes com essa doença. Nesse artigo você descobrirá como tratar TOC.

Se você tem TOC, possivelmente você levou em torno de 8 anos entre o primeiro sintoma do transtorno e a primeira vez que recebeu o diagnóstico por algum profissional da área da saúde. Pois, esse é o tempo estimado. Então, do primeiro sintoma até o diagnóstico, é um tempo muito longo. Isso contribui para o sofrimento da pessoa.

Quem pode ter TOC?

Pesquisas recentes apontam que esse transtorno atinge cerca de 2% da população em geral. Isso significa que o TOC é mais comum que a esquizofrenia e outras doenças mentais graves. Ele atinge 1 a cada 40 pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, esse transtorno está entre as dez maiores causa de incapacitação. Geralmente, ele é crônico e, quando não tratado, seus sintomas permanecem durante toda a vida do indivíduo. Na verdade, raramente os sintomas desaparecem por completo, o mais comum é que eles sofram altas e baixas ao longo da vida.

O TOC pode atingir pessoas de todos os grupos éticos, gêneros e pode, inclusive, se manifestar na infância. Mas, vai acometer principalmente os adultos jovens, na faixa etária de 30 anos. Todavia, o pico de maior incidência dessa condição é em torno dos 20 anos.

Como tratar TOC?

Como tratar TOC? Os tratamentos mais frequentemente utilizados para o TOC, envolvem medicações e terapia. As medicações utilizadas são os antidepressivos, pois, eleves vão inibir a recaptação de serotonina para reduzir o nível de ansiedade. Além disso, os antidepressivos têm ação anti-obsessiva, ou seja, eles ajudam no controle dos pensamentos obsessivos.

É muito comum que para o tratamento do toque seja necessário utilizar doses maiores de antidepressivos do que no tratamento da depressão. E a resposta à medicação, no TOC, geralmente é mais lenta. Pois, o indivíduo pode levar até 12 semanas para ter resposta à medicação.

Terapia Cognitivo-comportamental

Felizmente, desenvolveu-se um tipo de terapia: a terapia cognitivo-comportamental. Essa terapia consegue melhorar em mais de 80% a qualidade de vida do paciente. Além disso, em muitos casos, essa terapia consegue eliminar os sintomas. Então, a associação dessas duas modalidades de intervenção (terapia e medicamentos) será a forma mais eficaz de tratamento.

A terapia cognitivo-comportamental atua através da exposição e prevenção de resposta. Nessa abordagem, o paciente será exposto à ideia ou ao objeto que é temido, tanto diretamente quanto pela imaginação, acompanhado do terapeuta. Então, ele será encorajado a não praticar os rituais. Por exemplo, uma pessoa que lava as mãos compulsivamente, será estimulada a pegar no cano do ônibus que ela não gosta. Posteriormente, ela não poderá lavar as mãos nem passar álcool em gel, logicamente com a ajuda do terapeuta. Assim, ela vai se dessensibilizando, se habituando, e a ansiedade que era gerada quando o ritual não era cumprido, vai diminuindo.

A terapia cognitivo-comportamental também utiliza uma técnica para corrigir as crenças e os pensamentos distorcidos que existem no TOC. Então, é feito a chamada reestruturação cognitiva. Ou seja, vai treinar os pacientes para que eles mesmos consigam identificar os pensamentos e as crenças distorcidas, para que eles questionem tais crenças, discutam as evidências, testem a veracidade. Para que o paciente comece a entender que uma coisa é ele ter um pensamento ruim, outra coisa é esse pensamento ser verdade. No TOC o indivíduo acha que o pensamento dele é verdadeiro, então, a terapia ajuda nisso.

Fonte: TOC

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você