Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Como aprender a meditar?

A meditação, seja ela qual técnica utilizadas ajuda na descompressão do excesso de percepção sensorial da mente. E dá lugar a toda essa leveza que tanto buscamos.

Por isso, a meditação promove tanta saúde! Há na ciência uma recorrente associação da melhora da ansiedade, estresse e depressão com as prática meditativas.

Nesse artigo vamos aprender a como meditar, começando do zero!

Meditação é …

  • mais repousante do que dormir! Um estudo chegou a conclusão de que uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo. Um dos principais sintomas da ansiedade é o aumento do consumo de oxigênio pela respiração que fica mais agitada e ofegante.
  • um processo de autoconhecimento, ou seja, ao passo que você medita, aumenta a conexão consigo mesmo.
  • altamente relaxante
  • uma atividade terapêutica

Pessoas que meditam regularmente…

  • conseguem suportar uma carga maior de dor. Inclusive, é adotado a prática de meditação nos hospitais para pacientes que possuam dor crônica e intensa. Como fibromialgia ;
  • adquirem um nível maior de resiliência;
  • possuem uma ótima memória;
  • maior concentração;
  • tem mais saúde mental;
  • possuem maior disposição física no dia a dia;
  • são mais conscientes;
  • fazem escolhas melhores;

Como aprender a meditar?

Agora vamos aprender a meditar!

Primeiramente, entenda: há vários tipos de técnica de meditaçao, como Meditação Mindfulness, Raja Yoga Meditação Vipassana, e outras. No entanto, não se preocupe com a técnica se você é iniciante.

Veja o passo a passo de como começar a meditar:

1- Primeiramente, sugiro que você reserve um ou dois horários no dia para ficar sozinho e sair da sua rotina, separe em torno de 30 minutos do seu dia.

2- Vá a um local silencioso. Escolha um local da sua casa ou do seu trabalho que seja silencioso. Você pode meditar até mesmo no carro ou em um jardim próximo. No entanto, o local precisa ser silencioso, você não poderá ser incomodado.

3 – Além disso, aprenda uma postura confortável para meditar. A mais utilizada é a posição de lotus (pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.), no entanto, você pode meditar até deitado.

4 – Sobretudo, o ponto mais importante da meditação é a respiração. Você fará algumas respirações profundas, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca, utilizando toda a capacidade respiratória dos seus pulmões. Essa respiração no início da meditação é muito importante, pois é ela que nos auxilia a acalmar a mente e relaxar o corpo para podermos entrar no verdadeiro estado meditativo.

5 – Acima de tudo, faça uma rotina de meditação. Se possível separe dias na semana para você meditar e faça o compromisso regular

6 – Por isso, é importante que você busque pessoas que também meditam para conviver e aprender mais e mais sobre meditação.

A meditação..

A meditação te coloca no presente, lhe tira de medos do futuro e sentimentos ruins do passado. E permite a você por uma consciência plena, uma melhor tomada de decisões atuais.

Similarmente, a meditação também ajuda a curar sentimentos antigos e medos presentes. Pois atua como via de cura para problemas pessoais. Pessoas que meditam tendem a ter um maior nível de autoconhecimento.

A meditação vai te permitir uma reflexão do tempo presente. Isso fará com que a ansiedade diminua e a sua mente se torne mais flexível. Por isso, meditar ajuda na saúde mental.

Em conclusão, a meditação, mesmo feita por um iniciante, tem impacto tão significativo na vida pessoal. Uma vez que a pessoa se aventura a meditar, nunca mais será a mesma. A transformação é nítida!

A meditação é um item de promoção de saúde, pois colabora muito com a saúde mental. Experimente!

Mulher Fazendo Ioga Dentro De Uma Sala

Quer aprender mais sobre saúde da mente?
Acesse:

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você