Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Câncer de boca e tabaco e álcool.

Ontem, dia 29 de agosto, é instituído pelo governo federal o dia de combate ao Fumo. Nesse artigo vamos falar sobre um dos problemas causados pelo uso de tabaco: o Câncer de boca.

Primeiramente, não somente o tabaco, mas também o álcool causam câncer de boca. Logo, se você bebe álcool ou fuma, isso aumenta o risco de câncer de boca. É mais importante dizer que se você faz uso dos dois, o risco é ainda maior.

Qual a influência do tabaco e alcool no câncer de boca?

Acima de tudo, o tabaco contém mais de 70 agentes cancerígenos. Quando você usa tabaco na forma de cigarro (principalmente) acontece diversos tipos de agressão aos tecidos da sua boca (sobretudo a mucosa). Uma dessas agressões é a térmica.

A agressão térmica induz a inflamação, mas como o uso é recorrente, essa inflamação tende a ser crônica. Nesse sentido, inflamações crônicas favorecem o surgimento de lesões pré-cancerígenas.

Com o uso do cigarro ao mesmo tempo que o álcool esse risco é ainda maior, você sabia? Ou seja, o alcool dissolve os agentes químicos do cigarro e aumenta ainda mais a sua concentração na boca, facilitando a absorção desses componentes pela mucosa da boca.

Ao passo que há uso do tabaco e álcool aumenta muito o risco de desenvolver câncer de boca.

Sou tabagista e consumo álcool, e agora?

Se você faz uso de tabaco e álcool, já está consciente do risco de desenvolver câncer de boca. Nesse caso, o recomendado é que você faça acompanhamento com um dentista frequentemente, para avaliar se não há nenhuma lesão inicial em sua boca que possa ser “sinal de alerta”

A melhor escolha é o abandono do uso dos dois elementos. No entanto, mesmo após o abandono do uso é necessário consultar frequentemente o seu dentista, pois, principalmente para pessoas que fumam há muitos anos, o efeito é cumulativo.

Por isso, marque uma consulta com o seu dentista e avalie a sua boca. Quanto mais cedo uma lesão em boca for descoberta, maior a chance de um tratamento de sucesso.

Quando me preocupar com uma lesão em boca?

Quando uma lesão for detectada por você em sua boca e a mesma não “sumir” em três semanas, é necessário procurar imediatamente um dentista.

Vale ressaltar que algumas lesões são comuns em boca, como aftas ou até mesmo pequenas feridas causadas por trauma mecânico ou até mesmo da mastigação. No entanto, a cicatrização de feridas comuns ocorrem em até três semanas.

No caso de lesões que podem ser sinal de alerta essa cicatrização não ocorre.

Quais sinais e sintomas do câncer de boca?

Antes de tudo, vale a pena reafirmar que qualquer uma dos tipos de lesão citados abaixo não necessariamente é um câncer, no entanto, a vista de algumas dessas lesões que você percebe não cicatrizar após três semanas, o seu dentista deverá ser consultado.

No entanto, acalme-se! Se perceber alguma lesão dessa, apenas vá ao dentista, não se desespere.

  • manchas vermelhas ou brancas na mucosa da boca há mais de três semanas.
  • caroços ou nódulos na boca presente por muito tempo
  • feridas que não se cicatrizam

Como é o diagnóstico?

Antes de tudo, o diagnóstico precoce pode aumentar a chance de melhora de 50% para 90%.

Caso você reconheça alguma lesão em boca persistente há mais de três semanas, deverá procurar o seu dentista de confiança para fazer uma avaliação.

Diante da avaliação, se o seu dentista considerar a possibilidade, ele fará uma biopsia do local suspeito. Para cada tipo de lesão é recomendado um tipo de biopsia.

A biópsia consiste em uma pequena amostra colhidas que será examinada ao microscópio por um patologista.

O patologista então envia um relatório ao dentista ou médico com a finalidade diagnóstica.

A prevenção é o melhor caminho.

Prevenir um câncer de boca é a melhor escolha! O Câncer de boca pode ser letal e possui um tratamento bastante difícil.

Para prevenir esse tipo de doença é necessário o abandono do uso de tabaco e álcool. Para isso, você poderá contar com a ajuda de médicos, psicólogos e também a sua família.

Abandonar o uso pode ser uma dificuldade grande inicialmente, no entanto, a longo prazo é a sua melhor saída.

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você