Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Dormência nas mãos: 10 causas de formigamento e dor

Você sente dormência nas mãos de vez em quando? Será que é falta de circulação? Ataque cardíaco, derrame? O que está acontecendo? Neste artigo, falaremos sobre as dez principais causas de dormência nas mãos, e se você tiver esse formigamento, ou parestesia, tem uma grande chance de você se enquadrar em uma dessas causas. Por isso, fique atento!

Um estudo publicado no JAMA aponta que quase 15% da população sente ou já sentiu dormência nas mãos. Então, não é tão incomum assim, fique tranquilo.

O que pode causas a dormência nas mãos?

A dormência das mãos ou parestesia, pode ser causada por lesão, irritação ou compressão de um dos nervos ou de um ramo de um dos nervos do seu braço ou do seu punho. Se você tem alguma doença que possa afetar os nervos periféricos, como diabetes ou amiloidose, essas dormências, queimações ou dores podem ocorrer primeiro nos pés. Além disso, a dormência pode ser causada por problemas na medula ou também no cérebro. Mas, muitas vezes também ocorre fraqueza nos braços.

10 causas mais comuns de dormência nas mãos

10- Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 é uma daquelas vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso sistema nervoso, do nosso cérebro e também para a fabricação dos glóbulos vermelhos e síntese de DNA. A carência pode ser por causa da idade, gastrite autoimune e falta de fator intrínseco, também por aquela pessoa ser vegetariana a longo prazo ou se ela fez cirurgia bariátrica. Outro sintoma de deficiência de vitamina B12, além da dormência das mãos, é a fraqueza, falta de apetite, perda de memória, tonturas e mal estar em geral.

9- Problemas circulatórios

A dormência nas mãos pode ser causada por falta de fluxo sanguíneo. Todo mundo acha que essa é a causa da dormência, mas raramente é o caso. Então, quando que pode ser o caso? Quando a pessoa tem muita placa de gordura, aterosclerose generalizada, e está entupindo uma das artérias. Mas, também em casos de fenômeno de Raynaud, quando os vasos sanguíneos dos dedos das mãos, e às vezes dos pés, ficam pálidos/ roxos, quando expostos ao frio ou ao estresse.

8- Cotovelo de tenista (Epicondilite lateral)

Quando há o uso excessivo dos tendões ao redor do cotovelo, pode ocorrer inflamação, microrupturas, que criam uma queimação na parte externa do cotovelo, e também pode causar dormência na mão.

7- Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune. Então, o seu próprio corpo começa a destruir o próprio corpo, o nosso sistema imunológico confunde as células da bainha de mielina dos neurônios como sendo células invasoras. Assim, ele começa a atacá-las, provocando lesões na bainha de mielina, que seriam como uma fita isolante dos nossos neurônios que passam o estímulo elétrico mais rapidamente. Ela é comumente identificada em pacientes entre 20 e 40 anos, principalmente em mulheres, e afeta o cérebro, os olhos e a medula. Sendo assim, alguns sintomas de esclerose múltipla são: fadiga excessiva, perda de força muscular, perda de memória, parestesias – incluindo as mãos dormentes.

6- Infarto

Normalmente, no ataque cardíaco existe formigamento de todo o braço esquerdo, normalmente junto com a dor no peito. Mas, pode ser uma dor isolada, principalmente no dedo mínimo. Além de normalmente ter outros sintomas, como: falta de ar aos esforços, angina aos esforços. Se você acorda várias noites em seguida com as mãos dormentes, durante meses, dificilmente essa vai ser a sua causa, mas, é sempre bom ficar atento.

5- Remédios

Alguns remédios, como quimioterápicos ou mesmo antidepressivos, são conhecidos por causar formigamento e dormência nas mãos. Alguns deles causam dormência temporária que desaparece após o término de quimioterapia. Mas, outros podem causar dormência permanente.

4- Má postura ao dormir

Você já deve ter dormido em cima do braço e acordado com o braço e mãos dormentes. Braço pesado, você carrega com a outra mão. Normalmente, isso pode acontecer quando você comprimiu um nervo, ou também por falta temporária de fluxo sanguíneo. Se você chacoalhar o braço, mudar de posição, os sintomas vão melhorar.

3- Síndrome da dor miofascial

Essa síndrome tem alguns sintomas semelhantes aos da fribromialgia, especialmente mãos e antebraço dormentes, associados a dor. E o problema não está na mão ou no braço, e sim mais alto, no pescoço e na região dos ombros. Os sintomas geralmente são rigidez e podem estar associados a dores de cabeça frequentes.

2- Neuropatias periféricas

Ao pensarmos em neuropatia periférica, logo pensamos em diabetes, mas também em alcoolismo e metais pesados. Aproximadamente metade das pessoas com diabetes tem alguma forma de lesão nervosa.

1- Neuropatia de compressão

Na neuropatia de compressão, o nervo é comprimido em algum ponto. A síndrome do túnel do carpo é a causa número um de neuropatia de compressão. Mas, não é só o túnel do carpo. É importante que você perceba quais dedos das mãos estão envolvidos. Se essa dormência for do polegar até a metade do quarto dedo, provavelmente é o nervo mediano envolvido, então, provavelmente é túnel do carpo. No entanto, existem outros casos de compressão nervosa. Há a compressão do nervo ulnar, em que você sente no dedo mínimo, e também há a compressão do nervo radial.

Fonte: Formigamento nas mãos

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você