Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Atividade física no combate a osteoporose

Você sabe o que é osteoporose? A osteoporose é uma doença caracterizada pela fragilidade dos ossos, isso acontece devido a diminuição da massa óssea. Os ossos frágeis se tornam susceptíveis a um risco muito maior de fraturas. Para evitar ou combater a osteoporose, é importante manter alguns cuidados, dentre eles destacamos a prática de atividades físicas. Saiba como a atividade física ajuda a combater a osteoporose.

Jovem também tem osteoporose?

Você já deve ter ouvido por aí que osteoporose só se manifesta em pessoas idosas, não é mesmo? Pois não se engane. Embora grande parte dos acometidos por essa doença sejam mulheres com mais de 45 anos, há casos que fogem dessa regra. Além disso, o cuidado para evitar este diagnóstico precisa ser feito independente da idade.

E qual a forma de prevenção?

Prevenir uma doença é sempre melhor do que ter que tratá-la de forma tardia. Quando falamos de osteoporose, logo imaginamos a necessidade de fortalecimento dos ossos. Bons hábitos alimentares e uma vida saudável são sempre recomendados, independente da situação. Neste sentido, para prevenção da osteoporose o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D se torna fundamental. Uma boa dica para absorção de vitamina D é se expor ao sol. Mas lembre-se: nada de ficar exposto ao sol do meio dia. Faça nos horários recomendados. Não fumar e evitar o excesso de café e bebidas alcoólicas também entram nessa lista. Além disso, é muito importante manter a prática de exercícios físicos.

Como o exercício vai me ajudar?

A atividade física é uma das formas mais eficazes de prevenção e combate à osteoporose, sabe por quê? A osteoporose é causada pela perda da massa óssea, e um dos fatores que mais contribui para essa perda é o sedentarismo. É também por meio de exercícios que os músculos e articulações vão se fortalecendo, causando assim uma melhora considerável também na densidade óssea. Assim também os músculos se tornam uma camada de proteção mais resistente, fazendo com que os atritos não atinjam ou cheguem de forma mais leve na camada óssea.

 

E qual exercício devo fazer?

Vamos combinar:  nem todo tipo de atividade física nos agrada! É por isso que, quando se trata de prevenção, a escolha de qual exercício você vai fazer precisa ser individual e de acordo com suas preferências. Assim, o ideal é analisar dentre os exercícios que mais colaboram nesse processo qual você mais se identifica. E por isso, fica a dica: Exercícios como aeróbico tendem a ser mais eficazes, afinal trabalham a agilidade, formação cardiovascular e principalmente o estímulo para formação óssea.

Outro tipo de exercício fundamental é o chamado exercício resistido, ele consiste em um treinamento contra resistência, baseado no uso de peso que tem como resultado o aumento de força e de flexibilidade. Mas fique atento: quando se trata de  controle da osteoporose em casos mais avançados, nada de ficar escolhendo qual exercício fazer! Quando há um diagnóstico, junto a ele é prescrito o tratamento que na maioria das vezes consiste em medicação e atividade física pré determinada e com acompanhamento profissional.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você