Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Câncer de Pulmão e Tabagismo.

O Câncer é uma doença que assusta a todos nós. O câncer de pulmão é um deles.

Hoje vamos falar do câncer de pulmão. Segundo a OMS, 90% dos casos de câncer de pulmão tem como causa o tabagismo.

É sobre como evitar essa doença que vamos conversar hoje neste artigo.

O que é o Tabagismo?

Tabaco é uma planta que gera produtos com a nicotina como principal elemento. É usado no Brasil e no mundo como forma recreativa e vários são os seus tipos de uso.

Sobretudo, é muito usado na forma de cigarro, mas também pode ser consumido como cachimbo, narguilé ,charuto, rapé e até fumo mascado. É importante entender que todas essas formas levam ao vício, no entanto, a mais comum delas associadas ao tabagismo é o cigarro.

Porém, quaisquer forma de tabaco fumado podem levar ao desenvolvimento de câncer de pulmão. E não apenas de pulmão…

Segundo o IECS, o tabagismo também causa outros tipos de câncer como na bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero; esôfago; na cavidade oral, faringe e outros.

É preciso prevenir o câncer de pulmão.

Sobretudo, a atitude preventiva é sempre a melhor escolha! Você pode e deve cuidar da sua saúde. O seu corpo é a sua maior herança. Quando você compreende que o tabagismo é muito prejudicial para a sua saúde e pode induzir a doenças gravíssimas, começa a dar valor à vida.

Quando a saúde do corpo vai mal, tudo vai mal. Por isso, é necessário optar pelo abandono do tabagismo.

Sabemos que o processo para parar de fumar não é fácil, mas vale a pena! Você consegue! Previna contra o câncer de pulmão!

“Já fumo por muitos anos, o dano já está feito, não adianta parar.”

Ao contrário do imaginário popular, a ciência diz que o risco de câncer por tabaco é cumulativo. Ou seja, quanto maior o tempo de uso, maior o risco. No entanto, caso o uso seja interrompido por você o risco caí.

Por isso, se você deseja parar de fumar, não se prenda a esse tipo de pensamento. Ele é falso!

Como posso parar?

Primeiramente, entenda: você possui um problema de saúde, parar de fumar não é apenas questão de vontade própria.

Sobretudo, é necessário ter um acompanhamento amplo para você ter as ferramentas certas para lidar com o problema. Não tenha medo de procurar ajudar.

A nicotina foi introduzida no seu organismo durante muito tempo. E por tal motivo, é preciso considerar não só a sua força de vontade, mas os aspectos fisiológicos do ato de fumar.

Por isso, a melhor escolha é fazer um acompanhamento com vários profissionais que podem ajudar você a se livrar do vício. Veja quais:

  • Médico: ele irá analisar como está o seu corpo frente ao vício e te ajudar a resolver, se preciso, com medicação, para diminuir os impactos da abstinência.
  • Psicólogo: na grande maioria das vezes o vício foi adquirido devido a problema pessoais mal resolvidos. A terapia lhe ajudará a tratar a raiz do vício
  • Psiquiatra: em alguns casos, há outros distúrbios envolvidos e precisam de acompanhamento psiquiátrico.
  • Coachs: esses profissionais podem lhe ajudar a cumprir metas.

Não desista!

O processo de abandono do vício pode durar longos meses, e você vai precisar de força.

Nos momentos mais difíceis, é possível que você queira desistir…

Por isso, conte com a ajuda das pessoas que amam a sua vida. Escolha passar o tempo ao lado de pessoas que fortalecem a sua vontade de largar o vício.

Se você possui alguma fé religiosa, busque conforto nela. A ajuda espiritual pode ser essencial no cumprimento da sua meta!

Se cair, levante! A vida é um eterno recomeço.

Se você cair, não se preocupe. Não se culpe, acontece com todos nós. Levante e prossiga na sua meta.

Cada queda que você consegue levantar é um passo mais próximo ao seu objetivo. No processo de saída do vício pode ser que ocorra algumas quedas, é comum e precisa ser encarada com racionalidade.

Quando cair, procure entender o que te levou a queda e levante!

Aprenda a ter uma rotina saudável!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você