Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

O que a cólica do seu ciclo menstrual diz sobre sua saúde.

Em primeiro lugar, as mulheres, devido à correria do dia a dia e o uso de medicamentos que interrompem ou interferem no ciclo menstrual natural passaram a não perceber os sinais do seu ciclo menstrual.

Nesse artigo vamos conversar sobre como os sinais de cólica que aparecem no seu corpo durante o ciclo menstrual tem relação com a sua saúde geral.

Como é o ciclo menstrual?

Primeiramente, as quatro fases principais do ciclo menstrual são:

  • menstruação
  • a fase folicular
  • ovulação
  • a fase lútea.

O dia 01 do ciclo começa com a menstruação, essa fase pode durar de 03 a 07 dias de acordo com cada mulher. A menstruação é basicamente a eliminação de um fluído sanguíneo que contem as celulas que descamaram da parede do endométrio após não ter ocorrido a gravidez.

Após o menstruação dá-se início a fase folicular, ela começa no primeiro dia da menstruação e termina com a ovulação. Nessa fase os folículos ovarianos vão amadurecer para quando chegar a ovulação serem liberados.

O seu ciclo atinge o período de maturação desses folículos e eles são liberados, dando início ao período de ovulação. Por isso, nessa fase pode acontecer a fecundação. Por exemplo, quando desejar engravidar, você pode aumentar suas chances se souber qual o seu período de ovulação.

Dessa forma, após a fase de ovulação, dá inicio à fase lútea.

As fases do ciclo são importantes e precisam ser conhecidas por você, para que consiga perceber os possíveis sinais e sintomas que dão sinais sobre a sua saúde e até a presença de algumas doenças.

O que a cólica diz sobre a sua saúde?

Primeiramente, é preciso que você entenda que cólica pode acontecer em dois tipos: primária e a secundária.

A cólica primária acontece pelo exagero das prostaglandinas liberadas para promover a contração uterina e ajudar na menstruação. É um processo natural e varia de mulher para mulher. Ou seja, algumas mulheres tem esse sintoma mais presente e marcante e outras não.

Outra característica muito comum é a associação da cólica com fatores intestinais como diarreia e gases. Uma situação bastante comum e também causada pelo excesso de prostaglandinas presentes na região útero-intestino.

A cólica secundária também podem ter os mesmos sinais relatados anteriormente, no entanto a sua causa não é devido a normalidade, mas sim por doenças.

Como saber se a minha cólica é normal?

Se perceber cólicas fora do período pré-menstrual ou com uma dor excessiva e insuportável, deverá procurar o médico para avaliação das causas da sua cólica.

Sintomas de cólica no seu ciclo menstrual:

As cólicas “normais” podem se apresentar como:

  • Dor forte ou moderada na barriga.
  • Uma sensação de pressão ou “pontadas” na região próxima ao útero
  • Dor próxima aos quadris ou na parte posterior das costas.
  • Diarréia.
  • Gases, como por exemplo: sensação de estufamento

Cólica secundária podem ser sinais de doenças, como:

  • Endometriose: quando o tecido que reveste o útero (o endométrio) cresce fora do útero.
  • Adenomiose.
  • Doença inflamatória pélvica: uma infecção causada por uma bactéria que começa no útero e pode se espalhar para outros órgãos reprodutivos
  • Estenose cervical.
  • Miomas

Desconfio de cólica secundária, o que fazer?

Primeiramente, com cólicas primárias o tratamento é simples e pode ser feito com algum analgésico, como buscopam. Enfim, você poderá pedir indicações ao seu médico sobre como tratar rotineiramente essas cólicas.

Assim como, o calor também pode amenizar, você poderá, por exemplo: usar uma bolsa térmica sobre o local da cólica.

No entanto, quando se trata de cólica secundária o seu médico deve acompanhar e investigar a causa. Nesses casos os tratamento varia de acordo a causa da cólica.

Por isso, diante de qualquer sintoma suspeito procure o seu médico para uma avaliação da cólica.

Falando em inflamação, você sabia quais sinais o seu corpo dá quando está inflamando? Aprenda aqui!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico

REFERÊNCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=6IyPj9QfJJg

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você