Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Cirurgia de Catarata: Tudo o que você precisa saber sobre

Primeiramente, a cirurgia de catarata é muito comum, afinal a catarata afeta 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos, segundo o IBGE. É uma cirurgia realizada por um oftalmologista em regime ambulatorial, o que significa que você não precisa ficar no hospital após a cirurgia.

Sobretudo, a cirurgia em questão evoluiu muito nos últimos anos, sendo que  inicialmente era feito uma micro-incisão para remover a lente do olho e, na maioria dos casos, substituí-la por uma lente artificial.

Além disso, tanto a técnica, quanto o tipo de lente implantada são muito mais confortáveis e melhores atualmente.

Sintomas de catarata

Conheça alguns sintomas de catarata:

  • Você enxerga alguns halos ao redor da luzes.
  • Você tem sensibilidade à luz.
  • As cores ficam desbotadas e menos brilhantes.
  • Visão nublada, turva ou turva
  • Dificuldade crescente com a visão à noite
  • Você precisa de luz mais forte para leitura e outras atividades
  • Você enxerga duplamente em um único olho.
  • Mudanças frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato

Causas de catarata

Acima de tudo, a maioria das cataratas se desenvolve por causa do envelhecimento que altera o tecido do cristalino. As proteínas e fibras do cristalino começam a se decompor, tornando a visão turva ou turva.

Além disso, há uma série de doenças genéticas que causam problemas de saúde que podem levar a catarata. A catarata também pode ser causada por outras doenças oculares, cirurgias oculares anteriores ou condições médicas, como diabetes. 

Bem como, o uso prolongado de medicamentos esteróides também pode causar o desenvolvimento de catarata. Ficou em dúvida? Converse com o seu médico para entender melhor.

Fatores de risco para desenvolver catarata

Antes de mais nada, vamos aos fatores que aumentam o risco de catarata:

  • Envelhecimento
  • Hipertensão
  • Ter feito uma cirurgia ocular anteriormente.
  • Diabetes
  • Uso excessivo e prolongado de corticosteroides.
  • Exposição excessiva à luz solar
  • Fumar
  • Obesidade
  • Alcoolismo

Quais os benefícios da cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata restaura com sucesso a visão na maioria das pessoas que se submetem ao procedimento.

Além disso, com as técnicas mais modernas, a cirurgia pode resultar em uma diminuição da dependência do óculos.

Antes da cirurgia, pelo fato de a catarata ter uma coloração amarela ou marrom, as cores ficam mais opacas com a catarata. Após a cirurgia as cores podem parecer mais brilhantes após a cirurgia porque você estará olhando através de uma lente nova artificial.  

Quando fazer a Cirurgia de catarata ?

A forma de indicar a cirurgia em questão foi alterado com o passar do tempo.

Ainda mais que antigamente, como o processo da cirurgia não era tão elaborado, o recomendado era esperar a catarata estar “madura”. No entanto, atualmente, como as melhoras das técnicas cirúrgicas esse procedimento pode ser realizado de forma mais precoce.

Por isso, antes de qualquer coisa, o seu médico oftalmologista será o responsável por avaliar o momento certo da sua cirurgia.

Se você apresentar qualquer sintoma de catarata é necessário procurar um médico para ser avaliado e acompanhado.

E depois da cirurgia?

Após o procedimento, você geralmente fica no consultório médico por cerca de uma hora para se certificar de que a pressão do olho não aumenta. Outras complicações são raras, mas podem incluir aumento da pressão ocular e descolamento de retina.

Além disso, pessoas que passaram por cirurgia de catarata podem desenvolver uma catarata secundária. Para entender melhor sobre isso, converse com o seu médico.

Preciso ter medo da cirurgia de catarata ?

A cirurgia atual de catarata é muito segura e eficiente. Como é realizada a laser, o conforto diante da cirurgia é muito maior e você rapidamente vai se recuperar.

Por isso, quando você em um bom acompanhamento médico e possui confiança no procedimento o seu medo tende a desparecer. Afinal, os resultados com a cirurgia são muito recompensadores.

Além disso, é muito necessário que você esteja em conversa com o seu médico para compreender os detalhes da cirurgia. Ele irá informar como é o passo a passo, quais os procedimentos e como você pode ficar tranquilo quanto a isso.

Em conclusão, uma vez o procedimento sendo indicado pelo seu médico, você pode se informar e tudo isso irá aliviar o seu medo, trazendo sensação de segurança e alívio. Por isso, não tenha medo! Opte por seguir as recomendações do sue médico e vá em frente!

Enfim, quer saber mais sobre doenças dos olhos?

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.


Referências: https://www.youtube.com/watch?v=Jhh7dG9cq_s

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você