Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Câncer de próstata: como fazer prevenção ?quais são os sintomas?

Nesse artigo você vai entender a importância da prevenção do câncer de próstata, quais os sintomas e como se preparar.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença que inicialmente pode ser assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, é uma doença silenciosa. É uma doença grave, por se tratar de um câncer.

No entanto, mesmo sendo uma doença grave, 90% dos casos possuem cura quando o diagnóstico é realizado de forma precoce.

É por isso que o toque preventivo anual é tão crucial, ele ajuda a detectar o câncer de próstata precocemente e por isso, pode salvar vidas! Quando o homem tem o hábito de anualmente visitar os médicos eles avaliam diferentes aspectos da doença, possibilitando uma prevenção adequada.

Sobretudo, o câncer de próstata é uma “doença do envelhecimento”, ou seja, quanto mais os homens envelhecem maiores as chances de se desenvolver câncer de próstata.

Mas são todos os homens? Não! A Genética pode ser um fator de risco, ou seja se seu pai, irmão ou tio tiveram câncer de próstata, aumenta o risco de que você também desenvolva.

Quais são os sintomas de câncer de próstata?

  • Dificuldade em começar a urinar.
  • Fluxo de urina fraco ou interrompido.
  • Micção frequente, especialmente à noite.
  • Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.
  • Dor ou ardor ao urinar.
  • Sangue na urina ou sêmen.
  • Dor nas costas, quadris ou pélvis que não desaparece.
  • Ejaculação dolorosa.

Como fazer prevenção do câncer de próstata?

Aumenta-se o risco da doença com o aumenta da idade e histórico familiar. Anteriormente, falei sobre a importância do exame anual de toque para prevenção. No entanto, além dele há também outras medidas.

Uma delas é a adoção de uma vida mais saudável! Que é um item de prevenção para todos os tipos de câncer. O uso de dietas e estilos de vida saudáveis, seja com alimentação, seja com atividade física ou ambos é sempre uma prevenção, não só para o câncer.

Quer aprender mais sobre como adotar um estilo de vida saudável? Leia aqui.

No entanto, o ponto mais importante é a visita ao médico urologista anualmente após os 45 anos. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é o fator mais importante para tratar e aumentar as chances de vida.

Exame de prevenção para câncer de próstata

Nesse sentido, você já deve ter compreendido como o exame preventivo é importante. Agora vamos compreender um pouco dele:

Primeiramente, o seu médico usará o exame retal digital como forma de diagnosticar e verificar a sua próstata, ela é um órgão interno – por isso não é possível o diagnostico sem esse procedimento.

Todo o cuidado e respeito é realizado nesse exame, que apesar de aparentemente desconfortável, é um exame de saúde como qualquer outro. E é realizado de forma adequada.

Basicamente, o seu médico irá sentir a próstata em busca de qualquer lesão anormal. O teste é rápido e leva apenas alguns minutos.

É importante que você saiba que esse exame não é doloroso. E não serve apenas para o câncer de próstata, mas pode detectar outros problemas em potencial.

Importância da conscientização para o exame de prevenção

O exame de prevenção de câncer de próstata é muito importante. Apesar disso, a grande maioria do público masculino evitam procurar um médico por medo do exame de toque.

Em nossa cultura, os homens geralmente não têm o hábito de manter cuidados preventivos, isso faz com que não apenas para o câncer de próstata, mas para tantos outros problemas, dificilmente consegue-se fazer uma descoberta antecipada. E isso diminui a qualidade de vida dos homens.

Contudo, o preconceito e medo do exame de toque reforça a importância da conscientização para prevenção. Já que sabemos que quando diagnosticado em seus estágios iniciais, a doença recebe um tratamento mais eficaz e possui maiores chances de cura.

Por isso, se você é homem e possui mais de 45 anos, é hora de rever os seus conceitos e optar pela sua saúde. Procure anualmente um médico para se prevenir do câncer de próstata. Isso é ainda mais importante se você possui algum histórico familiar da doença.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você