Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Atividade física para gestante: Descubra se uma gestante pode praticar atividade física

Você está grávida? Faz atividade física?

Para começar, existe um mito muito grande que circula entre as mulheres: grávida não pode fazer exercício físico!

Na medicina já existe muita evidência, ou seja, já é comprovado por diversos estudos que atividade física só agrega benefícios para a gestante.

Estou grávida: posso fazer atividade física no primeiro trimestre?

Primeiramente, já respondendo a sua pergunta: SIM!

Você que está grávida poderá fazer atividade física no primeiro trimestre. Os benefícios da prática física para a gestante nesse período é muito maior que o risco.

Salvo alguns casos em específicos, é claro. Por isso, caso o seu médico não tenha recomendado ficar longe da atividade física, você poderá sim exercitar-se.

Quais tipos de casos são esses? Ameaças de parto prematuro, perda de líquido precocemente, mulheres com colo curto, sangramentos inexplicados, placenta prévia, e outros.

Sedentarismo e gravidez

Sobretudo, para mulheres sedentárias na gravidez há riscos, veja:

  • Ganho de peso
  • Diabetes gestacional
  • Hipertensão
  • Bebê crescer muito e ter complicações no parto

Recomendação para atividade física para grávida:

  • O ideal, de acordo com os estudos atuais, é que a gestante possa acumular no mínimo 150 minutos de atividade física por semana. A indicação é que essa distribuição seja realizada em três dias na semana
  • Em segundo lugar, não é adequado para a grávida atividade física de impacto, como: salto. Também não é recomendado exercícios de alta intesidade devido ao risco de hipoglicemia.
  • Por fim, se você está grávida e quer começar a se exercitar, é indicado para você: exercícios aeróbicos ( caminhadas, bicicleta ergométrica, etc) e exercícios de ganho de massa muscular, como musculação.

Benefícios de fazer atividade física quando grávida

O exercício regular durante a gravidez beneficia você e seu feto das seguintes maneiras:

  • Reduz a dor nas costas
  • Facilita a constipação
  • Pode diminuir o risco de diabetes gestacional, parto cesáreo e pré-eclâmpsia.
  • Promove ganho de peso saudável durante a gravidez
  • Melhora seu condicionamento físico geral e fortalece seu coração e vasos sanguíneos
  • Ajudará você a perder o peso do bebê depois que ele nascer

Qual tipo de atividade física eu posso começar grávida?

  • Em primeiro lugar, a caminhada — A caminhada rápida proporciona um treino corporal total e é fácil para as articulações e os músculos.
  • Em segundo lugar, a natação e exercícios na água – os exercícios na água usam muitos dos músculos do corpo. A água suporta o seu peso, evitando lesões e tensão muscular.
  • Além disso, a bicicleta ergométrica é muito boa pra a sua gravidez, pois como a o equilíbrio fica mais complexo com a barriga, a ergométrica evita quedas. Andar de bicicleta em uma bicicleta ergométrica é uma escolha melhor.
  • Por fim, a Ioga modificada e Pilates modificados – a ioga reduz o estresse, melhora a flexibilidade e estimula o alongamento e a respiração concentrada. Existem aulas de ioga e Pilates pré-natal destinadas a mulheres grávidas. Essas aulas geralmente ensinam posturas modificadas que acomodam as mudanças de equilíbrio de uma mulher grávida. Além disso, você também deve evitar posturas que exijam que você fique quieto ou deite-se de costas por longos períodos.

Comece a sua atividade física!

Primeiramente, já é observado que muitas mulheres tendem a adotar hábitos saudáveis nessa fase, devido a preocupação com a nova vida que cresce dentro de você. Por isso, aproveite essa onda de coisas boas e acrescente mais um ótimo hábito!

Em segundo lugar, você poderá começar acompanhada de alguém da sua família ou uma amiga. Poderá também contar com a ajuda de algum profissional educador físico, para te dar mais segurança, caso fique com medo de fazer os exercícios.

Além disso, você poderá consultar sempre o seu médico quando tiver dúvidas. Resumindo: você não está sozinha nessa!

Por fim, não há motivos para não fazer! Por isso, comece ainda hoje! Vá a sua academia e retorne! Ou ainda: se matricule pela primeira vez!

Você merece! Seu bebe também merece! A sua saúde pode melhorar muito com a atividade física! Valerá a pena! Comece ainda hoje! Além disso, o seu bebê também crescerá mais forte e saudável! Confie! Valerá a pena!

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

REFERÊNCIAS: https://www.youtube.com/watch?v=Hxf-xcSlmlU

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você