Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Automedicação e uso irracional de medicamentos

Quem nunca recorreu a um remédio para aliviar aquela dor de cabeça? E quando acordamos à noite com o corpo febril, não procuramos por um medicamento que alivie esse sintoma? Então, isso é algo tão frequente e corriqueiro que acreditamos ser também inofensivo. Ir à farmácia adquirir um medicamento é muito mais prático que perder tempo marcando uma consulta, ou ter que perder um dia de trabalho para ir a um posto de saúde e/ou centro médico. Mas será que, dessa forma, você está contribuindo para o seu bem-estar? Bom, a esse ato de se medicar por conta própria, sem prescrição médica, damos o nome de automedicação. Esse ato traz inúmeras consequências negativas para a saúde, vamos conhecer que a automedicação e o uso irracional de medicamentos podem causar?

Eu sei que parece exagero tratar desse assunto dessa forma, mas, como eu disse, por ser algo tão corriqueiro não conseguimos ver a gravidade. Por isso, prossiga na leitura desse artigo e entenda melhor como a automedicação e o uso irracional de medicamentos podem ser maléficos para a sua saúde.

Resistência a antimicrobianos

Provavelmente você já adquiriu algum tipo de infecção bacteriana em algum momento da vida. Para resolver esse problema, geralmente, recorremos ao auxílio médico e nos é prescrito um antibiótico. Em seguida, somos orientados a fazer uso desse medicamento por um período determinado – 7 dias, normalmente. Mas, pode ocorrer de o medicamento começar a fazer efeito nos primeiros dias de uso. Com isso, muitas pessoas param de tomar o medicamento, por acharem não ser mais necessário.

Mas qual é o problema? Os sintomas não sumiram? Não conseguimos resolver o problema? Na verdade, não! O que aconteceu foi que as bactérias mais sensíveis ao antimicrobiano foram eliminadas inicialmente. Porém, existem ainda as bactérias mais resistentes, que precisam de uma dose maior do medicamento para morrerem. Ao abandonar a terapia medicamentosa no início, você contribui para que essas bactérias mais resistentes sobrevivam e se proliferem. Portanto, para eliminar essas bactérias posteriormente, pode ser necessária a utilização de um antimicrobiano ainda mais potente. Contudo, se esse problema persistir, patógenos muito mais perigosos podem surgir, devido às mutações, e a saúde pode ficar cada vez mais comprometida.

Uso de antibióticos sem prescrição médica

Por outro lado, existe ainda o uso de antibióticos sem prescrição médica. E você deve estar se perguntando: como? Afinal, isso é ilegal no Brasil, não é mesmo? Bom, existem várias formas disso acontecer. Algumas pessoas usam o restante do medicamento que sobrou de outra vez, ou pegam com algum conhecido, enfim. O problema é que isso é ainda pior que fazer o uso irracional do medicamento quando prescrito. Sabe por quê?

Cada tipo de patologia necessita de um tipo específico de terapia medicamentosa. Por isso, ao utilizar um medicamento sem prescrição, você pode estar contribuindo para a criação de bactérias super resistentes. Pois, o agente infecioso que está acometendo o seu organismo pode necessitar de um medicamento mais, ou menos, potente do que aquele que você tem. Dessa forma, a automedicação e o uso irracional de medicamentos pode levar à mutação bacteriana.

Demais problemas

A automedicação e o uso irracional de medicamentos podem ainda provocar outros problemas. A saber:

  • Intoxicação: as doses corretas de um medicamento podem estar descritas na bula, mas o correto é utilizar sob orientação profissional. Afinal, cada organismo tem suas peculiaridades, e a ingestão de dose inadequada pode levar à intoxicação.
  • Dependência: alguns medicamentos podem causar a dependência quando ingeridos em altas doses e/ou por tempo muito prolongado.
  • Interação medicamentosa: alguns medicamentos não podem ser usados concomitantemente, pois, possuem o mesmo mecanismo de ação, podendo potencializar ou anular o efeito. Além disso, algumas pessoas necessitam de remédios de uso contínuo, por terem doenças crônicas, para elas é ainda mais alta e perigosa a chance de haver interação medicamentosa.
  • Reação alérgica: como dito anteriormente, cada organismo tem suas peculiaridades. Por isso, algumas pessoas são alérgicas a determinadas substância, logo, por não saberem disso, ao se automedicarem podem ser alvo de reações alérgicas.

Existem alguns analgésicos que as pessoas têm em casa que, inclusive, elas utilizam por terem sido instruídas pelo médico em algum momento da vida. Esses remédios não devem ser vistos como tão perigosos assim. Por isso, não saia por aí achando que para qualquer dorzinha você deve procurar uma maneira de ir ao médico. Contudo, tenha o discernimento para compreender que também não é válido sair ingerido medicamentos de forma irracional.

Para solucionar problemas como o das bactérias super resistentes, é preciso que cada um faça a sua parte. Seja deixando de consumir medicamentos sem a orientação adequada, seja conscientizando as pessoas a não o fazerem também. Dessa forma, as pessoas viverão mais saudáveis. Tenha cuidado com a automedicação. Utilize os medicamentos de maneira racional. Viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você