Cirurgia de Catarata: Tudo o que você precisa saber sobre
Primeiramente, a cirurgia de catarata é muito comum, afinal a catarata afeta 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos, segundo o IBGE. É uma cirurgia realizada por um oftalmologista em regime ambulatorial, o que significa que você não precisa ficar no hospital após a cirurgia.
Sobretudo, a cirurgia em questão evoluiu muito nos últimos anos, sendo que inicialmente era feito uma micro-incisão para remover a lente do olho e, na maioria dos casos, substituí-la por uma lente artificial.
Além disso, tanto a técnica, quanto o tipo de lente implantada são muito mais confortáveis e melhores atualmente.
Sintomas de catarata
Conheça alguns sintomas de catarata:
- Você enxerga alguns halos ao redor da luzes.
- Você tem sensibilidade à luz.
- As cores ficam desbotadas e menos brilhantes.
- Visão nublada, turva ou turva
- Dificuldade crescente com a visão à noite
- Você precisa de luz mais forte para leitura e outras atividades
- Você enxerga duplamente em um único olho.
- Mudanças frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato
Causas de catarata
Acima de tudo, a maioria das cataratas se desenvolve por causa do envelhecimento que altera o tecido do cristalino. As proteínas e fibras do cristalino começam a se decompor, tornando a visão turva ou turva.
Além disso, há uma série de doenças genéticas que causam problemas de saúde que podem levar a catarata. A catarata também pode ser causada por outras doenças oculares, cirurgias oculares anteriores ou condições médicas, como diabetes.
Bem como, o uso prolongado de medicamentos esteróides também pode causar o desenvolvimento de catarata. Ficou em dúvida? Converse com o seu médico para entender melhor.
Fatores de risco para desenvolver catarata
Antes de mais nada, vamos aos fatores que aumentam o risco de catarata:
- Envelhecimento
- Hipertensão
- Ter feito uma cirurgia ocular anteriormente.
- Diabetes
- Uso excessivo e prolongado de corticosteroides.
- Exposição excessiva à luz solar
- Fumar
- Obesidade
- Alcoolismo
Quais os benefícios da cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata restaura com sucesso a visão na maioria das pessoas que se submetem ao procedimento.
Além disso, com as técnicas mais modernas, a cirurgia pode resultar em uma diminuição da dependência do óculos.
Antes da cirurgia, pelo fato de a catarata ter uma coloração amarela ou marrom, as cores ficam mais opacas com a catarata. Após a cirurgia as cores podem parecer mais brilhantes após a cirurgia porque você estará olhando através de uma lente nova artificial.
Quando fazer a Cirurgia de catarata ?
A forma de indicar a cirurgia em questão foi alterado com o passar do tempo.
Ainda mais que antigamente, como o processo da cirurgia não era tão elaborado, o recomendado era esperar a catarata estar “madura”. No entanto, atualmente, como as melhoras das técnicas cirúrgicas esse procedimento pode ser realizado de forma mais precoce.
Por isso, antes de qualquer coisa, o seu médico oftalmologista será o responsável por avaliar o momento certo da sua cirurgia.
Se você apresentar qualquer sintoma de catarata é necessário procurar um médico para ser avaliado e acompanhado.
E depois da cirurgia?
Após o procedimento, você geralmente fica no consultório médico por cerca de uma hora para se certificar de que a pressão do olho não aumenta. Outras complicações são raras, mas podem incluir aumento da pressão ocular e descolamento de retina.
Além disso, pessoas que passaram por cirurgia de catarata podem desenvolver uma catarata secundária. Para entender melhor sobre isso, converse com o seu médico.
Preciso ter medo da cirurgia de catarata ?
A cirurgia atual de catarata é muito segura e eficiente. Como é realizada a laser, o conforto diante da cirurgia é muito maior e você rapidamente vai se recuperar.
Por isso, quando você em um bom acompanhamento médico e possui confiança no procedimento o seu medo tende a desparecer. Afinal, os resultados com a cirurgia são muito recompensadores.
Além disso, é muito necessário que você esteja em conversa com o seu médico para compreender os detalhes da cirurgia. Ele irá informar como é o passo a passo, quais os procedimentos e como você pode ficar tranquilo quanto a isso.
Em conclusão, uma vez o procedimento sendo indicado pelo seu médico, você pode se informar e tudo isso irá aliviar o seu medo, trazendo sensação de segurança e alívio. Por isso, não tenha medo! Opte por seguir as recomendações do sue médico e vá em frente!
Enfim, quer saber mais sobre doenças dos olhos?
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.
Referências: https://www.youtube.com/watch?v=Jhh7dG9cq_s