Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Câncer de próstata: saiba o que fazer

A proliferação desordenada das células de uma determinada área é o que dá origem ao câncer. Isso pode acontecer em qualquer área do corpo. Então, quando as células da próstata começam a crescer e se proliferar, de forma, desordenada, o câncer de próstata se instala. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela é responsável pela produção do líquido que nutre os espermatozoides. Portanto, o câncer de próstata acomete os homens e é o tipo de câncer mais comum entre essa população.

As mulheres têm maior preocupação com a saúde que os homens. Por isso, elas realizam exames e consultas preventivas, e vão mais vezes ao médico. Muitos homens só realizam uma consulta médica após a manifestação de algum sintoma. Mas, algumas doenças só manifestam sintomas quando estão em estágio avançado. Então, não realizar exames preventivos pode ser muito maléfico para a saúde.

Pensando na saúde dos homens, e levando em conta que eles não realizam muitas consultas preventivas e, além disso, sabendo que o câncer de próstata está entre os tipos mais comuns entre eles: foi criado o “novembro azul”. O novembro azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Então, no mês de novembro esse tema tem um destaque especial, sendo difundidas muitas campanhas de conscientização e incentivo à prevenção.

Como prevenir o câncer de próstata?

Não é possível prevenir o câncer de próstata de forma direta. Mas, algumas atitudes podem fazer toda a diferença.

Em primeiro lugar, fortalecer o sistema imunológico e manter hábitos saudáveis é essencial. Como fazer isso?

  • Se alimente bem. Consuma frutas, verduras e alimentos ricos em nutrientes;
  • Faça exercícios físicos. Fortaleça o seu corpo e se mantenha em forma;
  • Abandone o sedentarismo. Tenha um peso dentro dos padrões ideais para você.

Ao fazer isso você estará contribuindo para o bom funcionamento de todo o seu corpo. Dessa forma, estará muito mais preparado para lidar com as possíveis doenças que vierem a acometer seu organismo. E, você sabia que a obesidade é fator de risco para o câncer de próstata? Então, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada são essenciais para a prevenção.

Diagnóstico

O câncer de próstata tem cura. Mas, a cura só é possível se o diagnóstico for precoce. Por isso, mesmo que não haja sintomas, homens acima de 45 anos devem realizar uma consulta com o urologista. Essa doença pode ser diagnosticada a partir do exame de toque retal, ele dura poucos minutos e, se estiver tudo bem, é indolor. Por meio desse exame, é possível avaliar possíveis alterações na glândula. Mas, existem outros métodos de diagnóstico. O exame do antígeno prostático específico (PSA) permite identificar o nível de PSA presente no sangue, à medida que o PSA aumenta, a chance de ter câncer de próstata também aumenta.

Vale salientar que, histórico familiar desse tipo de câncer e cor de pele negra, são fatores de risco para desenvolver essa doença. Sendo assim, se você tem algum familiar que já desenvolveu esse tipo de câncer e/ou se você é negro, foque atento. Além disso, fumar está intimamente relacionado à morte por esse tipo de câncer.

Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata depende da especificidade de cada caso. Homens em estágios iniciais da doença podem não precisar de tratamento. Além disso, alguns podem nunca precisar de tratamento. Mas, é preciso se manter atento e vigilante. Ou seja, devem ser realizados exames periódicos, para acompanhar o desenvolvimento da doença. No entanto, em estágios mais avançados da doença podem ser utilizados outros meio de tratamento, como:

  • Cirurgia para remover a próstata;
  • Terapia de Radiação;
  • Criocirurgia;
  • Quimioterapia;
  • Terapia Hormonal.

Para escolher o tratamento que melhor se adequa ao seu caso, é necessário conversar com o seu médico. Pois, alguns métodos de tratamento têm algumas consequências, como a disfunção erétil, no caso da criocirurgia. Por isso, converse com seu médico, avalie suas condições e escolha o tratamento que melhor se adequa à sua realidade.

Com a facilidade de acesso à informação e com o desenvolvimento da ciência médica, muitas mortes por câncer têm sido evitadas. Campanhas, como o novembro azul, são essenciais para chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção. Então, faça você também a sua parte. Converse com seu pai, tios, irmãos ou primos, sobre a necessidade de tomar medidas preventivas e realizar exames diagnósticos para essa doença. Dessa forma, você estará contribuindo para a diminuição de mortes por esse tipo de câncer, que é responsável pela morte de uma quantidade significativa de homens em todo o mundo.

Não deixe de ir ao médico. Cuide da sua saúde. Viva com saúde total!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você